sábado, 31 de agosto de 2019

Ferrari com sobras

Num ano marcado pelo domínio da Mercedes e de Lewis Hamilton, que devem garantir o título em algumas etapas, chega a surpreender o que a Ferrari e Charles Leclerc fizeram nesse sábado em Spa. Não foi apenas o caso do monegasco garantir a pole, mas enfiar goela abaixo da Mercedes uma vantagem de sete décimos de segundo, com Hamilton comemorando o terceiro lugar, enquanto Vettel se viu superado pelo jovem companheiro de equipe mais uma vez.

A classificação na Bélgica, debaixo de muito sol, foi bem atípica com duas quebras de motor bem ao velho estilo, com muita fumaça e fogo. A primeira vítima foi Robert Kubica em sua claudicante Williams, o que não deve fazer tanta diferença para o polaco em outro final de semana ruim da tradicional esquadra inglesa. Bem no finalzinho do Q1, foi a vez do motor Ferrari do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi abrir o bico, estragando a tentativa de Carlos Sainz ir ao Q2, além de deixar a dupla da Toro Rosso no limbo, com o detalhe de Gasly, ainda se acostumando com o novo carro, na frente de Kvyat. Nelsão merecia um genro um pouquinho mais talentoso. 

À essa altura já ficava claro que a Mercedes não teria muitas chances de brigar pela pole, mas Hamilton não tinha muito do que reclamar. No terceiro treino livre o inglês cometeu um incaracterístico erro e destruiu a frente do seu carro, dando muito trabalho aos seus mecânicos. Ajudado pela quebra de motor de Kubica, Hamilton pôde participar da classificação normalmente e ainda ficar na frente de Bottas. Outro que sofreu foi Verstappen. Correndo em 'casa', o holandês teve vários problemas com falta de potência do motor Honda e com isso Max teve que se contentar com uma opaca quinta posição, enquanto Albon foi um dos vários pilotos punidos por troca de motor e nem foi ao Q2 de forma estratégica.

Charles Leclerc deu um verdadeiro vareio em cima de Vettel, liderando todas as sessões de hoje e garantindo uma atordoante pole para a Ferrari, a primeira desde a Áustria. O monegasco lutará por sua primeira vitória na F1, enquanto Vettel tentará acabar com o tabu de recém-completados um ano sem vitória. Em condições normais, a Ferrari decidirá entre si a vitória no domingo, com Hamilton à espreita esperando um vacilo (algo que aconteceu várias vezes esse ano...) de algum dos pilotos ferraristas. Porém, estamos falando de Spa e a previsão é de chuva para amanhã. Portanto, nada está perdido para Hamilton e Verstappen, além de nada está garantido para a Ferrari, que dominou esse final de semana até agora com sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário