segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

RB12

De equipe mais simpática na F1 quando chegou, para a equipe mais chorona e chata do paddock. Assim pode-se resumir a Red Bull em dez anos de F1. A equipe comprou a Jaguar no final de 2004 e estreou na F1 na temporada seguinte trazendo o seu espírito jovem de outros esportes, com festas, mulheres bonitas e o famoso 'Red Bulletin', com ótimas tiradas sobre todo o entorno da categoria. Claro que uma pessoa co a ambição de Dietrich Mateschitz não quer investir milhões na F1 para fazer brincadeirinha e começou a montar uma equipe que dominaria a F1 no começo dessa década.

Porém, a mudança de regulamentos mudou tudo e o motor Renault, sempre relegado à segundo plano enquanto a Red Bull vencia, se tornou a principal culpado do saída da briga por títulos da Red Bull. Ao invés de se unir à Renault e trabalhar loucamente para voltar ao status de antes, os dirigentes da Red Bull preferiram reclamar da F1, como uma criança mimada que não gostou dos novos coleguinhas da sala de aula e agora está de birra. Esse comportamento fez muito mal à Red Bull. Além de ficar conhecida como bebê chorão, a Red Bull espantou todas as montadoras que tentou uma aliança. Para a Red Bull, é uma equação simples. Quando dominaram, tudo era fruto de muito trabalho da equipe. Quando começaram as adversidades, a culpa era da parceira Renault. Qual montadora gostaria de ter uma parceria assim? Mercedes, Honda e Ferrari não quiseram.

Há também o lado dos ótimos chassis que a Red Bull sempre produziu e esse parecer ser o do novo carro apresentado hoje. Com linhas bem parecidas com o bólido do ano passado, o novo RB12 já apresenta algumas consequências do mimimi dos dirigentes da Red Bull. Nenhuma montadora está presente no carro e apenas a Tag Heuer, que nomeará o motor Renault em 2016, aparece em destaque na carenagem do carro. Daniel Ricciardo dominou Vettel em seu primeiro ano na Red Bull, mas somou menos pontos do que Kvyat, que debutou na equipe ano passado. Além de notórios chorões, os dirigentes da Red Bull também são caracterizados pela pouca paciência e com Max Verstappen e Carlos Sainz Jr batendo na porta, é bom Ricciardo e Kvyat fazerem uma boa temporada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário