domingo, 4 de agosto de 2019

Pegou mal

Nos últimos anos a F1 foi muito criticada pelo excesso de zelo no quesito segurança, mesmo com a morte de Jules Bianchi ainda recente. Quando a chuva dá as caras, o Mercedão pilotado de Bernd Maylander logo aparece, para desespero dos fãs. Sabendo que isso não estava pegando muito bem para a imagem da categoria, a F1 foi abolindo esses protecionismos e na semana passada, largou-se parado com pista molhada. Ponto para a F1.

Porém, a MotoGP passou por uma situação vexaminosa nessa manhã. Antes, vale ponderar que a segurança de uma corrida de moto é ainda mais delicada do que numa corrida de carro, ainda mais por existir pit-stops nas quatro rodas, algo que não existe no mundo das duas rodas. Voltando ao que aconteceu em Brno. Minutos antes da largada da MotoGP, uma pancada de chuva caiu na tradicional pista tcheca, mas logo o sol apareceu, causando uma enorme confusão para equipes e pilotos. Com qual pneu largar? Valentino Rossi foi falar com outros pilotos, que pressionaram Carmelo Ezpeleta e a largada foi atrasada quando a volta de apresentação estava para começar. As motos voltaram aos boxes e o belo BMW da organização começou a rodar pela pista. Foi aí que surgiu o vexame. A pista estava quase que completamente seca e não havia sequer sinal de chuva no horizonte. 

A largada foi atrasada por mais de trinta minutos sem nenhuma razão. Na primeira vitória de Rossi nas antigas 500cc, as condições em Donington Park eram muito piores do que as de hoje e largou-se normalmente. O mesmo acontecendo em várias situações ao longo dos anos. O papelão na Argentina, quando as condições de pista também eram traiçoeiras não serviu de lição para a MotoGP, que estragou seu belo espetáculo e levantou os mesmos questionamentos dos fãs da F1: se são os melhores pilotos do mundo, porque não largam assim?

Marc Márquez é que não tinha muito do que reclamar. O espanhol foi pego bocejando enquanto se esperava a largada e numa prova sem erros (e sem muitas emoções também...) Márquez venceu novamente e aumentou ainda mais seu domínio no campeonato rumo ao hexa. Porém, o que vimos hoje em Brno pegou mal demais para a MotoGP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário