sábado, 6 de junho de 2015

Luta particular

Desde a chegada do novo formato de classificação, com o objetivo de sempre termos ação na pista em uma hora de sessão, problemas de favoritos durante o Q1 ou Q2, que definem as posições intermediárias, normalmente significa emoção para a corrida, pois nos traz corridas de recuperação à vista. Hoje em Montreal, dois pilotos que normalmente estariam no Q3 ficaram pelo caminho, devido à problemas técnicos, ainda no Q1. Vettel e Massa terão um dia cheio amanhã, pois saindo das últimas posições, correrão contra o tempo para chegar às primeiras posições. No caso do alemão da Ferrari, deixa a briga pela vitória numa luta particular entre os dois pilotos da Mercedes.

Logo de cara, Jenson Button ficou de fora da classificação devido a um problema de câmbio da sua McLaren-Honda durante o treino livre. Quando foi a pista no começo do Q1, Vettel avisou à Ferrari que 'havia algo errado' com seu carro. Parecia um problema simples, pois não se viu correria, típica dos italianos, nos boxes da Ferrari. Porém, mesmo com os pneus supermacios, Vettel não conseguiu fazer um tempo melhor do que a 16º posição, ficando pelo caminho. Não muito diferente script teve Felipe Massa, que após sua primeira volta rápida no Q2, se queixou de falta de potência. Na segunda tentativa, Felipe parecia desesperado, sabendo que sua corrida estava irremediavelmente arruinada. Para Massa e Vettel, amanhã será dia de ultrapassagens e contar com a sorte de um safety-car na hora certa para conseguir subir no pelotão e conseguir uma posição coerente com o potencial dos carros que têm em mãos.

Com pneu macio ou supermacio, a Mercedes dominou a classificação, mas vendo o desempenho de Raikkonen, não seria impossível imaginar Vettel bem próximo da briga dos prateados. No Q1 e no Q2, a diferença entre Hamilton e Rosberg fora mínima, mas na hora para valer, Hamilton colocou três décimos em Nico, que reclamou pelo rádio e parecia enfadado na foto oficial dos três primeiros colocados da classificação. Raikkonen foi o mais rápido do resto, salvando um pouco a honra da Ferrari, porém, Kimi costuma se dar melhor durante as corridas e largando em terceiro, por que não?, poderá dar trabalho à duas Mercedes na prova de amanhã. Bottas fez o que pôde com sua Williams e ficou em quarto. Sem Vettel e Massa, respectivamente, Ferrari e Williams se contentaram com a segunda fila. A Lotus andou muito bem, principalmente Grosjean, o mais rápido do Q1, e ambos os Lotus largarão na terceira fila, superando a Force India, que também usa motores Mercedes e pareciam fortes. Porém, com Maldonado numa fase tão ruim e largando em sexto, prevejo uma largada com emoção amanhã. Nasr sofreu um acidente banal no terceiro treino livre, quando bateu sozinho em plena reta oposta, mas o incidente, o primeiro em sua carreira na F1, não mudou muito a situação do brasiliense frente a falta de evolução da Sauber.

Para amanhã, a Mercedes tende a reinar soberana sobre as demais, pois talvez o seu maior rival, Vettel, largará nas últimas posições. Contudo, nem Hamilton e nem Vettel tiveram um final de semana perfeito até aqui, com Lewis errando algumas vezes e Rosberg parecendo pouco confortável no seu carro. Assim como Mônaco, Montreal já foi palco de corridas surpreendentes e isso pode voltar a ocorrer amanhã! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário