O recente sucesso de Jochen Rindt na F1 permitiu que a Áustria retornasse ao calendário da categoria seis anos após a primeira aparição do país na F1, em 1964. O circuito de Österreichring, inaugurado em 1969, é uma pista que logo ganhou o coração dos pilotos, com seu traçado cheio de curvas rápidas e utilizando o relevo natural da área, mesmo que a estreiteza da reta dos boxes causasse preocupação de todos e tornaria as largadas do Grande Prêmio da Áustria no futuro lendárias. Vindo de quatro vitórias consecutivas e uma estrela no seu país, Rindt queria uma vitória em casa e, melhor, praticamente lhe garantir o seu primeiro título mundial de F1. Porém, o crescimento da Ferrari, que contaria com uma ampla torcida dos tifosi, que cruzaram a fronteira com a Áustria, preocupava Rindt, que teve muito trabalho com Jacky Ickx na prova anterior, em Hockenheim.
Na sexta-feira, um acidente com John Miles, segundo piloto da Lotus, marcou o dia de treinos, com o inglês tendo muita sorte em não bater em nada, quando seu carro quebrou à altíssima velocidade. Porém, o primeiro piloto de equipe Jochen Rindt venceu as resistências que tinha com relação à segurança do Lotus 72 para fazer o melhor tempo, superando as Ferraris, com o novato Regazzoni superando Ickx. O terceiro piloto da Ferrari Giunti ficou em quinto, com os carros vermelhos separados pela March de Stewart. Mesmo numa pista de alta velocidade, onde o motor contava muito, a BRM continuava a decepcionar e largava nas últimas posições.
Grid:
1) Rindt (Lotus) - 1:39.23
2) Regazzoni (Ferrari) - 1:39.70
3) Ickx (Ferrari) - 1:39.86
4) Stewart (March) - 1:40.15
5) Giunti (Ferrari) - 1:40.21
6) Amon (March) - 1:40.60
7) Beltoise (Matra) - 1:40.81
8) Brabham (Brabham) - 1:40.81
9) Cevert (March) - 1:40.89
10) Miles (Lotus) - 1:41.46
O dia 16 de agosto de 1970 amanheceu com um tempo agradável, mas sem muito sol em Zeltweg, pequena cidade onde se localizava o circuito de Österreichring. Com o intuito de ver o sucesso do piloto local, mais de 100.000 pessoas lotaram o novo circuito, mas a largada não foi muito auspiciosa para os fãs austríacos, com Rindt sendo ultrapassado pelas duas Ferrari, com Regazzoni à frente. Stewart, grande amigo de Rindt, também largou mal e foi ultrapassado pela Ferrari de Giunti. Nas quatro primeiras posições, haviam três Ferraris!
O final de semana da March-Tyrrell piorava consideravelmente quando Stewart e Cevert entraram nos boxes praticamente juntos no final da primeira volta, com o francês abandonando imediatamente com o motor quebrado, enquanto Stewart tem problemas mecânicos que o fariam abandonar ainda na sétima volta, com o seu cockpit perigosamente inundado de combustível devido a um vazamento. Lá na frente, para o bem do campeonato, Ickx ultrapassa Regazzoni na curva Bosch, enquanto Giunti atacava Rindt para tentar uma trinca da Ferrari na Áustria. Mas quem crescia na pista era o francês Jean Pierre Beltoise e sua Matra, com seu fortíssimo motor V12. Enquanto Rindt era ultrapassado por Giunti, Beltoise atacava os dois e subia para terceiro, logo se aproximando da dupla ferrarista na frente. Rindt já era acossado por Amon na briga pela quinta posição, para desgosto do público que lotava o autódromo. Porém, na décima volta Rindt aproveita a perda de rendimento de Giunti e retoma o quarto lugar, mas já estava 8s atrás do trio que liderava a prova (Ickx, Regazzoni e Beltoise).
Largando em oitavo e em segundo no campeonato, o velho Jack Brabham se aproximava de Giunti e este ficava bem atrás de Rindt, que após um começo de corrida claudicante, se estabelece num sólido quarto lugar, porém a prova do líder do campeonato acaba na volta 21 com o motor quebrado. A torcida austríaca se desanima, pois seu ídolo não venceria em casa. 'Mas haverão novas oportunidades', pensaram muitos do que estavam em Zeltweg 45 anos atrás. Porém, os acontecimentos em Monza mostrariam que essa seria a última corrida do inesquecível Jochen Rindt na F1. A dupla da Ferrari andava junta, com Ickx em primeiro e Regazzoni fazendo o papel de escudeiro do companheiro de equipe, enquanto Beltoise já ficava 2s atrasado. Giunti segurava Brabham, enquanto Denny Hulme assumia o sexto lugar, numa corrida calculada em sua velha McLaren, mas o motor do neozelandês quebraria na volta 31, fazendo com que o alemão Rolf Stommelen, numa temporada apagada até ali, entrasse na zona de pontos com seu Brabham. Se Stommelen fazia sua melhor corrida na F1 até então, seu famoso companheiro de equipe tinha sérios problemas. Jack Brabham entra nos boxes na volta 32 com um radiador furado por uma pedra. Os mecânicos da Brabham trabalham freneticamente para mandar o australiano de volta à corrida e conseguem o objetivo, mas 'Black Jack' estava quatro voltas atrasado e fora de qualquer chance de pontos. O asfalto muito áspero de Österreichring faz uma vítima quando Ignazio Giunti vai aos boxes com os pneus completamente desgastados, sendo que um deles estava a ponto de estourar. Quarenta e cinco anos atrás, realizar um pit-stop no meio de uma corrida era algo problemático e por isso Giunti retorna à pista muito atrasado.
Com receio do consumo de combustível do seu Matra, Beltoise diminuía o ritmo de sua corrida e praticamente deixava a dupla da Ferrari sozinha na frente. Sempre com Ickx na frente de Regazzoni. Faltando duas voltas para o fim, as preocupações de Beltoise vem à tona e o francês tem que fazer um reabastecimento emergencial. Beltoise colocou um pouco de combustível de forma improvisada, mas o seu pódio estava perdido, dando lugar para Rolf Stommelen, mais de um minuto atrás dos líderes, que conseguiria seu primeiro pódio na F1. Largando nas últimas posições, os pilotos da BRM avançaram pelo pelotão com uma condução tranquila, aproveitando muito bem as várias quebras ao longo do caminho. Pedro Rodríguez termina em quarto, com seu companheiro de equipe Jackie Oliver em quinto. Beltoise ainda salva um pontinho com um amargo sexto lugar. Jacky Ickx recebe a bandeirada para a sua primeira vitória em 1970, com um comportado Clay Regazzoni colado atrás, numa bela dobradinha da Ferrari na Áustria. Numa cena bizarra, Ickx e Regazzoni tem problemas em chegar ao pódio devido à invasão do público que queria... autógrafos de Jochen Rindt, que havia abandonado ainda antes da metade da corrida! Mesmo com essa vitória incontestável da Ferrari, Rindt saía do seu país natal com o campeonato ainda mais nas suas mãos, pois Jack Brabham não pontuou e a diferença para o australiano, ainda vice-líder, era os mesmos vinte pontos. Mesmo descontente com a segurança do Lotus 72, Jochen Rindt estava feliz à caminho de Monza...
Chegada:
1) Ickx
2) Regazzoni
3) Stommelen
4) Rodriguez
5) Oliver
6) Beltoise
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