domingo, 19 de julho de 2015

Tradição mantida

Mesmo sofrendo com a inferioridade do motor Honda frente a potente usina de força da Chevrolet neste ano, a equipe Andretti tem como característica ao longo dos últimos anos andar sempre muito bem na curtíssima pista de Iowa. Em 2015, não foi diferente. A classificação indicava outro banho das equipes Penske e Ganassi, inclusive com uma dobradinha brasileira na primeira fila, com Helio Castroneves superando Tony Kanaan, mas no desenrolar das trezentas voltas no pequeno circuito de Iowa, muitos acidentes e quebras foram se sucedendo e os pilotos da Andretti foram crescendo.

Ryan Hunter-Reay fazia uma prova discreta, mas andando no mesmo embalo dos seus companheiros de equipe, Marco Andretti, Carlos Muñoz e Justin Wilson. O americano, que já foi campeão da Indy, é considerado um piloto pouco carismático e que não ajuda a promover a categoria. Ao contrário de Josef Newgarden. Jovem, rápido e bem parecido, Newgarden dominou boa parte da prova, se metendo na briga de Penske e Ganassi, sendo que os pilotos dessas equipes foram caindo um a um. O primeiro, logo na quarta volta, foi o líder do campeonato Juan Pablo Montoya, vítima de uma falha mecânica que o fez bater forte. Depois, foi a vez dos carros de Kanaan e Dixon a deixar seus pilotos na mão. Helio Castroneves reassumiu a ponta antes da primeira parada e parecia o grande favorito a vitória, mas o pole não soube negociar muito bem com o tráfego e quando foi ultrapassado por Newgarden, perdeu-se no meio do trânsito. Power e Pagenaud nunca andaram bem na corrida. Com isso, a trupe da Andretti foi se aproximando do primeiro pelotão e logo estavam brigando com Newgarden pela ponta. Mesmo em crise devido ao motor Honda, a Andretti ainda é uma grande equipe, principalmente comparada a equipe de Newgarden. Na última parada, a Andretti superou a CFH de Newgarden e Ryan Hunter-Reay venceu pela primeira vez em 2015.

Com Sege Karam em terceiro e Graham Rahal em quarto, uma rara situação de domínio americano na Indy aconteceu. Para ser sincero, não me lembro do último 1-2-3-4 de pilotos ianques na Indy. Ryan Hunter-Reay vinha de uma temporada 2015 medonha, apenas em 14º no campeonato, mas o americano usou sua boa experiência em Iowa, onde já triunfou outras vezes, para vencer esse ano e sair do seu jejum de vitórias. Montoya teve muita sorte pensando em campeonato. Seus principais rivais pelo título ficaram pelo caminho, mas Graham Rahal continua sua ótima forma e numa prova de recuperação após ter problemas numa das suas paradas, conseguiu outro top-5 e é o vice-líder do campeonato. Levando-se em conta que Ganassi e Penske tem os melhores carros de 2015, ver Dixon, Castroneves e Power com problemas durante a prova em Iowa, deixou Montoya ainda com algum conforto para as três provas finais da Indy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário