sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SF16-H

A Ferrari sempre se agarrou no passado para conseguir um bom agouro para as temporadas vindouras. Quando conseguiu sair de um jejum de mais dez anos, nos anos 1970, a Ferrari tinha detalhes brancos nos carros em que Niki Lauda conquistou dois títulos em três temporadas. Tentando se alimentar dos bons fluídos daquela época, a Ferrari apresentou seu novo carro hoje com detalhes em branco no alto do cockpit, remetendo aos tempos de Lauda.

Se será possível repetir os feitos do austríaco, só o tempo dirá, mas será uma tarefa árdua para os italianos. Mesmo com a grande evolução entre 2014 e 2015, a Ferrari terminou a temporada passada ainda muito atrás da Mercedes e muito se falou que os alemães nem usaram 100% do potencial do seu carro para colocar quase 1s por volta na Ferrari de Vettel. Tirar essa diferença toda de um ano para outro, com poucas mudanças nos regulamentos, beira o impossível, mas é esse o objetivo da Ferrari em 2016. Vettel foi um dos condutores da boa mudança que a Ferrari teve em 2015, com o alemão claramente se inspirando em seu compatriota e ídolo Michael Schumacher. Vettel conseguiu três vitórias ano passado e compareceu ao pódio em terceiro lugar várias vezes durante o ano, ficando logo atrás da dupla da Mercedes. Claro que Vettel quer melhorar o seu terceiro lugar no campeonato e conseguir mais vitórias, mas tirar a diferença para a Mercedes será o maior desafio até o momento do tetracampeão. O fato de Kimi Raikkonen ter renovado por mais um ano com a Ferrari já é uma dádiva para o finlandês, que desde que voltou à Ferrari em 2014, não brilhou em nenhum momento, aparecendo mais por fatores extra-pista ou pelas patadas que dá em seu engenheiro via rádio, fazendo a alegria dos fãs da F1. Com sua carreira próxima do fim, essa pode ser o último ano de Raikkonen na F1 e o finlandês tentará fazer bonito.

Se serve para melhorar o astral da Ferrari, quando se completou dez anos do título de John Surtees em 1974, o time italiano passou por uma grande reformulação em vários níveis, a equipe melhorou ainda em 1974 para então fazer três temporadas vencedoras até 1977. O script está parecido, pois mesmo tendo parecido que foi ontem, o último título da Ferrari já conta nove anos (2007 com Raikkonen) e a reformulação interna da Ferrari já ocorreu. Esse ano, voltou a faixa branca. Se a Ferrari será capaz de voltar a conquistar o campeonato como em 1975 e 1977, será outra história. Para assustar um pouco, a Ferrari também usou uma faixa branca entre 1992 e 1993. Dois campeonato esquecíveis para a escuderia...

Um comentário:

  1. Deve ser a pedra no sapato no Mercedes em 2016. Com Vettel. Raikkonen deve fazer um pouco mais que no ano passado,mas não o bastante pra ajudar Vettel e a Ferrari. No fim do ano,Kimi para de correr.

    ResponderExcluir