sexta-feira, 29 de junho de 2018

História: 15 anos do Grande Prêmio da Europa de 2003

Quinze anos atrás a McLaren levou seu novo modelo MP4/18 para testes em Jerez, junto da Renault e da Toyota. O carro era bem diferente do bólido usado por Kimi Raikkonen para brigar com Michael Schumacher pelo título e haviam bastante expectativas para o novo carro. Expectativas que foram frustradas simplesmente porque o novo modelo nunca foi à uma corrida de F1... Kimi teria que se conformar com o modelo MP4/18 atualizado, mas que vinha funcionando muito bem em 2003. A Ferrari havia construído novamente o melhor carro da temporada, mas a Michelin tinha os melhores pneus e com isso, Williams e McLaren conseguiam fazer frente ao carro italiano, calçado com Bridgestone.

Mesmo com um carro defasado Raikkonen ficou com a pole por uma margem mínima em cima de Schumacher, que corria praticamente no quintal de casa. A McLaren vinha se caracterizando por largar sempre com muito combustível em 2003, indicando que o bom desempenho de Kimi não estava relacionado ao pouco peso do carro para largar mais à frente. A dupla da Williams completava a segunda fila e Barrichello, vencedor do ano anterior, era quinto a menos de três décimos da pole, indicando um bom equilíbrio entre os pilotos da ponta.

Grid:
1) Raikkonen (McLaren) - 1:31.523
2) M.Schumacher (Ferrari) - 1:31.555
3) R.Schumacher (Williams) - 1:31.619
4) Montoya (Williams) - 1:31.765
5) Barrichello (Ferrari) - 1:31.780
6) Trulli (Renault) - 1:31.976
7) Panis (Toyota) - 1:32.350
8) Alonso (Renault) - 1:32.424
9) Coulthard (McLaren) - 1:32.742
10) Da Matta (Toyota) - 1:32.949

O dia 29 de junho de 2003 estava quente e ensolarado no sopé do castelo de Nürburg, num clima perfeito para uma corrida de F1, além de atrair milhares de alemães para torcer para os irmãos Schumacher. O circuito de Nürburgring fica a apenas alguns quilômetros da cidade natal do clã Schumacher e por isso, o circuito estava pintado de vermelho, mesmo Ralf estar correndo de Williams. A largada aconteceu sem maiores problemas com Raikkonen permanecendo na ponta e os irmãos Schumacher trocando de posição, com Ralf subindo para segundo, o que acabaria sendo decisivo, além de Montoya perder sua posição para Barrichello.

O ritmo de Raikkonen era muito bom num dia quente e onde os pneus Michelin poderiam fazer a diferença para os seus clientes. Em sete voltas, Kimi já abria 6s para Ralf, que tinha as duas Ferraris logo atrás, mas sem ataques diretos. Jacques Villeneuve fazia uma corrida muito ruim e no começo da prova ele brigava com as Minardis pelas últimas posições, danificando sua asa dianteira nessa batalha, fazendo-o perder ainda mais tempo. A primeira rodada de paradas se iniciou na volta 16 com Raikkonen e Michael Schumacher. Ralf Schumacher surpreende a todos ao retardar a sua primeira parada até a volta 21, mostrando que mesmo mais pesado, ainda foi capaz de andar próximo dos líderes na classificação. O alemão da Williams estava apenas 4s atrás de Kimi quando o motor do finlandês explodiu espetacularmente na volta 26, acabando a bela corrida de Raikkonen, que liderava com o seu carro 'antigo'.

Trulli e Panis abandonaram na volta 40 quando estavam na zona de pontuação, enquanto Michael Schumacher abriu a segunda rodada de paradas. Montoya consegue ultrapassar Barrichello nos boxes, algo que Coulthard não conseguiu fazer com relação à Alonso, ficando preso atrás do espanhol. Com caminho livre, Montoya partiu para cima de Michael. Montoya colocou por dentro no hairpin e os dois se tocam, com Michael ficando parado na areia. Comissários correram para empurrar a Ferrari. Correram tanto, que até mesmo o tratorista correu para mandar Schumacher o mais rápido possível para a pista, mas ele caía para sexto lugar. O alemão se aproximou da animada briga entre Alonso e Coulthard. Já sem paciência, Coulthard tentou a ultrapassagem sobre o espanhol e acabou rodando, deixando David furioso depois da corrida. Na última volta, Schumacher ainda tentou ultrapassar Alonso na última curva, mas não obteve êxito e ainda quase tocou na traseira da Renault. Ralf Schumacher se aproveitou do abandono de Raikkonen para vencer tranquilamente numa corrida dominada pelos pneus Michelin, com Montoya completando a dobradinha da Williams na Alemanha e Barrichello ficando com lugar mais baixo do pódio numa corrida burocrática. Apesar do quinto lugar, Schumacher aumentava sua vantagem em cima de Raikkonen para sete pontos, mas via preocupado o crescimento da Williams. Com os pneus Michelin funcionando muito bem no calor, Schumacher teria um longo verão europeu pela frente...

Chegada:
1) R.Schumacher
2) Montoya
3) Barrichello
4) Alonso
5) M.Schumacher
6) Webber
7) Button
8) Heidfeld

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