quinta-feira, 28 de junho de 2018

História: 20 anos do Grande Prêmio da França de 1998

Após uma ligeira passagem pela América do Norte, a F1 retornava à Europa com algumas novidades. Mesmo tendo marcado um ponto em Montreal, Jan Magnussen acabou dispensado pela Stewart e seu lugar foi ocupado por Jos Verstappen, que estava fora da F1 desde o final de 1997. Magnussen havia chegado na F1 com altas expectativas e era uma espécie de protegido por Jackie Stewart após sua ótima temporada na F3 Inglesa em 1994, onde chamou a atenção de todos, mas o dinamarquês decepcionou bastante na F1, nunca repetindo o brilho dos seus tempos nas categorias de base. Hoje, Jan Magnussen é uma espécie de exemplo de pilotos que são fenômenos nas categorias de base, mas se perdem quando chegam à F1.

A Goodyear havia produzido um novo tipo de pneu que traria um ganho de competitividade aos seus clientes, em especial à Ferrari, na sua briga com a McLaren, porém, Mika Hakkinen conseguiu sua quinta pole na temporada, mas demonstrando a evolução da borracha americana, Schumacher ficou em segundo, apenas dois décimos atrás de Mika, numa pista que em tese favoreceria a McLaren. McLaren e Ferrari ocupariam também a segunda fila, com Jacques Villeneuve muito próximo em quinto. Fazendo uma temporada muito ruim até o momento, a Jordan se adapta bem aos novos pneus Goodyear e tiveram a melhor classificação do ano, superando seus rivais da Benetton.

Grid:
1) Hakkinen (McLaren) - 1:14.929
2) M.Schumacher (Ferrari) - 1:15.159
3) Coulthard (McLaren) - 1:15.333
4) Irvine (Ferrari) - 1:15.527
5) Villeneuve (Williams) - 1:15.630
6) R.Schumacher (Jordan) - 1:15.925
7) Hill (Jordan) - 1:16.245
8) Frentzen (Williams) - 1:16.319
9) Fisichella (Benetton) - 1:16.375
10) Wurz (Benetton) - 1:16.460

O dia 28 de junho amanheceu ensolarado e quente em Nevers, região rural onde se localiza o circuito de Magny-Cours e onde as equipes se viravam para conseguir hospedagens, fazendo a etapa francesa uma das menos populares por causa da localização do autódromo, que ainda assim, sempre recebia bons públicos. A primeira largada foi cancelada quando Verstappen teve problemas em seu carro e a corrida teria uma volta a menos. Estranhamente o holandês largou na mesma posição na segunda tentativa, onde Schumacher conseguiu uma ótima largada e permaneceu na frente. Na primeira tentativa Hakkinen havia ultrapassado Schumacher, mas na largada para valer, o finlandês não repete o mesmo arranque e acaba ultrapassado por Irvine por fora na primeira curva, enquanto Coulthard era ultrapassado por Villeneuve, mas o escocês retomaria a posição na freada da reta oposta.

Irvine ter ultrapassado Hakkinen na largada ajudou bastante Schumacher, que imprimiu um ritmo forte na frente, abrindo 6s em cinco voltas, enquanto o irlandês segurava os dois carros da McLaren. Mais atrás, Villeneuve era pressionado pelos dois carros da Jordan, mostrando a recuperação da equipe do velho roqueiro Eddie Jordan, porém, Damon Hill tem problemas de motor e abandona na volta 19. Logo em seguida Ralf vai aos boxes com a suspensão dianteira quebrada e fica muito tempo nos boxes para consertar o problemas, chegando a retornar a corrida, mas sem chances de marcar pontos. Hakkinen ficava cada vez mais impaciente atrás de Irvine e na volta 20 ele tenta uma ultrapassagem otimista, que o faz perder o controle do seu McLaren e roda. Mika voltou à corrida sem problemas, perdendo apenas a terceira posição para Coulthard. Na volta seguinte Hakkinen foi aos boxes fazer sua parada programada, retornando atrás de Alesi, ultrapassando-o rapidamente, demonstrando sua fome de não perder mais tempo. Coulthard consegue ultrapassar Irvine na pista, mas a McLaren tem problemas no pit-stop, demorando 17s para terminar o serviço no carro do escocês. Quando as duas Ferraris fazem suas paradas, Schumacher liderava com mais de 20s de vantagem em cima de Irvine, que novamente tinha Hakkinen em seus retrovisores, enquanto a McLaren tinha dúvidas se todo o combustível havia entrado no carro de Coulthard.

A segunda rodada de paradas viu a McLaren continuar a sofrer com a máquina de reabastecimento de Coulthard, que foi aos boxes duas vezes para colocar combustível e caiu para sétimo. Hakkinen voltou mais rápido no seu terceiro stint e voltava a pressionar Irvine pela segunda posição, enquanto Schumacher liderava absoluto na frente. Coulthard teve que ir aos boxes pela quarta vez para completar o tanque e terminar a corrida. O quinto colocado Wurz leva um susto quando o motor de Tora Takagi quebra na sua frente e o austríaco roda, mas ainda retorna na quinta posição. Frentzen chega a ultrapassar Alesi pela sexta posição, mas logo em seguida o alemão tem problemas de suspensão e abandona. A briga do final da corrida foi mesmo entre Irvine e Hakkinen, que fez de tudo para ultrapassar o piloto da Ferrari, inclusive quase rodando novamente, mas Irvine conseguiu manter a posição. Schumacher conseguiu a terceira vitória do ano e a trigésima da carreira, provavelmente uma das mais tranquilas. Com Irvine mantendo a segunda posição, a Ferrari conseguia sua primeira dobradinha em oito anos! Villeneuve fez uma corrida solitária após os abandonos dos carros da Jordan para ser quarto, enquanto Wurz terminou em quinto e Coulthard ultrapassou Alesi na última volta para ser sexto. A vitória de Schumacher representou uma aproximação no campeonato e com Coulthard tendo problemas, a briga pelo título ficava ainda mais centralizada entre Schummy e Hakkinen.

Chegada:
1) M.Schumacher
2) Irvine
3) Hakkinen
4) Villeneuve
5) Wurz
6) Coulthard

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