domingo, 25 de agosto de 2019

Desgarrada fatal

Mesmo sendo uma categoria espetacular, a MotoGP vinha deixando a desejar nas últimas corridas com provas até mesmo chatas, com o domínio avassalador de Márquez. Como aconteceu na F1, principalmente após a medonha corrida em Paul Ricard, a MotoGP pareceu ter acordado para a vida e pela segunda corrida consecutiva tivemos uma batalha pela liderança decidida na última curva da última volta. Mais uma vez envolvendo Marc Márquez. E mais uma vez com o espanhol da Honda sendo derrotado. Se na Áustria o mérito deve ser inteiro de Doviziozo, em Silverstone Márquez escorregou na última curva, propiciando uma bela ultrapassagem por fora de Alex Rins, derrotando o compatriota por um centésimo de segundo.

Falando em Doviziozo, a corrida na Inglaterra começou bastante tensa com o perigoso acidente na primeira curva envolvendo Quartararo e o italiano da Ducati. Quartararo escorregou na primeira curva e Doviziozo não teve o que fazer, atingindo em cheio a moto do francês. O impacto foi tão forte que a Ducati de Dovi pegou fogo, mas a pancada que o italiano sofreu ao cair no asfalto foi fortíssimo. Doviziozo saiu de maca, acenou para o público e foi levado ao hospital. Tomara que não tenha acontecido nada demais. Rossi largou na primeira fila, mas não foi páreo para Márquez. A corrida parecia ganha para o espanhol da Honda, que dispararia no campeonato, já que seu principal rival estava sendo levado ao hospital. Contudo Rins ultrapassou Rossi e logo colou na rabeta de Márquez. A Suzuki de Rins parecia mais equilibrada do que a Honda de Márquez, mas faltava potência para a moto produzida em Hamamatsu. Enquanto isso, Viñales deixava Rossi para trás e lentamente foi tirando a diferença para os dois líderes. Maverick só se aproximou de verdade na última volta, mas nada vez para a luta pela vitória e teve que se contentar com o lugar mais baixo do pódio.

Márquez derrapava muito nas freadas, não raro levantando a roda traseira, enquanto Rins tinha uma tocada mais suave e até mesmo mais elegante. Em três oportunidades Rins ultrapassou Márquez, mas bastava uma reta para Márquez tomar a ponta. Na penúltima volta, Rins tentou uma manobra arriscada e audaciosa na última curva, quando veio por fora, mas Márquez não teve muito pudor em espremer o compatriota. A diferença para a volta seguinte foi que Márquez fez a última curva de forma perfeita. Rins acreditou na tática e repetiu na última volta. Por que deu certo? Márquez derrapou na última curva, perdeu tempo e isso foi o suficiente para Rins ter espaço e velocidade suficiente para ganhar pela segunda vez em 2019.

Márquez balançou a cabeça após a bandeirada, pois sabia que se na Áustria ele foi surpreendido por Doviziozo, hoje em Silverstone ele se deixou ultrapassar por um ligeiro vacilo seu. Alex Rins não tem nada com isso e celebrou bastante a sua espetacular vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário