sábado, 31 de janeiro de 2015

STR10

Em Indianapolis, durante as 500 Milhas, os novatos são identificados com três faixas amarelas na asa traseira dos seus carros, num claro aviso aos pilotos experientes que ali está um piloto não muito familiarizado com o carro e a velocidade do evento. O carro da Toro Rosso bem que poderia ter algo avisando que nos seus carros, estão dois dos pilotos mais jovens a estrear na história da F1.

A chegada de Max Verstappen e Carlos Sainz Jr provocou a grita dos puritanos da F1, que pregam que os carros atuais da F1 estariam fáceis demais para se guiar, a ponto de um menino de 17 anos e outro adolescente de 20, podem facilmente andar no pelotão da F1. Por outro lado, principalmente no caso do holandês, o que se fala é que a Red Bull, conhecida por trazer Vettel e Ricciardo para a F1 através do seu renomado programa de jovens pilotos, sabe muito bem o que está fazendo e que ambos estão mais do que capacitados para estrearem na F1 em 2015. Max Verstappen, filho de Jos 'The Boss', é uma das mais esperadas estreias da F1 nos últimos anos. Sempre que se referem ao rapaz desde o kart, fala-se muito no adjetivo 'fenômeno' e mesmo com apenas 17 anos e um ano de monoposto, todos esperam ver do que é capaz Max Verstappen, mesmo sabendo que seu pai não obteve sucesso na F1 justamente por ter estreado na F1, vinte anos atrás, talvez cedo demais. Carlos Sainz Jr, até o momento, é mais conhecido por ser filho da lenda do WRC Carlos Sainz e mesmo mais experiente e laureado (campeão da F-Renault 2.0 e 3.5), o espanhol é bem menos falado do que Max, além do fato de só ter conseguido essa vaga na Toro Rosso devido a ida de Vettel para a Ferrari e o efeito dominó após essa decisão.

Sainz Jr reclamou tanto, que acabou conseguindo estrear na F1, mas se não conseguir bater o adolescente (para não dizer 'pura mijo', como se diz por aqui) Max Verstappen, o espanhol estará bem encrencado. Feito unicamente para ser uma espécie de celeiro para a matriz, a Toro Rosso espera apenas dar condições para que os dois pilotos mostrem seu talento e, quem sabe, consigam repetir os feitos de Vettel, Ricciardo e Kvyat. Porém, todos os olhos estarão em cima de Max Verstappen. Tanto os que criticam sua falta de experiência, como os que vêem nele num fenômeno em potencial.

Um comentário: