sábado, 16 de setembro de 2017

Gangorra

Nas duas últimas corridas dessa temporada, Lewis Hamilton usou o favoritismo da Mercedes para conseguir duas vitórias enfáticas em dois finais de semanas dominadores, onde o inglês conseguiu duas poles que o colocaram como líder histórico desse quesito da F1. Porém, o grau de tecnologia e ciência da F1 está tão alto, que todos apostavam que o motivo do domínio da Mercedes em Spa e Monza colocaria o time alemão em maus lençóis em Cingapura, um circuito totalmente diferente das tradicionais pistas europeias. Se Hamilton é um dos grandes da história numa volta rápida, nem isso foi capaz de fazer o inglês sequer ficar entre os três primeiros que são entrevistados após o treino. Como também era esperado, a Ferrari voltou a pontear o treino com Vettel, como havia feito em Monte Carlo e na Hungria, pistas com características parecidas com a de Cingapura, porém, a Red Bull ficou muito próxima dos italianos.

Com todos os anúncios de ontem, ninguém prestou muito atenção na ótima forma da Red Bull. Numa pista onde a potência não faz diferença, a eficiência do chassi projetado por Adryan Newey fez com que a Red Bull dominasse na sexta, com a Ferrari sendo bastante discreta. Se estava escondendo o leite ou simplesmente ainda não havia encontrado o acerto ideal, o certo foi que a Ferrari melhorou seu desempenho no sábado e Vettel arrancou para uma pole numa volta banzai, com direito a toque no muro e tudo. A Red Bull mostrou força, mas Verstappen e Ricciardo não melhoraram seus tempos nas suas tentativas finais, mas ficaram em segundo e terceiro, com potencial para atacar Vettel, que não terá a proteção de Raikkonen, num obscuro quarto lugar. A Mercedes ficou abaixo das já baixas expectativas. Hamilton tomou mais de meio segundo e Bottas foi ainda pior, mais de 1s atrás de Vettel, com um tempo mais próximo do sétimo colocado, Hulkenberg. Também dentro das expectativas, a McLaren andou muito bem na travada pista asiática e colocou seus dois pilotos no Q3 com sobras. Mais um tapa na cara da Honda. Numa pista onde o motor é pouco exigido, o bom chassi da McLaren fez todo o serviço... A Williams está num final de semana ruim e Massa ainda bateu no muro, perdendo tempo no Q1 e saindo lá de trás numa pista ruim de ultrapassar, o brasileiro terá que ter muita paciência ou esperar por algo anormal para conseguir pelo menos um ou dois pontinhos.

Porém, a anormalidade é regra em Cingapura. A corrida noturna, que entrou no gosto da F1, já vai para a sua décima edição e sempre teve um safety-car para embaralhar um pouco as coisas. Numa pista travada, a largada e a primeira volta serão fundamentais para o posicionamento da corrida, até mesmo na bandeirada. Se Vettel largar bem e Hamilton não (ou o contrário), podemos ter líder novo amanhã à tarde.  

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