domingo, 12 de julho de 2015

Agentes laranja

A Yamaha vinha dando uma de Alemanha na MotoGP e aplicava um sonoro 7x1 na Honda nesse ano, incluindo quatro vitórias seguidas de Jorge Lorenzo e domínio do campeonato, liderado por Valentino Rossi. Porém, uma mudança nos pneus Bridgestone e a chegada de um circuito único como Sachsenring fez com que a Honda desse uma guinada no campeonato e obtivesse a segunda vitória de 2015 com Marc Márquez, com direito a dobradinha, pois Daniel Pedrosa fez sua melhor corrida após seu retorno pós-cirurgia e superou Valentino Rossi, que se manteve na ponta do campeonato.

Após longo e tenebroso inverno, a Honda ficou com a dobradinha no grid na Alemanha, depois de Márquez fazer uma pole espetacular. O espanhol vinha de cinco vitórias seguidas em Sachsenring e dominou todo o final de semana. Nos anos de domínio de Márquez, Jorge Lorenzo se especializou em largadas sensacionais e com a dupla da Honda tão bem, além de estar inferiorizado no campeonato, Lorenzo fez uma manobra sublime na largada. Pedrosa provou-se o melhor largador da MotoGP, mas o espanhol da Honda ainda tem deficiências, com problemas físicos ou não, nas freadas. E quando chegou a primeira frenagem, Lorenzo foi por fora e freou o mais tarde possível, passando pelos dois pilotos da Honda. Simplesmente espetacular! Contudo, já com Rossi em quarto, era claro que Lorenzo não tinha ritmo para se manter na ponta, como acontecia no ano passado. Após suas quatro vitórias consecutivas, Jorge Lorenzo reclamou bastante da troca de borracha da Bridgestone e desde Assen parece não ter mais o ritmo para vencer corridas, perdendo o momentum no campeonato.

Devidamente ultrapassado por Márquez, Lorenzo foi presa fácil de Rossi e Pedrosa. Assumindo a ponta da corrida, Márquez rapidamente aumentou a vantagem sobre os seus três rivais e venceu pela sexta vez consecutiva, incluindo as classes menores, de forma tranquila em Sachsenring. A ultrapassagem de Rossi em cima de Pedrosa no começo da corrida foi crucial, pois permitiu ao italiano da Yamaha ultrapassar seu companheiro de equipe e trazer consigo Pedrosa, num ritmo melhor com sua Honda. Quando Pedrosa ultrapassou Rossi no final da prova para completar a dobradinha Honda, Lorenzo já estava 4.5s atrás de Rossi, que conseguiu seu objetivo nesse final de semana dominado pela Honda: ficar à frente de Lorenzo. Tendo agora treze pontos de vantagem sobre o rival, Rossi entra de férias com uma boa margem sobre Lorenzo, abatido pela perda de rendimento. E psicologicamente, ainda há um tabu na MotoGP: desde 1998, quem saiu do GP da Alemanha na liderança, venceu o campeonato no final. Porém, tabus estão aí para serem quebrados, mas Rossi, o rei dos jogos psicológicos, não deixará essa marca ser quebrada esse ano tão facilmente.

A Honda voltou a vencer, dando um gostinho especial ao campeonato. Márquez, utilizando o vencedor chassi de 2014, deixou de cair e voltou a andar no seu ritmo espetacular de sempre, vencendo pela segunda vez em 2015, mas suas quedas ao longo da temporada ainda o deixa em quarto no campeonato, longe da briga pelo título, que deve ser mesmo decidido entre os pilotos da Yamaha. Porém, com o crescimento de Márquez e da Honda, esse novo fator poderá ser um fator de desequilíbrio no campeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário