quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Lenda que se vai

Domingo a Nascar viu Kyle Busch se consagrar bicampeão com uma vitória até mesmo tranquila em Hoemestead. Mais atrás, fazendo outra corrida bastante discreta em 2019, Jimmie Johnson terminou em 13º, aumentando ainda mais seu incômodo jejum de vitórias.

Três dias depois da final da Nascar, Jimmie Johnson usou as redes sociais para anunciar que em 2020 será sua última temporada completa como piloto da Nascar, pendurando as sapatilhas após uma carreira gloriosa. Johnson não impressionou muito nas categorias de base, mas uma pessoa importante teve o olho clínico para com o jovem piloto na virada do milênio: Jeff Gordon. Considerado o melhor piloto da era moderna da Nascar, Gordon convenceu a seu chefe de equipe Rick Hendrick a contratar Johnson, que estreou na categoria principal, que ainda se chamava Winston Cup, em 2001. Já na temporada seguinte Johnson conquistou suas primeiras vitórias e em 2003 foi vice-campeão com bem mais vitórias do que o campeão Matt Kenseth, fazendo a Nascar rever a sua pontuação e introduzir o famigerado Play-Off.

Já considerado o melhor piloto do pelotão, Jimmie Johnson teimava em ser seu esperado título escapar. Somente em 2006 que Johnson conquistou seu título, mas iniciando um raro domínio na equilibrada categoria. Foram inacreditáveis cinco títulos consecutivos, o que seria adicionado outros dois, o último em 2016, sempre ao lado do chefe de mecânicos Chad Knaus. Ter sete títulos na conta faz de Jimmie Johnson ser o maior vencedor da Nascar, se igualando às lendas Richard Petty e Dale Earnhardt. O melhor? Tecnicamente muitas pessoas afirmam que Johnson foi, sim, o melhor piloto que a Nascar já viu, mas avesso a polêmicas e muito técnico, JJ não tem um décimo do carisma de Petty e Earnhardt. Mesmo considerado o melhor piloto dos últimos tempos, Johnson nunca foi tão popular quanto os seus contemporâneos Dale Jr, Gordon ou Tony Stewart. 

Aos 44 anos e vendo mais uma nova geração chegando na Nascar, Jimmie Johnson sente o tempo chegando. Ele não vence desde meados de 2017 e pela primeira vez em sua carreira Johnson não foi para os Play-Offs esse ano, algo que seus jovens companheiros de equipe na Hendrick (Elliot, Bowman e Byron) conseguiram. Knaus agora cuida do carro de Byron e Johnson preferiu escolher parar ainda com todo o respeito dos seus pares. Grande conhecedor de marketing, a Nascar irá aproveitar 2020 para homenagear a lenda Jimmie Johnson. E será bastante merecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário