sábado, 2 de setembro de 2017

Treino maluco e resultado igual

Todo ano tem uma ou mais corridas malucas para animar a temporada. Devido ao clima ou às circunstâncias, corridas se tornam malucas e resultados inesperados aforam nesses momentos. Treino maluco é mais difícil de acontecer e bastou uma chuva forte em Monza para que o treino dessa manhã inteira fosse um dos mais intensos dos últimos tempos. Os resultados inesperados aconteceram, mas o que não mudou foi o pole. Essa semana Mark Webber declarou que Lewis Hamilton é o melhor homem do sábado desde Ayrton Senna. Para muito gente, é um sacrilégio comparar alguém ou alguma coisa com Senna, mas pensando bem o australiano tem toda a razão. Não importa as condições de pista, Lewis é sempre mais rápido do que todo o resto e com sobras. Além de Senna, na F1 contemporânea alguém é capaz de meter 1s no segundo colocado como Hamilton fez hoje debaixo de chuva forte? 

E a chuva foi a grande protagonista nas primeiras duas horas de treino. Isso mesmo, duas horas em que o treino ficou interrompido após Romain Grosjean aquaplanar no meio da reta dos boxes. A chuva forte no início não impediu a FIA de liberar os pilotos e com menos de três minutos Grosjean batia e soltava impropérios aos organizadores, pois a pista estava encharcada, particularmente na reta dos boxes, onde houve um recapeamento recentemente. Foi um espera chata e com muita gente reclamando. "Já se largou com mais chuva!", exclamavam pelas redes sociais. Na verdade, durante o Q3 estava chovendo tanto ou mais do que no momento do acidente de Grosjean. A transmissão do Sportv falou de várias teorias, mas não tocou no mote principal. A morte de Jules Bianchi. A FIA, FOM e os organizadores de Suzuka escaparam de um bom processo pela morte de Bianchi e quando chove, o corpo governamental da F1 escolhe a cautela ao extremo. Se alguém corrigir que os trio do Sportv falou sobre isso, estejam à vontade. É que em certo momento em cansei de algumas abobrinhas e fiquei vendo o 'inédito' Highlander...

Voltando à pista, com chuva os resultados podem se misturar, mas não houve maiores surpresas até o Q2. Pérez foi superado por meros dois milésimos por Ocon no rumoroso caso da briga interna dentro da Force India e o mexicano ficou de fora do Q3. Com uma montanha de punições, Alonso mal andou no Q2, mas Stoffel Vandoorne mostrou porque a McLaren aposta tanto nele e o belga foi ao Q3. Massa avançou nos últimos momentos, mas seu companheiro de equipe Stroll já chamava a atenção com um ótimo desempenho em pista molhada, ficando sempre entre os primeiros. A piora da pista no Q3 criou ainda mais tensão, que foi maximizada por um problema na cronometragem. Sem querer saber muito de quem estava em primeiro ou não, Lewis Hamilton marcou o melhor tempo desse sábado e conseguiu sua pole de número 69, entrando no livro dos recordes. Falem o que quiser do inglês, mas ele é simplesmente fenomenal e não incluir Hamilton entre os grandes da F1 será apenas implicância pura e simples com o piloto da Mercedes. Já o outro grande de 2017 decepcionou, com Vettel sucumbindo ao mau desempenho da Ferrari na chuva e nem de longe os vermelhos puderam alegrar sua grande torcida em casa. 

Como a Red Bull trocou várias peças nos carros dos seus pilotos, as boas performances de Verstappen e Ricciardo pouco valeram na definição do grid de amanhã. Com isso, as primeiras surpresas virão logo atrás de Hamilton, com Stroll e Ocon pulando para segundo e terceiro respectivamente. Ambos com motores Mercedes, mas com pouca experiência em largar naquelas posições. Vettel terá que correr atrás do prejuízo e ainda há a indefinição de como estará o clima amanhã. A previsão é de tempo seco, o mesmo de hoje e vimos o que aconteceu. Independentemente do clima amanhã, Lewis Hamilton é o grande favorito à vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário