domingo, 20 de setembro de 2020

Sorte de Maverick

 


Após a corrida medíocre da semana passada na mesma Misano de hoje, Maverick Viñales desancou a criticar a Yamaha, reclamando da falta de aderência da moto em ritmo de corrida, não importando as poles e as boas posições conseguidas pelo espanhol. Ontem, Viñales fez o seu papel ao conseguir a pole, mas usando da sorte, pois o piloto mais rápido na classificação era Francesco Bagnaia, mas o jovem italiano da Pramac Ducati teve seu tempo deletado por causa do famoso 'track limit'. Hoje novamente Maverick contou com a sorte (e o azar de Bagnaia) para vencer pela primeira vez nesse ano e transformar a disputa do Mundial de MotoGP numa verdadeira loteria.

O leão de largadas Jack Miller largou muito bem novamente, mas não demorou muito para o australiano perder ritmo e no final abandonar. Viñales rapidamente reconquistou a ponta, mas se Bagnaia deu pinta de ser o piloto mais rápido do final de semana no sábado, ele comprovou no domingo. Largando em quinto, Bagnaia foi ultrapassando os pilotos um a um até chegar a primeira posição e administrar de forma até confortável a vantagem sobre o segundo colocado Viñales. Porém, o destino não quis que a MotoGP visse outro piloto ganhar pela primeira vez na categoria em 2020. Faltando poucas voltas Bagnaia errou e caiu, acabando com seu sonho da primeira vitória, mas está nítido que isso é apenas questão de tempo. Sem adversários por perto, Maverick Viñales apenas levou sua Yamaha até a bandeirada para se tornar o sexto piloto diferente a vencer em sete corridas nessa temporada, além de embolar de vez o campeonato.

Depois de muito tempo Fabio Quartararo fez uma corrida decente e brigava pela segunda posição com os espanhóis Joan Mir e Pol Espargaró, mas acabou sendo vítima do 'track limits' e acabou punido, perdendo sua posição de pódio para Espargaró, enquanto o segundo lugar de Mir o coloca na briga pelo campeonato, mesmo sem vitórias do piloto da Suzuki. Doviziozo fez uma corrida totalmente opaca, ficando atrás até mesmo das Hondas, que só funcionam com Marc Márquez, mas com a punição de Quartararo, manteve a ponta do campeonato por apenas um ponto, com Viñales empatado com Fabio e Mir logo atrás. Vencedor da semana passada, Morbidelli foi tocado na primeira volta e teve que fazer uma corrida de recuperação até o top-10. Rossi foi uma das primeiras quedas do dia, logo depois seguido por Brad Binder, que parecia ter ritmo para brigar pela vitória. Mesmo sendo tão bom quanto Mir e ainda mais experiente, Rins fez uma corrida horrorosa e foi o penúltimo dos poucos que receberam a bandeirada, numa prova com muitas quedas.

Sem maiores problemas nas primeiras voltas, a confiança de Maverick o fez ficar mais confortável na corrida de hoje e o espanhol da Yamaha venceu contando com a sorte de ver Bagnaia cair bem na sua frente. Porém, o campeonato da MotoGP está parecido com suas corridas: totalmente indefinidas. São seis vitoriosos diferentes em sete corridas, pilotos vencendo numa semana e ficando para trás na outra. E vice-versa. Por incrível que pareça, a saída indesejada de Marc Márquez fez muito bem à MotoGP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário