domingo, 22 de setembro de 2019

Ocaso de um campeão

Qual a novidade de Marc Márquez vencer uma corrida em 2019? Absolutamente nenhuma. O espanhol passeou em Aragão numa corrida totalmente sem graça e o sexto título poderá ser confirmado já na próxima etapa, tamanha o domínio de Márquez na MotoGP atual. No box ao lado, com 47s de desvantagem para o companheiro de equipe, Jorge Lorenzo entrou no festivo pit da Repsol Honda amargando uma triste vigésima posição, o que significou a penúltima colocação do Grande Prêmio de Aragão nesse domingo.

Exatamente um ano atrás, Lorenzo contava três vitórias na temporada 2018 e estava tudo assinado para compor um Dream Team na Repsol Honda ao lado de Márquez, porém, numa disputa com o seu compatriota, Lorenzo caiu na primeira curva de Aragão, iniciando um longo calvário de contusões. Antes mesmo de estrear pela nova equipe Lorenzo quebrou a mão num treinamento particular, atrapalhando sua adaptação à arisca moto da Honda, reconhecida por ter sido construída em torno da agressividade toda peculiar de Marc Márquez. Dono de uma tocada completamente inversa, Lorenzo simplesmente não se adaptava à Honda e para piorar, um seríssimo acidente em Assen fez o espanhol perder duas corridas por uma contusão nas costas.

Enquanto Jorge Lorenzo sofria para ficar entre os dez primeiros, Márquez fazia uma temporada impecável e ganhará o sexto título com alguma facilidade. Após retornar do acidente em Assen, Lorenzo viu sua confiança ficar ainda mais abalada com atuações pífias, culminando com a penúltima posição de hoje, apenas 1.3s na frente do último colocado, o inexpressivo Syahrin, da KTM. 

Jorge Lorenzo merece todo o respeito que um tricampeão merece. Suas atuações magnificas com a Yamaha ficaram na história, mas o espanhol tem começar a fazer uma reflexão do que vem fazendo na sua carreira. Com apenas 32 anos de idade, Lorenzo tem muita lenha para queimar, mas sua personalidade difícil vai fazendo o espanhol caminhar para ter um final de carreira parecido com o de Alonso, quando todos sabiam de seu talento, mas ninguém o queria na sua equipe. Lorenzo já se fez o favor de discutir com o chefão da Honda, Alberto Puig. Contudo, se Alonso ainda entregava resultados, Lorenzo nem isso, ficando difícil defende-lo, além da antipatia pelos anos em que Jorge foi o grande antagonista do super carismático Valentino Rossi.

A Honda já pensa abertamente em outros pilotos e com Johann Zarco dando sopa no mercado, a troca parece até fácil, mesmo o francês não tendo feito um bom trabalho na KTM. Um Lorenzo forte seria muito importante para a MotoGP, ainda mais com Marc Márquez reinando sozinho e sem ninguém para lhe fazer sombra a curto/médio prazo. Porém, ainda muito jovem, Jorge Lorenzo já está no ocaso de uma vitoriosa carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário