domingo, 27 de setembro de 2020

Reação de Fabio

 


Quando venceu duas vezes seguidas na abertura da temporada 2020, somada a saída forçada de Marc Márquez, Fabio Quartararo deu a impressão que dominaria o campeonato, igualando aos feitos do próprio Márquez nos últimos anos, contudo, as corridas seguintes mostraram um Quartararo inseguro e nem de longe o piloto dominador em Jerez. Com a MotoGP novamente na Espanha, o piloto da Petronas Yamaha voltou a ter uma corrida tranquila e com a confiança em alta nas terras espanholas, voltou a vencer em 2020, se tornando o primeiro piloto a vencer três vezes esse ano e com o abandono de Doviziozo ainda na segunda curva, reassumiu a liderança do campeonato.

A Yamaha colocou seus quatro pilotos entre os cinco primeiros do grid e estava com a pinta de que poderia dominar o final de semana catalão, porém, as coisas não saíram como o imaginado, mesmo que a marca dos três diapasões tenha vencido no domingo. Primeiro Viñales fez uma largada horrorosa e como normalmente acontece nessas situações, o espanhol teve a sua frágil confiança abalada e nada mais fez durante a corrida, conseguindo a muito custo um top-10. O pole Morbidelli permaneceu em primeiro e segurou o rojão Jack Miller, sempre um bom largador, mesmo que não mantenha o ritmo. Porém, Quartararo não demorou para ultrapassar o australiano da Ducati e atacar o companheiro de equipe. Ao assumir a ponta, a Petronas Yamaha parecia que comemoraria uma dobradinha, mas Franco acabou errando na freada da primeira curva e permitiu que Rossi assumisse a segunda posição.

Com quase o dobro da idade de Quartararo, Rossi parecia ter condições de ataque e voltar a vencer, mas um erro nas voltas decisivos derrubou a lenda, para desespero de toda a torcida no mundo, que lamentou bastante a queda do piloto da Yamaha, que chegou aos boxes de sua equipe arrasado. Ele sabia que tinha chances sérias de vencer. Com Morbidelli perdendo rendimento, Quartararo tomou ainda mais as rédeas da corrida e venceu de forma tranquila. O triunfo em Barcelona pode ser o push que o francês precisava para brigar e ser o favorito ao título. A dupla da Suzuki completou o pódio, com um ritmo muito forte na segunda metade da corrida, algo que já vem sendo característico das motos de Hamamatsu. Porém, o surpreendente Joan Mir vem liderando a equipe. Mais jovem e menos experiente do que Alex Rins, Mir está na vice-liderança do campeonato e sua primeira vitória na MotoGP já é esperada para qualquer momento.

Com a vitória de Quartararo e a queda de Doviziozo, o campeonato deu uma clareada para o francês, que reassumiu a liderança do campeonato, enquanto Mir ainda é um perigoso segundo colocado no campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário