sábado, 16 de novembro de 2019

Ford vs Ferrari

Passei a semana esperando essa sexta-feira não pelo Grande Prêmio do Brasil ou algum jogo do Ceará nessa decisiva reta final de série A. Nessa quinta-feira estreou o esperado filme 'Ford vs Ferrari' e aproveitando o feriado da última sexta-feira, peguei a namorada para assistir.

A história é uma das mais interessantes do automobilismo. No início dos anos 1960 a Ford resolveu investir no automobilismo para melhorar sua imagem e sabendo que a Ferrari não era uma empresa que dava muito lucro, foi com tudo para cima dos italianos. Era a reunião de dois monumentos da história do automóvel. De um lado, Il Comendatore Enzo Ferrari e do outro 'The Deuce' Henry Ford II. As negociações iam bem até a Ferrari desistir do negócio em cima da hora e dar um verdadeiro pontapé na Ford, que se sentiu humilhada pelos italianos. No início dos anos 1960 o automobilismo era bem dividido entre a F1 e as corridas de Endurance, em particular as 24 Horas de Le Mans. E em ambas a Ferrari dominava. Henry Ford II ficou extremamente irritado com a desfeita de Enzo Ferrari e resolveu dar o troco na Ferrari dentro da pista, iniciando um programa de automobilismo que entraria para a história e dela nasceria o icônico Ford GT40.

Contudo, como no filme foi falado algumas vezes, o dinheiro não compra vitórias. É nesse cenário que entra Carrol Shelby e seu piloto de testes Ken Miles. O filme é baseado nesses dois personagens  forjados nas pistas que tentam mais do que derrotar a Ferrari, mas derrotar a burocracia da Ford Motor Company. Para não dar nenhum spoiler, o filme tem um vilão claro e o nome dele não é Ferrari...

A película não tem a intensidade de Rush, muitas vezes ficando até mesmo arrastado com longas conversas contemplativas, mas foi feito para ganhar prêmios e até mesmo o Oscar. Miles é retratado de forma magistral por Christian Bale. Falando no inglês, o filme também tem o mérito de corrigir um erro histórico dentro do automobilismo. Shelby já era uma lenda e o sucesso da Ford em Le Mans apenas aumentaria essa aura. A Ford contratou pilotos históricos para derrotar a Ferrari, como Dan Gurney, Bruce McLaren, Denny Hulme e Phil Hill. Porém, quem construiu, desenvolveu e foi parte primordial do Ford GT40 foi mesmo Ken Miles. Piloto inglês que pouco correu na Europa, se estabeleceu em corridas de longa duração nos Estados Unidos, mas foi seu conhecimento em mecânica que atraiu Shelby a contrata-lo. Por não ser uma estrela e ter uma personalidade complicada, Miles sempre foi um pouco esquecido na história do automobilismo, algo que sempre incomodou bastante Shelby. Tomara o filme repare esse erro!

O filme é excelente, vale demais a pena passar 150 minutos contemplando uma história sensacional, mesmo que alguns erros históricos apareçam aqui e ali. Apesar de achar Rush melhor, Ford vs Ferrari é uma ótima pedida para quem gosta de cinema e corridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário