sábado, 25 de julho de 2015

Analisando Fernando

Minha formação não é na psicologia, apesar de estado perto dessa ciência nos últimos tempos. E pelo fato de estar perto, não significa que eu queira ser um psicólogo, nem agora, nem no futuro. Porém, usar o bom senso e o cenário como um todo, é possível interpretar o que se passa com Fernando Alonso. Hoje, o espanhol falou sobre muitas coisas sobre o seu momento atual e sua relação com a F1. Vamos a algumas frases que Fernando disse hoje e o que elas PODEM significar.

"Eu amo automobilismo, todas as categorias, e é verdade que a F1 não é mais exatamente a mesma ou animadora como era no passado - ao menos para mim, por guiar carros 2s ou 3s mais rápidos que um carro da GP2. Neste momento, há uma grande motivação com a McLaren-Honda. Meu primeiro kart foi uma réplica da McLaren-Honda, agora estou aproveitando esse processo de nos tornarmos competitivos começando do zero".

A F1 está num momento de transição e os tempos estão baixando do ano passado para cá. A pole de Hungaroring em 2014 foi 1:22.715. Esse ano, 1:22.020. Sete décimos de diferença. Agora, o fato de não estar no melhor carro desanima Alonso, que se acha o melhor piloto dessa geração. Dá um Mercedes para o espanhol, que rapidinho ele se anima de novo.

"Sem testes, com esses pneus, com essas limitações, com o calendário do ano passado, por exemplo, há uma tentação para ir a outras categorias, isso é verdade"

A F1 está sem testes há vários anos e não me recordo de Alonso reclamando disso, seja na Ferrari ou McLaren, na primeira passagem. Ele tem razão no quesito pneus. Sem referência externa, leia-se uma segunda fornecedora de pneus, e com as equipes solicitando pneus que não durem muito para forçar pit-stops, a Pirelli apenas faz o que lhe pede. Simples assim. Não tenho dúvida que a Pirelli tem totais condições de fazer pneus que durem 305 km com alta performance. Basta a F1 querer. Acho que até Alonso gostaria disso...

"Era mais divertido antes, mas não acho que é por causa de mais sensores ou mais informações. Antes, tínhamos mais liberdade em termos de melhorar o carro. Você vê que o carro não é competitivo no primeiro quarto da temporada, então encontra algumas soluções e talvez fique competitivo. Agora, a Mercedes vai ganhar todas, a Manor vai ser a última em todas com mais ou menos sensores e feedback dos pilotos. O problema não é a quantidade de informação. Nossas mãos estão atadas pela temporada, então quando colocamos o carro em Barcelona ou Jerez para o primeiro teste é uma moeda no ar, se você será competitiva e terá uma boa temporada ou se não será e vai ter um ano ruim" 

Essa foi a melhor de hoje! Provavelmente Alonso não conhece a história da F1 para falar uma coisa dessa. Alguém lembra de uma equipe começar um campeonato mal e melhorar a ponto de ficar competitivo? Desde que F1 é F1, quando um carro é mal concebido, a temporada acaba para uma equipe. Podiam testar à vontade, que o resultado seria o mesmo! Em 1988, a McLaren venceu 15 em 16 corridas na mesma época em Alonso ainda corria de kart e tinha uma réplica em casa. Não teve testes e melhorias que dessem jeito nisso. Era começar o final de semana 27 anos atrás e ter McLaren na ponta em todas as sessões do final de semana, com uma ou outra exceção. Exatamente como hoje com a Mercedes. Quando havia essa 'liberdade' que Alonso clama, a Minardi foi sempre a última em seus tempos. Resumindo. Domínio de uma certa equipe sempre aconteceu na F1 e de certa forma esses domínios são até cíclicos. Um tempo foi McLaren, depois Williams, depois McLaren, depois Ferrari, depois Red Bull, agora Mercedes... Novamente. Se Alonso estivesse de Mercedes, ele não estaria reclamando de domínio algum. Como ele está mais próximo da Manor...  

A F1 passa por uma crise de identidade, mas outras já aconteceram e a F1 sobreviveu. Diga-se de passagem, desde sempre ouço que a F1 está em crise e que bom mesmo era nos 'bons tempos'. Mas quando você vai pesquisar os 'bons tempos', reclamava-se praticamente da mesma forma de hoje. E assim caminha a humanidade. A F1 precisa mudar algumas coisas? Sim e para ontem! Mas ter gente como Alonso choramingando pelo paddock não ajuda nessas mudanças...

7 comentários:

  1. Mas tenho que dizer que a Fórmula 1 que existiu até 2002 era muito melhor,mesmo com tanto domínio de McLaren,Williams e Ferrari.

    A partir de 2003,ela deixou de existir.

    Essa categoria que aí está não é Fórmula 1,mas sim um Frankenstein que usa o nome.

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    1. Discordo Vinicius!
      De 2003 para cá a F1 teve ótimos anos, assim como de 1950 até 2002 teve anos ruins, por variados motivos.
      Não considero ano passado uma temporada ruim e sem emoção. Ao contrário desse ano...
      O que acontece é que desde que me entendo por gente e acompanho F1, se critica a categoria. Me lembro que em 1993 o pessoal queria se mudar para a Indy, pois se dizia que 'nos Estados Unidos as corridas são emocionantes, ao contrário da F1, que está sem graça'. 22 anos atrás. Nos 'bons tempos'!
      A realidade é que a F1 não consegue e nem conseguirá agradar todo mundo!

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    2. E considero 2002 umas das piores temporadas que me lembro da F1...

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  2. João,cito aqui uma frase do grande Luiz Alberto Pandini: prefiro uma corrida chata de verdade a uma corrida emocionante de mentira.

    E desde 2003,vemos a F1 virando uma Nascar de rodas descobertas. Restrições absurdas,um regulamento horroroso,entre outras coisas.

    Tudo bem,teve algumas coisas positivas,mas no saldo geral, os prejuízos são bem maiores que os benefícios.

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    1. Ok Vinicius...
      Continuo discordando e só pra nós aqui, faz tempo que não concordo com alguma coisa do Pandini... rsrsrs
      Só digo uma coisa: as coisas evoluem, a F1 do passado ficou no lugar dela, ou seja, no passado. Algumas mudanças foram muito boas de 2002 para cá (a classificação por exemplo) e outros nem tanto.
      Como falei, a F1 nunca vai conseguir agradar a todos!

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    2. Sinto falta das classificações de uma hora,com todos os pilotos na pista,entrando na hora que bem desejasse.

      Sinto falta dos testes de pré-temporada,essenciais pra qualquer equipe desenvolver corretamente seus carros,hoje se um carro nasce errado ou tem algum defeito que precise de solução,não será possível a correção,pois os testes ficam proibidos.

      Sinto falta da guerra dos pneus,adorava ver Michelin x Bridgestone x Goodyear x Pirelli x Dunlop x Avon.

      São algumas das coisas que sinto falta na F1 de hoje.


      Mas tem coisas positivas,ano que vem,finalmente acabam com essa palhaçada de os Pilotos serem obrigados a ter que usar os dois compostos disponibilizados pro final de semana. Agora cada piloto poderá usar o composto que mais for de seu agrado,sem ter que obrigatoriamente usar os dois compósitos sob pena de uma punição draconiana.

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  3. Para você ver como a F1 não agrada a todos...
    Eu não gostava da classificação de uma hora!
    Prefiro 1000x o formato atual!
    Desde sempre quando um carro nasce errado ou tem algum defeito... adeus temporada! Com ou sem testes!

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