domingo, 13 de setembro de 2020

Corrida sem fim

 


Mugello, com sua bela pista e paisagem, sediou uma das corridas mais acidentadas dos últimos tempos na F1. Pilotos não acostumados com uma pista estreita e com áreas de escape cheia de brita, juntando a uma relargada caótica fez do Grande Prêmio da Toscana uma imensa bagunça, mas só do pelotão intermediário para trás. Na corrida Mercedes, a briga pela vitória ficou restrita aos dois pilotos da montadora, incluindo trocas de posição devido as três largada realizadas no dia de hoje, que teve duas bandeiras vermelhas. Hamilton perdeu a primeira batalha para Bottas, mas sobrou nas seguintes e venceu hoje, chegando ao triunfo de número 90 na F1, se aproximando da incrível marca de Schumacher, enquanto Albon diminuiu a pressão que tem em si com o seu primeiro pódio na F1.


A corrida em Mugello começou agitada, mas por incrível que pareça, com pouquíssimo tempo de bandeira verde. Logo na terceira curva uma carambola envolveu Max Verstappen e Pierre Gasly, tirando-os da corrida imediatamente. Max teve problemas de potência e mesmo largando melhor do que Hamilton, foi engolido pelo pelotão e seu mau posicionamento nas primeiras curvas acabou lhe colocando no meio de uma confusão em que foi a maior vítima. Tudo pronto para relargada, quando ocorreu uma situação polêmica. Quando safety-car apaga sua luz, indicando que vai para os boxes e a corrida vai recomeçar, o líder do pelotão diminui o ritmo, justamente para acelerar quando bem entender. Porém, a Mercedes vermelha (em homenagem à Ferrari e seu milésimo GP na F1) apagou a luz já na entrada da última curva, deixando o líder Bottas numa sinuca de bico. O finlandês entrou na longa reta dos boxes muito lentamente e ocorreu o chamado efeito-sanfona, quando alguns pilotos do pelotão de trás aceleraram antes dos da frente e um grande acidente aconteceu na reta dos boxes, acabando com a corrida de Giovinazzi, Sainz, Magnussen e Latifi. Bandeira vermelha.


A prova nem havia iniciado para valer e já haviam seis abandonos, que viraria sete quando Esteban Ocon nem foi para a segunda largada, com problemas em seu Renault. Hamilton largou pessimamente na primeira partida, mas na segunda oportunidade o inglês não perdeu a chance e numa bela ultrapassagem por fora, ultrapassou Bottas para não mais perder a posição. A briga pelo terceiro lugar estava animada entre Stroll, Ricciardo e Albon. Depois do que seria a única rodada de paradas, Ricciardo tomou o terceiro lugar de Stroll e estava pronto para dar o primeiro pódio para a Renault nessa nova fase quando o canadense saiu forte da pista na Arrebiatta2, destruindo o seu Racing Point e seu pai tendo que gastar muito dinheiro com funileiros e outras cositas más. E assim todo o pódio da corrida passada em Monza estava fora da corrida e Mugello. Com a barreira de proteção destruída, nova bandeira vermelha e uma terceira largada seria necessária. Se Hamilton largou normalmente, ao olhar para o lado nem teve com que se preocupar, pois quem ocupada o segundo posto era Ricciardo, com Bottas novamente vacilando em mais um momento crucial. O nórdico rapidamente ultrapassou Ricciardo, mas não teve chances de alcançar Hamilton, tendo que se conformar com um segundo lugar.


Com todos os pilotos utilizando os compostos macios, a Red Bull se comportava melhor do que a Renault e Albon ultrapassou Ricciardo para ascender ao terceiro posto e conseguir seu primeiro pódio na F1 e também do seu país. A pressão sobre Albon só crescia, mas esse pódio, mesmo que ajudado pelos vários abandonos, é um alívio para o tailandês. Ricciardo esteve perto do pódio e se não houvesse a segunda bandeira vermelha, talvez o australiano sorrisse contente ao lado dos pilotos da Mercedes, mas Daniel mostrou todo o potencial da Renault, que deu um salto depois da péssima corrida em Barcelona. Ainda chateado e abatido pela dispensa da Racing Point mesmo tendo contrato, Sergio Pérez fez uma corrida opaca e ficou apenas em sexto, seguido de perto pela Alpha Tauri de Kvyat. Com apenas doze carros restando na bandeirada, Kimi Raikkonen conseguiu seus primeiros pontos em 2020 (mesmo punido) na pista onde experimentou pela primeira vez um carro de F1 vinte anos antes. Anfitriã da festa e homenageada em todos os momentos pela sua corrida de número mil na F1, a Ferrari fez outra corrida abaixo do medíocre, com seus pilotos fechando a zona de pontos. Na primeira relargada Leclerc chegou a ser terceiro, mas a forma como o monegasco era ultrapassado chegava a ser deprimente para um time tão glorioso e que estava em festa. A Williams teve uma chance de ouro para marcar seu pontinho em 2020, mas Russell não foi capaz de ultrapassar Vettel nas voltas finais ou tirar a diferença para capitalizar a punição de Raikkonen.


Destaque também para a estreia do ótimo Everaldo Marques na Globo, que debutou narrando F1, algo que ele já havia feito muito no rádio. Com bastante conhecimento e sem gritarias incessantes, Eve, como é chamado, não deixou de dar informações precisas (tirando a confusão de Tambay e Arnoux em Ímola/1983), perguntar na hora certo aos seus comentaristas e mantendo seu conhecido bom humor. Aprovadíssimo! A F1 também debutou em Mugello com uma corrida cheia de acidentes, mas o resultado do vencedor não mudou muito. Sexta vitória de Hamilton em nove corridas e hepta praticamente assegurado. Com Verstappen de fora logo na terceira curva a Mercedes não teve trabalhos e nem ligou para a carnificina que ocorreu no pelotão intermediário.

2 comentários:

  1. mesmo que a corrida de hoje foi excelente, Mugello não deveria estar nos próximos anos, é uma pista muito apertada e de pouquíssimos pontos de ultrapassagens, além de causar muitos acidentes como entre Gasly, Raikkonen, Grosjean e Verstappen, mas a corrida foi ótima.

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  2. E essa direção de prova hein? Lambança total! A culpa do caos na reta dos boxes foi completamente deles!! Onde já se viu o safety car indicar aos pilotos que vai entrar nos boxes na última curva? Meu Deus! E ainda advertiram os pilotos pela confusão. Piada! Além disso discordo do comentário do Lucas, a reta é um ponto de ultrapassagem suficiente, e a pista é excelente sem aquelas áreas de escape asfaltadas idiotas.

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