segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Troca nada planejada

No final de 2018, Alexander Albon estava praticamente contratado na insossa F-E, quando foi procurado por Helmut Marko. O tailandês havia passado pelo programa de jovens pilotos da Red Bull numa época de pujança do sistema liderado por Marko, mas os tempos mudaram. Com uma rigidez fora do tom, Marko foi dispensando piloto em cima de piloto e no começo desse ano, o sisudo austríaco estava praticamente sem nenhum piloto para colocar na Toro Rosso, após a surpreendente saída de Daniel Ricciardo em direção à Renault. Albon agarrou a chance que lhe surgiu e estaria no segundo cockpit da Toro Rosso de forma tampão em 2019. Pelo menos era o planejado, mas da mesma forma como Albon foi surpreendido com o contrato com a Toro Rosso, hoje o tailandês teve outra oportunidade lhe aparecendo e foi anunciado na Red Bull para correr ao lado de Max Verstappen, talvez o piloto do ano nessa temporada.

Essa nova troca no meio da temporada promovida pela Red Bull só demonstra a falência do seu programa de jovens pilotos e a arcaica forma como Helmut Marko gere só está trazendo prejuízos para a Red Bull. Se antes sobravam pilotos, hoje está claramente em falta. Pierre Gasly estava claramente despreparado para enfrentar um Max Verstappen em forma exuberante com toda a pressão de uma equipe de ponta. O pobre francês fez uma primeira parte de temporada 2019 com uma equipe grande de forma até grotesca, com atuações abaixo da crítica. Com Verstappen dando espetáculos em todos os finais de semana de corrida, a pressão sobre Gasly só aumentava, na mesma medida que a qualidade de suas corridas iam caindo. A chegada de Albon à Red Bull é outra medida sem nenhum planejamento e pode queimar a carreira do novato, da mesma forma como aconteceu com Gasly e Kvyat.

E o que dizer do russo? Kvyat conseguiu um pódio na Alemanha, mas nem isso convenceu Marko e sua trupe e traze-lo para a Red Bull para o lugar de Gasly. Isso só aumenta a sensação de que o russo está fazendo hora extra na F1 e ele deve estar se perguntando, junto à namorada e a filha: o que ainda estou fazendo no sistema Red Bull?

Pierre Gasly é só mais uma vítima da falta de gestão que Marko vem levando o programa de pilotos da Red Bull, gastando muito dinheiro em jovens pilotos que não conseguem atingir os altos padrões impostos pelo austríaco e são descartados como uma roupa velha. Ao invés de ter paciência com esses pilotos, ainda jovens e desenvolvimento, carreiras são jogadas no lixo e não faltam exemplos. Onde estariam Christian Klien e Jaime Alguesuari, por exemplo? A falta de planejamento do programa de Marko já faz a Red Bull perder pontos (e dinheiro) no Mundial de Construtores e dificilmente Albon, com meia temporada de experiência, poderá ajudar a equipe a superar a Ferrari até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário