sábado, 21 de setembro de 2019

Hat trick

Quando a ótima fase da Ferrari terminaria com o fim das pistas rápidas, eis que os italianos conseguiram uma impressionante pole em Cingapura e Charles Leclerc conseguiu sua terceira pole seguida numa volta espetacular no Q3, superando as estrelas Hamilton e Vettel por muito pouco.

O Q3 de hoje foi um dos melhores da temporada, com muito equilíbrio e até mesmo imprevisibilidade no final. Após as duas vitórias de Leclerc em Spa e Monza, era esperado que a festa da Ferrari terminaria com o chegar de pistas menos afeitas a potência estúpida do motor V6 italiano. Os treinos livres mostraram Mercedes e Red Bull na ponta, mas Leclerc foi o mais rápido no TL3. Fogo de palha? Nem tanto. A Ferrari se mostrou forte em toda a classificação e se Verstappen ficou um pouco para trás na briga pela pole e Bottas errou quando não podia (sem novidade nenhuma), Hamilton se manteve impávido na luta pelo primeiro lugar. Na primeira volta rápida dos competidores do Q3, Vettel parecia que mostraria do que é feito um tetracampeão e conseguiu ficar em primeiro, enquanto os dois pilotos da Mercedes vacilavam e tomavam 1s da Ferrari. Se em Monza todos se atrapalharam na última volta rápida, no apertado circuito de Cingapura ninguém quis perder tempo, mas Vettel começou errando em sua volta e nem a completou. Mais atrás, Hamilton e Leclerc faziam voltas espetaculares.

Como está acontecendo várias vezes esse ano, a Ferrari tinha uma clara vantagem nas parciais com retas, mas perdia nos trechos mais travados. Leclerc conseguiu ser mais rápido do que Vettel e superou seu infeliz companheiro de equipe no final da volta, mas Hamilton tinha tudo faturar a pole nas demais parciais, contudo o inglês acabou superado por um décimo no trecho final e Leclerc conseguiu sua terceira pole consecutiva. Vettel esteve apagado em todo o final de semana e quando parecia que poderia superar Leclerc na hora que importa, acabou derrotado novamente. Sua cara na entrevista pós-corrida mostrava um piloto derrotado já na véspera, enquanto Hamilton sabe que a Mercedes tem um melhor rendimento na administração de pneus e pode muito bem superar Leclerc em ritmo de corrida. Bottas errou demais e Verstappen fechará a segunda fila amanhã, mas o holandês com certeza esperava mais nos treinos. McLaren e Renault foram para o Q3 e brigarão para serem o melhor do resto.

Leclerc conseguiu sua terceira pole consecutiva, mas no domingo a história poderá ser bem diferente, com a Mercedes tendo um carro mais afeito ao circuito de Cingapura, sem contar o desgaste de pneus, com os alemães tratando melhor da borracha do que os italianos. Porém, Leclerc deu outro recado à F1: ele e Verstappen serão o futuro o próximo da categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário