domingo, 12 de julho de 2015

Super Seb

O francês Sebastien Bourdais deu outra demonstração de sua subutilização dentro da Indy. Se dependesse unicamente de talento, Bourdais deveria estar numa equipe grande para brigar pelo título, não na média KV Racing, onde Bourdais pode mostrar todo o seu talento apenas em circunstâncias eventuais, como hoje em Milwakee.

A prova na tradicional pista de uma milha começou com domínio do pole Josef Newgarden, que já tinha feito o melhor tempo nos dois treinos livres, além do melhor tempo na classificação. Numa pista onde o desgaste de pneus é muito grande, quem parasse primeiro, teria uma vantagem brutal quando retornasse à pista com pneus novos. E foi assim que o pelotão em Milwakee se modificava na primeira metade da prova, pois quem adiantasse em uma ou duas voltas seu pit-stop, fatalmente ganharia terreno. Bourdais já vinha em terceiro lugar quando a primeira bandeira amarela do dia apareceu com o motor quebrado de James Jakes, permitindo uma mudança na estratégia de pilotos, já na metade da corrida. Bourdais resolveu ficar na pista e com outra bandeira amarela logo na relargada com a rodada de Ryan Briscoe, que levou o coitado do Will Power à reboque, o francês pôde relargar com tranquilidade e abrir um absurdo de diferença para os demais pilotos.

O ritmo de Bourdais era tão forte, que em sua última parada, o francês simplesmente tinha uma volta sobre o segundo colocado Helio Castroneves, que largou em último por um erro burocrático de sua equipe durante a classificação. O brasileiro da Penske vinha ruminando no meio do pelotão, com um carro nada equilibrado, mas a sorte (no caso do Helio, sua maior aliada em sua já longa carreira na Indy) deu uma baforada para Castroneves. Bourdais fez sua última parada e ainda voltou na frente do brasileiro, mas como Castroneves tinha parado uma volta antes do francês, o pit-stop de Helio era iminente e com os demais pilotos economizando para não parar mais, fatalmente o brasileiro da Penske acabaria caindo para as últimas posições. Então, Justin Wilson quebrou o seu carro, trazendo a bandeira amarela final e no lugar de parar praticamente sozinho e cair para as últimas posições, Castroneves parou junto de todo o pelotão, caindo apenas para quarto, já que, além de Bourdais, Montoya e Carpenter ficaram na pista.

Na última relargada, mesmo com pneus bem mais gastos que Castroneves, Bourdais não teve nenhum trabalho para vencer pela segunda vez em 2015, com o sortudo Helio Castroneves, andando no limite, se defendeu dos ataques do agressivo Graham Rahal, que com com esse resultado, já aparece em terceiro lugar no campeonato. Montoya se segurou bem com pneus desgastados e ficou ainda em quarto, aumentando sua vantagem no campeonato. No final, Bourdais conseguiu sua 34º vitória na Indy, somando o tempo na CART, e com a excelente pilotagem de hoje, o francês mostrou que é um dos melhores pilotos da Indy. Se fosse Roger Penske, que sempre procurou ter consigo os melhores pilotos em sua equipe, pensaria seriamente em contratar Bourdais. No lugar de quem? Do decadente Helio Castroneves, já fazendo hora extra na Penske...

Nenhum comentário:

Postar um comentário