domingo, 13 de setembro de 2020

A era dos iniciantes

 


A mesma pergunta que se faz na F1, era feita na MotoGP até o início do ano: Como seria se o dominador estivesse de fora? No caso, das duas rodas, o que seria da MotoGP sem Marc Márquez? As corridas, em sua maioria, normalmente são excelentes na MotoGP, mas o vencedor não mudava nunca: no fim, sempre dava o espanhol da Repsol Honda! Com o sério acidente de Márquez ainda na primeira corrida desse ano, essa resposta foi dada com um campeonato de 2020 simplesmente espetacular, permanecendo o alto nível das corridas.

Fabio Quartararo deu pinta que poderia dominar a temporada, mas o francês está dando pinta mesmo de ser um Maverick Viñales melhorado. Depois das duas vitórias de Quartararo, houveram mais quatro vencedores diferentes e assim como o francês, três deles estrearam no topo do pódio. Após as duas vitórias da KTM com Brad Binder e Miguel Oliveira, hoje foi a vez de Franco Morbidelli brilhar em Misano com uma vitória enfática, dominando de ponta a ponta, mostrando a Petronas Yamaha que a equipe não tem apenas Quartararo. A corrida de hoje em Misano foi muito próxima o tempo inteiro, mas o domínio da Yamaha na classificação não se espelhou por completo na corrida. Enquanto Morbidelli e Rossi se mantiveram na ponta, Viñales e Quartararo despencaram pelotão abaixo. Sendo que no caso do francês, literalmente. E duas vezes! Desde as vitórias em Jerez Quartararo esteve longe do nível exibido na Andaluzia e hoje fez uma corrida horrenda, onde conseguiu a proeza de cair duas vezes. Já Viñales fez o de sempre. Conseguiu uma bela pole, largou muito mal e com a confiança abalada, foi sendo ultrapassado em sucessão até cair para sexta posição final.

Com pouco mais de metade da idade de Valentino, Morbidelli não cedeu um centímetro sequer para o experiente piloto e quando Rossi começou a perder rendimento de sua Yamaha, Franco manteve a liderança e não foi incomodado, vencendo de ponta a ponta sua primeira corrida na MotoGP. O surpreendente Francesco Bagnaia, que andava pelo paddock de bengala por causa de uma fratura na perna, foi o melhor piloto da Ducati e saiu de oitavo para segundo com o mesmo ritmo de Morbidelli. Bagnaia é o grande favorito para ser companheiro de equipe na Ducati oficial em 2021 de Jack Miller, que mais uma vez largou bem, brigou pela liderança e foi batido pelo desgaste de pneus. Na busca do seu pódio de número 200, Rossi foi superado na última volta por Joan Mir, que no final da penúltima volta tinha ultrapassado a outra Suzuki de Alex Rins. Segundo pódio seguido de Mir, demonstrando que 2020 vem sendo o ano dos jovens pilotos.

Porém, com a queda de Quartararo, o novo líder da MotoGP é um velho conhecido: Andrea Doviziozo. Meio brigado com a Ducati e sem ritmo em Misano, Dovi fez uma corrida de espera e os nove pontos do sétimo lugar o fizeram superar Quartararo no campeonato, mas por pouco. Sem Márquez, a MotoGP está basicamente sem favoritos e os pilotos novatos (ou quase novatos) vem se aproveitando para brilhar, mostrando que a próxima geração da MotoGP vem com muita força.

2 comentários:

  1. Em situação normal Bagnaia seria o escolhido pra suceder Dovizioso na Ducati. Mas infelizmente eles vão fazer a asneira de tirar o Lorenzo da aposentadoria porque o Dall'lgna tá torrando o saco da Ducati pra isso e ele não fez da vida do Dovizioso um inferno vivo até que o mesmo pedisse pra sair pra por no lugar um jovem como Bagnaia.

    ResponderExcluir
  2. Só pra concluir: A Ducati vai acabar cedendo ao Dall'lgna e irão mesmo tirar o Lorenzo da aposentadoria o que será um desastre dantesco.

    Vinicius Vergueiro.

    ResponderExcluir