domingo, 2 de agosto de 2015

Tradição familiar

Em seus áureos tempos de piloto, Bobby Rahal reinava em Mid-Ohio, onde sempre realizava boas corridas e conseguiu duas vitórias ao longo de sua longa carreira na Indy. Seu filho Graham era considerado até bem pouco tempo atrás um piloto mediado, onde era mais lembrado pelos acidentes e cenas como a corrida no Texas em 2013, onde bateu no final da prova quando liderava. Mesmo a Rahal já ter sido uma equipe competitiva na Indy, Graham nunca tinha andado na equipe do pai, mas em 2015 Bobby resolveu apostar definitivamente em seu filho e a aposta vem dando muito certo. De piloto errático, Graham Rahal manteve a agressividade, mas com pitadas de regularidade e com seu pai por perto, o filho passou a se comportar melhor na pista e isso se refletiu nas corridas. Com a vitória de hoje em Mid-Ohio, onde seu pai tinha um ótimo retrospecto, Graham Rahal entrou definitivamente na briga pelo título desse ano.

Como normalmente acontece na maioria das corridas da Indy, estar na hora certa e no lugar certo decidiu a corrida de Mid-Ohio. Até a segunda bandeira amarela (a primeira foi causada ainda na volta de abertura por um excepcionalmente desastrado Charlie Kimball), Scott Dixon vinha dominando na sua pista favorita, onde já havia vencido cinco vezes. Muito mais rápido do que Bourdais e Castroneves, em 2º e 3º respectivamente, o piloto da Ganassi era o grande favorito até as estratégias se misturarem e Dixon aparecer em 12º após sua primeira parada. Quem assumiu a ponta foi o francês Tristan Vautier, sem nada a perder tendo um Dale Coyne nas mãos. Atrás dele, Justin Wilson ultrapassava Juan Pablo Montoya e era o líder 'fatorial'. Enquanto isso, Rahal fazia uma boa corrida de recuperação e já aparecia no top-5. Dixon mudou sua estratégia, enquanto Castroneves chegou a liderar a corrida, esticando a sua parada. Porém, uma nova bandeira amarela mudou todo o panorama da corrida e Rahal entrou nos pits no exato momento em que os pits estavam prestes a ser fechados. Quando os pits abriram, Montoya, Will Power e Castroneves, que vinham liderando, caíram para as últimas posições. Já Rahal era o primeiro dos que tinham acabado de parar e liderava a prova no seu final.

Com seis voltas para o fim, Rahal ainda foi atacado por Wilson em uma das relargadas, mas o americano segurou bem a posição e venceu pela terceira vez em 2015. Dixon ainda teve sorte com a estratégia e ficou em quarto, com Kanaan logo atrás. Porém, o neozelandês tem muito do que reclamar, pois era claramente o mais rápido em Mid-Ohio, mas foi derrotado pelas múltiplas táticas nesse domingo. Simon Pagenaud chegou em terceiro e foi o piloto que mais evoluiu hoje, mas a equipe Penske tinha muito o que lamentar, pois Montoya terminou em 12º. com Power em 15º e Castroneves, que chegou a liderar, apenas em 16º.

Com mais esse resultado ruim de Montoya, Graham Rahal encostou de vez no colombiano, ficando apenas nove pontos atrás do piloto da Penske na briga pelo título. Com Dixon um pouco mais afastado em terceiro, as duas corridas restantes terão Montoya, em baixa, e Rahal, em alta, mais fortes nas briga pelo título. Correndo com motor Honda, um conjunto que era considerado bem inferior aos Chevrolet, não restam dúvidas que essa temporada de Graham Rahal vem chamando bastante atenção. Assim como fazia seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário