domingo, 15 de setembro de 2019

Como se fosse basquete

Aproveitando que a final do mundial de basquete masculino está acontecendo nesse momento entre a Argentina de Luís Scola e a Espanha de Marc Gasol, o mundial de MotoGP teve uma corrida em Misano que lembrou algumas partidas de basquete. Partida renhida, numa luta equilibrada para alcançar rebotes e conseguir bons arremessos de média e longa distância, o bom do basquete normalmente fica para os segundos finais, quando partidas parelhas são decididas. Não importa muito o que aconteceu durante os trinta e nove minutos iniciais de partida, mas sim o que acontece no final do último quarto. Assim foi a corrida em Misano nessa manhã. Fabio Quartararo e Marc Márquez passaram a corrida inteira juntos, com boa vantagem sobre Maverick Viñales, mas sem ataques. Os dois ponteiros andaram forte, administraram aonde foi possível e mantiveram as posições até a volta final. 

Foi quando a emoção realmente começou no Grande Prêmio de San Marino. Numa prova até mesmo morna, mas parelha, Márquez resolveu acabar com sua sequência de segundos lugares e partiu para cima de Quartararo, que perseguindo sua primeira vitória, não baixou a guarda. Os dois trocaram de posição duas vezes durante a volta final, mas cansado de ser superado na última curva, Márquez usou sua já vasta experiência e deu um pequeno break test em cima de Quartararo nas curvas finais para garantir um bom espaço para receber a bandeirada. Quartararo chegou em segundo liderando um pelotão de Yamahas, que tinha Viñales, Rossi e Morbidelli nessa ordem. Porém, o domínio da Yamaha foi totalmente sobrepujado pelo talento de Márquez. O ataque do espanhol da Honda era cristalino desde que ele se estabeleceu na segunda posição e despachou o terceiro colocado Viñales, mas o ataque não veio logo. Márquez estudou as linhas de Quartararo durante toda a prova antes de dar o bote final. Novato e ainda com muito a aprender, o francês foi para o tudo ou nada, mas acabou superado pela malandragem de Márquez.

Mesmo sendo o mais jovem da trupe da Yamaha, Quartararo parece ser mesmo o piloto que dará mais trabalho a Márquez, enquanto Viñales vai perdendo o posto de anti-Márquez na MotoGP. Andrea Doviziozo, ainda se recuperando do seu perigoso acidente em Silverstone, fez uma corrida opaca e ficou logo atrás das Yamahas, mas com a vitória de Márquez, o sexto título do espanhol virou uma contagem regressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário