sábado, 20 de junho de 2015

Mesmo errando...

O circuito de Red Bull Ring, mesmo de desenho relativamente simples, vem fazendo com que os pilotos da F1 cometam vários erros ao longo dos treinos. Hoje no Q3, Hamilton e Rosberg estavam em suas últimas voltas voadoras para tentar ser o pole amanhã, mas nenhum dos dois pilotos da Mercedes conseguiram, sequer, completar essa volta. Lewis errou ainda na curva um, enquanto Rosberg, já sabendo do erro de Hamilton e vindo na última curva com melhores parciais, acabou passando reto e estragando uma ótima chance de quebrar a sequencia de poles do seu companheiro de equipe. Como Hamilton era o mais veloz até então, o inglês conquistou sua 45º pole na carreira, se igualando à Vettel como o terceiro no ranking histórico da F1.

Porém, a classificação em Zeltweg não foi nada comum. Uma tempestade no final do terceiro treino livre deixou a pista úmida no começo do Q1, fazendo essa sessão a mais animado do ano até agora. Com os pilotos explorando os pneus intermediários, para depois ir para os slicks, as surpresas apareceram. Kimi Raikkonen vinha até andando na balada de Vettel nos treinos livres, mas no Q1 o finlandês da Ferrari acabou em 18º, frustrando outra tentativa de Kimi mostrar serviço aos italianos e renovar seu contrato. Quem está de olho na vaga de Raikkonen em 2016 curtiu! Outra surpresa foi ver Sergio Pérez, usuário do motor Mercedes numa pista rápida, ficando pelo caminho. Correndo em casa e um dia depois de mais um chororô, desta vez de seu presidente, a trupe da Red Bull teve destinos diferentes, com Ricciardo e Sainz ficando pelo Q2, enquanto Verstappen e Kvyat avançaram ao Q3, mesmo que na bacia das almas. Ricciardo já não mostra seu sorriso como no ano passado e após ser a sensação no ano passado, o australiano se vê em meio a um enorme crise da sua equipe, que ao invés de trabalhar para sair dela, fica o tempo todo reclamando.

Na briga lá na frente, mesmo com Vettel liderando dois treinos livres, a Mercedes dava indícios de outro domínio e assim foi feito, mesmo com Hamilton e Rosberg errando em suas voltas rápidas finais. Nico se mostrou mais rápido nos treinos livres na briga interna da Mercedes, mas na hora H, Lewis não tomou conhecimento da precisão do seu companheiro de equipe e abocanhou mais uma pole. Vettel parecia ter chances de se meter na briga dos prateados, mas acabou na conhecida terceira posição, mas não restam dúvidas que na Áustria, a Ferrari parece mais próxima da Mercedes do que em outras praças. A Williams veio logo atrás, com o motivado Nico Hulkenberg conseguindo o feito de separar os dois carros de Claire Williams com seu Force India. Após seu desempenho em Le Mans e com Raikkonen em crise na Ferrari, Hulkenberg pode ter finalmente sua chance numa equipe grande... Felipe Nasr continua sua ótima temporada de estreia e após um momento de baixa em Montreal, voltou a derrotar com boa vantagem seu companheiro de equipe e avançar ao Q3 com seu humilde Sauber. 

Os erros de Hamilton e Rosberg no Q3 pode indicar uma corrida mais animada amanhã, pois o Red Bull Ring parece não perdoar muitos os erros. Vettel ainda não cometeu um grande erro e pode estar na espreita, justamente esperando um vacilo dos carros da frente, enquanto o tempo instável na Áustria poderá contribuir para outra boa corrida por aquelas bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário