Em 2015 Kyle Busch se aproveitou de um arranjo no regulamento para poder conquistar seu merecido título da categoria principal da Nascar, quando quebrou a perna e passou várias etapas de fora. O piloto da Joe Gibbs continuava competitivo, mas o título não era bisado, principalmente com o crescimento de pilotos como Martin Truex Jr e Joey Logano. Em 2019 Busch continuou na sua toada de piloto da ponta da Nascar e ficou em primeiro lugar na temporada 'regular'.
Nos play-offs Busch continuava a marcar boas posições e ir evoluindo no intrincado sistema que a Nascar bolou para deixar o campeonato aberto até a última corrida, para ter uma espécie de showdown em Homestead, mesmo que de forma artificial. Porém, Kyle sofria um incomum jejum de 21 corridas e teria que enfrentar três pilotos muito fortes na final e com vitórias recentes. Demonstrando a força de sua equipe, seus companheiros de pits Martin Truex Jr e Denny Hamlin se classificaram para a Homestead com vitórias, o mesmo acontecendo com o sempre perigoso Kevin Harvick, da Stewart-Hass, que ficou com a quarta vaga.
A última etapa em Homestead ficou focada apenas nos quatro, que sempre andaram no pelotão da frente, mesmo com um ou outro incidente. O regulamento de play-off pode ser bem cruel com um piloto, pois basta um erro que todo o campeonato vai para o brejo. Truex Jr liderou de forma dominante a primeira parte da prova, mas um erro primário e absurdo em um dos pit-stops (os mecânicos trocaram os pneus errados) do piloto da Gibbs fez com que ele perdesse uma volta, mas uma bandeira amarela na hora certa recolocou Truex no páreo. A corrida na cidade vizinha a Miami começa no final da tarde e se estende até a noite, mudando o acerto dos carros. Se de dia Truex tinha o melhor carro, a noite era Busch quem dava as cartas. Sempre se mantendo num seguro top-5, Kyle Busch atropelou Truex e Hamlin nas voltas finais para se estabelecer na frente.
Sem alternativas, os demais concorrentes ao título tentaram mudar o status quo na tática. Harvick e Truex esticaram ao máximo o penúltimo stint para ter melhores pneus nas voltas finais, esperando uma bandeira amarela que surpreendentemente nunca veio. Quando os dois voltaram à pista, Busch estava muito na frente. Hamlin teve um problema nos pits, onde seus mecânicos não retiraram um adesivo para tampar o radiador e por consequência perder arrasto na reta. Com o motor superaquecendo, Hamlin teve que voltar aos boxes e perdeu uma volta. Correndo em segundo Truex tentou uma aproximação, mas o máximo que fez foi baixar de sete para quatro segundos sua desvantagem para o líder Buschinho.
Kyle Busch recebeu a bandeirada com bastante tranquilidade e não apenas acabou com seu incômodo jejum de vitórias como garantiu seu segundo título com mais um triunfo em Homestead. Considerado um garoto prodígio quando surgiu na metade da década passada, Kyle Busch teve vários rompantes durante as suas primeiras provas, onde se metia em confusões durante e depois das corridas, trazendo para si a pecha de arrogante e marrento, mas também conquistou vários fãs com seu estilo de pilotagem sempre agressivo. Outro problema de Buschinho, como é chamado por aqui por ser irmão mais novo de Kurt Busch, outro campeão da Nascar, era que seu desempenho sempre caía nos momentos decisivos do campeonato, fazendo-o perder títulos em sequência, mesmo quando era considerado favorito. O amadurecimento fez que Kyle Busch se metesse em menos confusões com seus adversários e garantiu uma pilotagem cada vez mais sólida, que o manteve entre os pilotos de ponta da Nascar. Com esse título e contando ainda com 34 anos de idade (lembrando que na Nascar a 'validade' do piloto passar e muito dos 40 anos), Kyle Busch pode se garantir entre os grandes dessa geração da Nascar.
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