segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Que pena!

O automobilismo teve um 2014 difícil, com várias mortes de personagens conhecidos no meio, além do grave acidente de Jules Bianchi. Infelizmente, o primeiro post de 2015 é sobre a primeira grande perda do automobilismo mundial logo no comecinho do ano.

Morreu hoje Jean Pierre Beltoise, um dos pilotos mais carismáticos do começo dos anos 70. O francês conseguiu muito sucesso no motociclismo francês, mas como era comum na década de 60, ele se mudou para o automobilismo e protagonizou uma das histórias mais pitorescas e corajosas do esporte a motor. Em 1964 Beltoise sofreu um gravíssimo acidente durante as 12 Horas de Reims e por muito pouco o francês não perdeu seu braço esquerdo. Enquanto se recuperava no hospital, Beltoise foi informado pelos médicos que teriam que fazer uma delicada cirurgia no cotovelo esquerdo dele e que o mesmo ficaria numa mesma posição para sempre. Sem pestanejar, Beltoise pegou alguns travesseiros, como se estivesse simulando um banco de carro de corrida e após ver qual seria a melhor posição para pilotar, o francês disse: a posição que eu quero é essa, para poder voltar a correr.

E contra todas as expectativas, Jean Pierre Beltoise voltou a correr, sendo campeão de F3 e F2, sempre com o apoio da Matra e foi através da montadora francesa que o já experiente piloto entrou na F1, mas sem repetir o mesmo sucesso. No célebre Grande Prêmio de Mônaco de 1972, Beltoise dominou a prova debaixo de muita chuva para conseguir sua única vitória na F1. Casado com Jacqueline Cevert, Beltoise teve a triste missão de ligar para a família na França para avisar da morte de François no final de 1973.  

Jean Pierre Beltoise fez algumas provas de endurance após sua passagem na F1 até se aposentar e ver seus dois filhos, Anthony e Julien se tornarem pilotos, mas com destaque apenas nas categorias de turismo na França. Passando o Réveillon com a família em Senegal, Jean Pierre Beltoise acabou acometido de dois AVC's e não resistiu, morrendo aos 77 anos de idade. E 2015 não começa nada bem para o automobilismo mundial... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário