domingo, 11 de agosto de 2019

O homem criptonita

Quando Marc Márquez assumiu a ponta da corrida de hoje, deu até aquela impressão de que o espanhol despacharia todo mundo rumo a mais uma vitória, mas como sempre falo nessas ocasiões e também relembrando o velho maestro Juan Manuel Fangio, carreras son carreras. Spielberg e sua pista mais afeita aos carros sempre foi um território Ducati, com a marca italiana invicta desde que a Áustria retornou a MotoGP. Doviziozo sabia que essa corrida seria uma das poucas oportunidades para quebrar a incrível sequência de vitórias de Márquez em 2019 e o italiano foi até mais agressivo do que o normal, mas ele voltou ao seu estilo com uma ultrapassagem matadora na última curva da última volta para vencer na Áustria e manter a hegemonia da Ducati em Spielberg.

A corrida da MotoGP foi inteiramente dominada pela dupla que ponteia o campeonato. Doviziozo largou muito bem e rapidamente passou a atacar o poleman Márquez, mas o espanhol forçou a barra e numa disputa chegou a colocar os dois para fora da pista e com isso, perder muitas posições. O novato sensação Fabio Quartararo assumiu a ponta, mas com a Yamaha tomando até 15 km/h para Honda e Ducati nos fins de reta, o francês não foi páreo para Márquez e Doviziozo, que não se desgrudaram um momento sequer. Quando Márquez tomou a ponta, deu a sensação de que ele partiria para mais uma vitória. Mesmo Spielberg sendo uma pista da Ducati, o espanhol dominou o final de semana até aquele momento e parecia que voaria rumo a mais triunfo, mas Doviziozo não saiu de perto de Márquez e retomou a ponta. Com muito a perder no campeonato, Márquez estudou as linhas do rival e ultrapassou no finalzinho da corrida. Conhecido pelo estilo limpo de guiar, Doviziozo saiu um pouco de suas características e partiu para cima de Márquez, chegando a perder a tomada das curvas algumas vezes.

Nos últimos tempos Doviziozo foi uma espécia de criptonita para Márquez. Num levantamento rápido, Dovi tem uma ótima vantagem sobre Márquez em disputas ombro a ombro entre eles. Não seria numa pista que favorece sua moto que Doviziozo não manteria essa sina. O italiano voltou ao seu normal, se concentrou e com uma ultrapassagem definitiva na última curva da última volta, deixou Márquez para trás para voltar a vencer uma corrida emocionante, algo que a MotoGP já estava devendo aos seus fãs. Quartararo permaneceu a corrida inteira em terceiro e foi a melhor Yamaha do pelotão, logo à frente das motos oficiais de Rossi e Viñales. Mesmo sendo um circuito da Ducati em termos de desempenho, Spielberg tem como proprietário a Red Bull, que patrocina a KTM e o melhor piloto da marca austríaca foi Miguel Oliveira, suplantando a Ducati oficial de Petrucci e, principalmente, Johan Zarco, trazido a peso de ouro pela KTM, mas que vem fazendo uma temporada para lá de decepcionante.

A diferença entre Márquez e Doviziozo caiu um pouco e provavelmente essa vitória do italiano da Ducati não irá interferir no provável hexacampeonato de Márquez, mas Andrea Doviziozo provou mais uma vez que tem a fórmula para derrotar o incrível espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário