sexta-feira, 24 de julho de 2015

História: 10 anos do Grande Prêmio da Alemanha de 2005

Mesmo com Juan Pablo Montoya e Michael Schumacher ainda tendo chances matemáticas de estarem na briga pelo título, a realidade mostrava que o campeonato de 2005 estava sendo verdadeiramente disputado entre os jovens Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, com vantagem para o espanhol devido à consistência da equipe Renault, mesmo a McLaren sendo ligeiramente mais rápida que o time francês. Na corrida de 2004 dominada pela Ferrari de Michael Schumacher, Raikkonen foi o único que ameaçou o alemão em casa, mas Kimi abandonou no começo da corrida. O finlandês costuma andar bem Hockenheim, mas Raikkonen ainda sofria com sua falta de sorte...

A McLaren mostrou sua superioridade em todos os treinos a na classificação, Raikkonen conseguiu mais uma pole com ampla vantagem sobre o segundo colocado. A sessão de classificação foi de sentimentos misturados para a McLaren. Alonso errou em sua volta rápida e acabou em terceiro, superado por Button. Último a ir à pista, Montoya vinha andando no mesmo ritmo de Raikkonen, mas o colombiano perdeu o controle do seu carro na última curva, acabando por bater de traseira na proteção de pneus. Com isso, ao invés de uma dobradinha no grid, a McLaren teria seus dois carros nas duas pontas do grid, para desgosto de Ron Dennis.

Grid:
1) Raikkonen (McLaren) - 1:14.320
2) Button (BAR) - 1:14.759
3) Alonso (Renault) - 1:14.904
4) Fisichella (Renault) - 1:14.927
5) M.Schumacher (Ferrari) - 1:15.006
6) Webber (Williams) - 1:15.070
7) Heidfeld (Williams) - 1:15.403
8) Sato (BAR) - 1:15.501
9) Trulli (Toyota) - 1:15.532
10) Klien (Red Bull) - 1:15.635

O dia 24 de julho de 2005 amanheceu nublado e até mesmo um pouco frio em Heidelberg, cidade próxima do mítico circuito de Hockenheim, mesmo que as longas retas do circuito terem ficado apenas na memória dos pilotos e torcedores. Era um clima estranho para o começo do verão europeu, mas isso ajudaria aos pilotos, pois com um clima mais ameno, a preocupação com a degradação dos pneus seria menor do que numa pista quente, como normalmente acontece em Hockenheim. Na largada, Raikkonen sai sem muitos problemas, mas se o finlandês esperava que Button fosse uma espécie de escudo, ele estava bem enganado. Com gana de ficar próximo do seu rival pelo título, Alonso novamente larga muito bem e assume o segundo lugar, deixando o inglês da BAR em terceiro. Mais atrás, no pelotão intermediário, alguns toques resultaram numa asa quebrada de Sato e um pneu furado no carro de Trulli. Durante a primeira volta, os veteranos Rubens Barrichello e Jacques Villeneuve trocam tintas, abrindo caminho para que pilotos do meio do pelotão ganhassem posições.

Com tantas confusões, Montoya já pulava de último (20º) para décimo primeiro, enquanto Raikkonen liderava à frente de Alonso, Schumacher e Button. Raikkonen abria diferença sobre Alonso e na oitava volta já tinha 4s de vantagem, enquanto mais atrás, Montoya continuava sua corrida de recuperação a após ultrapassar com facilidade Klien e Ralf Schumacher, o colombiano ficou empacado atrás de Fisichella, em nono lugar, com o italiano tendo dificuldades de dirigibilidade no seu Renault devido à um toque na primeira volta. A primeira rodada de paradas começou na volta 15, mas provando a qualidade e velocidade do carros da McLaren, Raikkonen e Montoya só efetuaram suas paradas nas voltas 25 e 26, respectivamente. Kimi fez várias voltas rápidas antes de fazer seu pit-stop, mantendo sua posição confortavelmente, enquanto Montoya já aparecia em quinto após a primeira rodada de paradas. A diferença entre Raikkonen e Alonso estava na casa dos 11s, com Montoya se aproximando de Schumacher e Button, com o alemão da Ferrari tendo dificuldades com os seus pneus Bridgestone. A corrida estava quieta e muito provavelmente a terceira posição fosse decidida na segunda e última rodada de paradas. Lá na frente, tudo levava a crer no mais tranquilos dos desfechos. Quando Raikkonen sofreu outro grande baque em 2005.

Na volta 35, Raikkonen diminui o seu ritmo e pára sua McLaren na reta oposta. O carro de Kimi simplesmente travou! Era o velho problema hidráulico! Em sua luta com Alonso pelo título, o abandono, na casa da Mercedes, de Raikkonen foi um tremendo balde de água fria! Correndo resignado em segundo, Alonso deve ter levado um susto quando sua equipe lhe mostrou 'P1'. Sozinho, sem ser atacado por ninguém, Alonso só tinha uma coisa a fazer nas 32 voltas seguintes: levar a 'criança' para casa. Ao contrário do espanhol, Schumacher era pressionado fortemente por Button e acabou ultrapassado pelo inglês no Hairpin. Na volta seguinte, Button e Schumacher foram aos boxes pela segunda vez, mas a posição de ambos foi a mesma. Festa para Button e um segundo lugar garantido? Negativo!

Montoya fazia uma excelente corrida de recuperação e após retardar ao máximo sua segunda parada, o colombiano emergiu na frente de Button por muito pouco, assumindo a segunda posição. Após largar em último! Os problemas de pneus de Schumacher só pioram após a segunda parada (só para lembrar: em 2005 os pit-stops não continham troca de pneus...) e o alemão vai perdendo rendimento e vê seu quarto lugar ser ameaçado por Fisichella, que mesmo parando duas vezes nos boxes, não conseguiu resolver seu problema de dirigibilidade. O italiano da Renault ficou empacado atrás de Schumacher e com isso, uma longa fila atrás do alemão da Ferrari se formou. Fisichella tinha um carro nitidamente mais rápido, mas não se decidia. Contudo, já na penúltima volta, o italiano mergulhou por dentro no Hairpin e tomou o quarto lugar de Michael. Seu irmão Ralf, ainda mais indeciso e inseguro do que Fisichella, ainda mais com relação ao irmão mais velho, pouco atacou Michael, mesmo tendo meios para isso. Do quarto ao oitavo, havia apenas 6s de diferença. Lá na frente, Alonso recebeu a quadriculada para a sua sexta vitória no ano com 22s de vantagem sobre Montoya, um dos destaques da corrida, após a caca nos treinos. Com esse triunfo e o abandono de Kimi, Alonso colocava uma mão e meia na taça!

Chegada:
1) Alonso
2) Montoya
3) Buttton
4) Fisichella
5) M.Schumacher
6) R.Schumacher
7) Coulthard
8) Massa

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