domingo, 1 de setembro de 2019

Com a mão na taça

Josef Newgarden esteve longe de fazer uma corrida agressiva nessa tarde em Portland, mas levando seu Penske na manha até o final, o americano praticamente pôs uma mão no título desse ano na Indy, numa prova vencida pelo seu companheiro de equipe Will Power.

A primeira curva do tradicional circuito de Oregon sempre teve como característica a apertada primeira curva, local de inúmeros acidentes, porém nesse ano Graham Rahal e Ryan Hunter-Reay tiveram panes mentais em dois incidentes separados no setor que neutralizou as primeiras vinte voltas de prova com bandeira amarela. Quando a corrida teve ritmo de bandeira verde, Scott Dixon ultrapassou o pole Colton Herta e parecia que ganharia em Portland para entrar de vez na luta pelo título, mas uma pane numa bateria estragou a corrida do neozelandês, o alijando da briga pelo hexacampeonato. O jovem Herta foi ultrapassado não apenas por Dixon, mas por todo um pelotão, liderado por Power, Rosenqvist e Rossi. Melhor piloto da Chevrolet no final de semana, Power dominou a corrida após o abandono de Dixon após segurar os ataques do segundo colocado Rosenqvist e venceu com muita tranquilidade, espantando os rumores de que poderia ser dispensado da Penske. A 37º vitória de Power o coloca como o sexto maior vitorioso da história da Indy.

Rossi necessitava desesperadamente da vitória, mas o americano da Andretti pareceu sem forças para brigar pelo objetivo e só não perdeu o lugar no pódio por que um recuperado Colton Herta não atacou muito o quase companheiro de equipe. Com Pagenaud fazendo outra corrida opaca para ser sétimo, Rossi reassumiu a vice-liderança, mas apesar da última etapa em Laguna Seca ter pontuação dobrada, Newgarden está muito próximo do título. O americano da Penske quase se envolveu no enrosco da largada provocado por Rahal, mas escapou sem danificar o carro e caiu para último. Numa recuperação segura, Josef chegou a vislumbrar um pódio, mas quando foi atacado por Herta, preferiu ficar numa sólida quinta posição que o deixou bem confortável para conseguir o bicampeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário