A F1 pensou em voltar com reabastecimento para os próximos anos, mas a experiência prévia fez com que as equipes desistissem da ideia. Por enquanto. A F1 nunca conseguiu ter corridas com estratégias dinâmicas como acontece na Indy, onde uma bandeira amarela na hora certa e estar nos boxes na momento correto, pode fazer toda a diferença para você ganhar ou perder uma corrida.
Josef Newgarden passou boa parte da prova no pelotão intermediário após largar em 11º, atrás até mesmo do seu companheiro de equipe, o italiano Luca Filippi. Ao contrário do imaginado, a pista molhada não trouxe uma sucessão de bandeiras amarelas no começo da corrida, mas quando ela veio por causa de um incidente com James Jakes, a cara da prova em Toronto mudou radicalmente. Até o momento, a corrida era dominada (oh novidade!) pela Penske, com Will Power e Simon Pagenaud brigando pela ponta até mesmo de forma agressiva. O australiano estava claramente com um acerto para pista molhada, pois quando teve pneus para pista molhada, dominou a prova, mas quando, ainda na décima volta, os pilotos colocaram pneus slicks, Power perdeu rendimento e foi atacado por Pagenaud. Quando o pano amarelo foi acenado em toda a pista, Newgarden e Carlos Muñoz estavam fazendo a suas respectivas segunda parada. E se colocaram na briga pela vitória.
Fazendo uma corrida discreta, Helio Castroneves arriscou e ficou na pista. Havia previsão de chuva e o céu carrancudo de Toronto podia trazer chuva a qualquer momento. Porém, a chuva não veio, mas com pista livre, Castroneves acelerou o que pôde e ganhou bastante tempo para o pelotão intermediário. Não houve muitas bandeiras amarelas até o final da prova, que por isso foi até rápida. Newgarden manteve um ritmo forte e quando fez sua segunda parada, estava em primeiro, sendo escoltado por Filippi, seu companheiro de equipe da CFH. Atrás deles, após fazer sua última parada faltando poucas voltas, vinha Helio Catroneves, pressionado por Power, que ganhou desempenho na parte final da prova. Muñoz teve problemas mecânicos e não pôde acompanhar Newgarden, com que compartilhava a mesma estratégia. Os quatro correram juntos nas últimas voltas, mas não houve ataque e Newgarden venceu pela segunda vez na temporada.
Numa corrida onde a sorte imperou, os três primeiros conseguiram essas posições devido à isso, com Power sendo o primeiro dos pilotos mais rápidos antes da bandeira amarela. Numa das tentativas de ultrapassar seu companheiro de equipe, Pagenaud acabou errando e perdendo várias posições, terminando fora do top-10. Bourdais chegou a ultrapassar Power nessa confusão, mas quando a força das equipes podia fazer diferença, nos pit-stops, a Penske devolveu a posição para Power, fazendo com que Bourdais ficasse atrás do australiano, mas com uma bela prova. Seguindo estratégia similar à de Castroneves, Tony Kanaan foi o melhor da Ganassi, em sexto.
No campeonato, Juan Pablo Montoya terminou em sétimo, mas vide o colombiano ter tido uma corrida complicada, onde até passou reto no fim da reta oposta, até que os pontos conquistados por Montoya foram de muita valia, pois mesmo tendo ficado atrás de Power, ele segurou Dixon atrás de si. Com suas surpresas ao longo do campeonato, onde a sorte sorri para alguns pilotos e outros não, a Indy vai chegando a sua parte decisiva, com três provas em ovais seguida. Quem se dar bem nesse período, estará com uma mão na taça.
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