sábado, 2 de novembro de 2019

Equilíbrio no Texas

Num circuito onde a pole foi feita em 92s, ter quatro carros de três equipes diferentes separados por meros 108 milésimos demonstra bem o equilíbrio em Austin nessa tarde. Na pista que muito provavelmente verá o hexacampeonato de Lewis Hamilton amanhã, quem deu as caras foi a outra Mercedes e único piloto a impedir o título de Hamilton, Valtteri Bottas.

Mesmo tendo apenas sete anos de idade, o asfalto de Austin apareceu em 2019 com um asfalto extremamente ondulado, chegando a provocar erros nos treinos livres e os pilotos reclamaram até mesmo de mal estar. Porém, o magnífico circuito localizado na zona rural de Austin ainda encanta pilotos, fãs e os vários convidados vips que por lá apareceram. Com um primeiro setor espetacular e duas longas retas, o circuito não teve nenhuma equipe dominante no final de semana, resultando numa classificação muito apertada entre os pilotos de Mercedes, Ferrari e Red Bull. Definida nos detalhes, onde pequenos erros aqui e ali fizeram uma grande diferença, Bottas conseguiu a pole com o tempo de sua primeira volta, com Vettel, outro que não melhorou na segunda volta rápida, apenas doze milésimos atrás. Verstappen e Leclerc melhoraram seus tempos, ficaram em terceiro e quarto respectivamente, mas com tempos similares aos de Bottas e Vettel. Grande estrela do final de semana por estar prestes e fazer algo histórico, Hamilton decepcionou um pouco e teve que se contentar com a quinta posição. Até seu amigo, que iria lhe entrevistar depois do treino, não apareceu.

A McLaren ficou com o posto de melhor do resto, superando Ricciardo e Gasly, que desde que foi rebaixado para a Toro Rosso, vem demonstrando um surpreendente crescimento e colocando Kvyat no bolso. No dia em que a Renault anunciou mais contratações para melhor estruturar sua equipe em 2020, a derrota para a cliente McLaren é bastante clara agora, sendo que Norris e Sainz chegaram a se colocar entre os grandes em alguns momentos. Correndo em casa a Haas até surpreendeu um pouco ao passar com seus dois carros ao Q2, mas o ritmo ruim de corrida não anima muito as coisas para os americanos.

Amanhã a corrida terá alguns ingredientes adicionais. Com o inverno se aproximando no hemisfério norte, o frio se fez presente em Austin e na sexta a temperatura chegou a ficar abaixo de zero. Com pouca temperatura, esquentar os pneus será um desafio extra. As já faladas ondulações será um dificultador a mais. Além do mais, a Ferrari surpreendeu ao fazer seus melhores tempos no Q2 com os pneus macios, ou seja, Vettel e Leclerc largarão com esses pneus amanhã, enquanto a dupla da Mercedes e Verstappen sairão com os médios. Lembrando que Leclerc trocou o motor e largará com um propulsor velho amanhã. São muitas variáveis numa batalha bem parelha no Texas, mas Hamilton só não sairá com o título amanhã se algo muito fora da curva acontecer. 

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