A Moto3 tem como característica o grande equilíbrio e a grande presença do vácuo, principalmente nos treinos. Não raro, os momentos derradeiros da classificação da Moto3 vê os pilotos andando lentamente e em grupo, cada piloto buscando o melhor posicionamento para conseguir o necessário vácuo para melhorar seu tempo na última volta. Nesse final de semana em Monza o vácuo se tornou preponderante, com ganhos de até três décimos de segundo, o que num terceiro treino livre bastante apertado, poderia fazer toda a diferença. Porém, os táticos da F1 erraram as contas e o que vimos no final do Q3 beirou o ridículo, mas os tifosi e Charles Leclerc não tiveram do que reclamar.
Com Max Verstappen previamente punido e Sergio Pérez tendo outro problema no motor, o Q1 foi morno e sem maiores surpresas, mesmo que indicando que a batata de Romain Grosjean está assando e o francês já até falou em outras categorias para 2020. A Renault surpreendeu com um ritmo muito forte em todos os treinos, algumas vezes se metendo entre as equipes top-3 e colocou seus dois carros facilmente no Q3. Correndo também em casa, a Alfa Romeo viu seus dois pilotos separados apenas dois milésimos, só que como a briga valia a décima posição, apenas Raikkonen foi ao Q3, mas o finlandês não aproveitou e bateu em sua primeira volta.
Até o momento a Ferrari vinha dominando todos os treinos, principalmente com Charles Leclerc, mas a Mercedes não estava com déficit da semana passada em Spa e prometia incomodar. Quando os pilotos completaram a primeira volta rápida, Raikkonen bateu e trouxe a bandeira vermelha. Pista limpa, os minutos passando e nada dos carros irem à pista. Leclerc liderava, seguido pela dupla da Mercedes e Vettel. Albon sequer tinha volta completada. Quando os carros resolveram ir para a pista, a confusão foi geral. Com dois minutos faltando para o fim, os carros andavam lentamente pela pista, procurando um melhor posicionamento para conseguir o vácuo do companheiro de equipe ou de quem quer que seja. O resultado foi um final patético, com apenas Sainz e Leclerc conseguindo abrir volta rápida, enquanto os demais sete pilotos ficaram pelo caminho.
Tomara que essa sessão não cause mudanças na classificação, trazendo de volta as chatas voltas únicas. A Mercedes reclamou um bocado, mas Leclerc não teve do que se queixar e largará na ponta amanhã, mesmo tendo que enfrentar o duo da Mercedes em outra decepção de Vettel. Mesmo com o sol forte de hoje, amanhã a previsão é de chuva. São nesses momentos que a Ferrari costuma se embananar e a Mercedes se sobressair, mesmo que na casa da Ferrari.
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