quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Quando não é o melhor, é o pior e vice-versa

Essa semana foi marcada no futebol pela escolha de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do mundo em 2014, mas a grande polêmica foi a indicação da dupla de zaga David Luiz-Thiago Silva como a melhor do mundo pela FIFA. Thiago ainda poderia estar sendo cotado, mas o David Luiz é uma brincadeira de mau gosto para um jogador atabalhoado, mas que tem nas mídias sociais sua melhor arma. Melhor até que do que faz dentro de campo.

Mas o que tem isso a ver com o automobilismo. Vamos chegar lá. A reação pela escolha dos dois brasileiros, principalmente David Luiz, foi gigante no mundo do futebol. Estimo em 90% ou mais de pessoas criticando a indicação do cabeludo defensor do PSG, que fez uma partida bisonha no histórico 7x1 no Mineirão na Copa do Mundo que passou. Porém, houve exageros dos poucos defensores de David Luiz e os que o massacraram nas redes sociais. Os que defendem, dizem que os críticos tem inveja do David Luiz e que ele merecia o prêmio ganho pela FIFA nessa segunda feira. Já os críticos o vêem como um produto de mídia, que não joga nada, é um indisciplinado taticamente, e por aí vai. Particularmente, se David Luiz viesse pro Ceará (algo beirando o impossível), a chance deu morrer de infarto é enorme, vide o destempero do zagueiro na forma como é afobado em dar botes e abandona a defesa de forma desesperada. Mas David Luiz não é um mau jogador. Vi no Castelão um jogador que sabe sair jogando, sabe bater bem na bola e tem boa presença física. Ou seja, não é um desgraça completa, mas está longe, muito longe, de ser o zagueiro dos meus sonhos. Porém, para defensores e críticos, não há meio termo. Ou David Luiz é o melhor zagueiro do mundo e merece o prêmio da FIFA, ou é um pereba sem tamanho, fruto da Globo e etc.

E aí onde entra o automobilismo, a F1 mais especificamente, e as famosas e polêmicas escolhas/listas que aparecem de vez em quando por aí. Para quem torce para o Ayrton Senna, se aparecer uma lista onde o falecido piloto não apareça como número 1, a grita é enorme. "É um absurdo! Não entendem de nada! O Senna fazia a alegria das minhas manhãs de domingo!" E se quem superou Senna se chamar Michael Schumacher então, a gritaria se transforma em histeria! 

Vi um jornalista argentino dizer certa vez que o brasileiro não gosta de esporte, mas gosta de ganhar e essas reações nas redes sociais é o grande exemplo disso. Colocar Senna ao lado de grandes pilotos da história da F1 como Fangio, Stewart, Clark, Lauda, Piquet, Prost e Schumacher não basta. Ele tem que ser o melhor. Piquet? Não! É o Senna. Mesmo que Piquet tenha o mesmo número de títulos de que Ayrton... Aqui no Brasil é o famoso tudo ou nada. Ou se é o melhor ou não é nada. Rubens Barrichello e Felipe Massa sofreram (e ainda sofrem) muito com isso. Eles foram grandes pilotos, mas não os melhores. Venceram corridas, brigaram pelo título (no caso de Massa), mas como não foram os melhores de suas respectivas gerações, são nadas. Como Senna foi o melhor (apesar de muita gente colocar algumas controvérsias nisso...), tudo para ele e nada menos do que o melhor de todos os tempos serve para Senna.

Com isso, não valorizamos corretamente Rubens Barrichello e Felipe Massa, além de outros que possam surgir nos próximos anos. Eles foram bons, mas por não serem os melhores, são considerados os piores. A mesma coisa acontece com David Luiz. Posso me lembrar de cinco ou mais zagueiros melhores do que ele na atualidade, mas como ele não é o melhor, se tornou o pior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário