terça-feira, 20 de setembro de 2016

História: 45 anos do Grande Prêmio do Canadá de 1971

Com a temporada de 1971 definida, a F1 cruzou o Atlântico para as corridas finais da temporada, onde se retornava à Mosport Park, no lugar do apreciado e perigoso circuito de Mont-Tremblant. Num campeonato amplamente dominado por Stewart, a briga pelo vice-campeonato estava muito apertada e envolvendo vários pilotos, mas naquele momento, Peterson estava em segundo lugar, mesmo sem conquistar uma única vitória em sua primeira temporada completa na F1. Chegando na America, Colin Chapman descobre que seu braço-direito Maurice Philippe tinha abandonado a Lotus para se juntar à equipe de Parnelli Jones, levando consigo três mecânicos. Num ano ruim para a Lotus, pelo menos Chapman segurou Emerson Fittipaldi, que estava sendo assediado pela Ferrari. A McLaren tinha a volta de Denny Hulme e entregaria um segundo carro, aos cuidados de Roger Penske, ao novato Mark Donohue, já contando com 34 anos, mas com um belo cartel nas corridas americanas.

O final de semana em Mosport Mark foi marcado pela instabilidade climática, onde choveu na sexta pela manhã e os pilotos não puderam marcar bons tempos também na sexta-feira à tarde e no sábado. Os tempos eram bem apertados, mas Stewart finalmente conseguiu sua quinta pole na temporada, com dois décimos à frente de Siffert. Cevert completava a primeira fila, tomando quatro décimos do seu companheiro de equipe. Fittipaldi era quarto, à frente de um descontente Amon, reclamando bastante do seu Matra, seguido pelos dois suecos Peterson e Wisell. O grande desempenho vinha de Donohue, que em sua primeira corrida conseguia um bom oitavo lugar, batendo seu experiente companheiro de equipe, Hulme, enquanto a Ferrari sofria em terras canadenses e não colocava nenhum dos seus três carros no top-10.

Grid:
1) Stewart (Tyrrell) - 1:15.3
2) Siffert (BRM) - 1:15.5
3) Cevert (Tyrrell) - 1:15.7
4) Fittipaldi (Lotus) - 1:16.1
5) Amon (Matra) - 1:16.1
6) Peterson (March) - 1:16.2
7) Wisell (Lotus) - 1:16.3
8) Donohue (McLaren) - 1:16.3
9) Ganley (BRM) - 1:16.3
10) Hulme (McLaren) - 1:16.4

O dia 19 de setembro de 1971 amanheceu com um verdadeiro dilúvio em Ontario, cidade que abrigava o autódromo de Mosport Park e a pista estava extremamente molhada. No warm-up, Henri Pescarolo sofreu um sério acidente e se machucou levemente, o tirando da corrida. Na largada, sem safety-car, Stewart saiu muito bem na pista encharcada e se manteve em primeiro, seguido por Siffert, Peterson, Beltoise e Donohue que fez uma excelente largada, ao contrário Cevert. Para ajudar a vida de Stewart, Siffert sai da pista e cai para último, deixando um buraco para Peterson, outro que havia largado muito bem e já aparecia em segundo ao final da primeira volta.

Enquanto Stewart liderava, um trio de carros acompanhava o ritmo do escocês, enquanto o quinto colocado Fittipaldi ficava um pouco para trás. Donohue fazia uma corrida de estreia entusiasmante e acompanhava os líderes em quarto. Na volta 4, Peterson comete um pequeno erro e é ultrapassado por Beltoise, um ás em pista molhada, mas já 3s atrás de Stewart, outro grande piloto na chuva. Após quase sair da pista, Peterson volta a atacar e na sétima volta retoma a segunda posição de Beltoise, enquanto Donohue ficava isolado na quarta posição e Ickx, um dos primeiros 'Reis da Chuva' da história da F1, superava as deficiências de sua Ferrari em Mosport Park e ultrapassa Emerson para subir para quinto. A chuva continuava a cair forte e Stewart tinha dez segundos de vantagem em cima de Peterson, seguido de perto por Beltoise. Donohue vinha quarto, quinze segundos depois, com o pelotão bem espaçado. Peterson aumentou o ritmo e chega a diminuir seu déficit para 3s, mas o sueco erra novamente e de novo fica atrás de Beltoise. Na volta 15, Donohue vai aos boxes trocar sua viseira, mas com 30s de vantagem em cima de Ickx, o americano permanece em quarto. Na volta seguinte, os líderes se aproximam para colocar uma volta em Amon e Hulme, dois neozelandeses que detestavam correr na chuva. Amon deu passagem sem problemas, mas Hulme acabou fechando a porta de Beltoise, fazendo o francês sair da pista, bater e abandonar sua melhor corrida em 1971.

Com a chuva ainda muito forte, Peterson tentava um novo ataque em cima de Stewart, com os dois liderando a prova sozinhos. Na volta 20, o sueco finalmente consegue a ultrapassagem e imediatamente Peterson começa a abrir frente em cima de Stewart. O ritmo dos dois era tão forte, que somente até o quinto colocado Emerson Fittipaldi estava na mesma volta do líder Peterson. Quando a chuva começa a diminuir, a Stewart se aproxima de Peterson, reiniciando a bela batalha pela primeira posição, onde apenas eles e o estreante sensação Donohue estavam na mesma volta. Mesmo em condições difíceis, Peterson e Stewart imprimiam um ritmo muito forte e na volta 31, Stewart se aproveita do retardatário George Eaton e assume a primeira posição na freada da curva um. Peterson tenta resistir, mas acaba tocando em Eaton e sai da pista. Para sorte do sueco, ele não bate em nada e pode retornar à corrida confortavelmente em segundo, mesmo que 12s atrás de Jackie. Com a pista um pouco menos molhada, Ickx começa a sofrer com problemas de equilíbrio de sua Ferrari e era alcançado por Hulme, que tinha ultrapassado Emerson algumas voltas antes. Quando a chuva já tinha parado, Hulme assumia o quarto lugar na volta 36, enquanto Donohue dá uma pequena rodada, mas permanece em terceiro.

Com seus pneus em frangalhos, Ickx é facilmente ultrapassado pelas duas Lotus, com Wisell na frente de Fittipaldi. O sueco da Lotus sabia que estava dispensado da equipe e procurava um lugar para 1972, por isso, Wisell se esforçava mais do que o normal para mostrar seu talento para algum chefe de equipe. Os pneus Firestone de Peterson começavam a sofrer com o desgaste e Stewart, calçado com pneus Goodyear, aumentava sua vantagem para 25s. Porém, se a chuva tinha parado e até havia um trilho seco, uma névoa baixou sobre Mosport Park, reduzindo bastante a visibilidade dos pilotos, que passaram a andar até mais lento do que no início da corrida, com a pista encharcada. Com praticamente nenhuma preocupação com segurança, a corrida continuou normalmente. Alguns acham isso romântico, sendo que acho uma temeridade. Numa boa corrida de recuperação, mesmo em condições atrozes, Cevert consegue ultrapassar Ickx e Fittipaldi para assumir a sexta posição, enquanto a visibilidade piorava na medida em que a bandeirada se aproximava. Numa decisão inédita na história da F1, a corrida foi interrompida na volta 64 com bandeira vermelha, juntamente com a bandeira quadriculada. Porém, a corrida deveria ter sido parada há bem mais tempo. Jackie Stewart ganhou sua sexta corrida da temporada, mais uma vez demonstrando seu talento na chuva. Autor de uma corrida cheia de percalços, Peterson terminou em segundo lugar e garantiu o vice-campeonato. Em sua primeira corrida na Fórmula 1, Donohue obteve o terceiro lugar e, assim, dava a McLaren seu primeiro pódio na temporada. Hulme terminou em quarto lugar, já uma volta atrás de Stewart, marcando seus primeiros pontos desde o Grande Prêmio de Mônaco. Wisell e Cevert marcaram os últimos pontos. A vitória de Stewart na pista molhada marca a grande vingança da Goodyear sobre a Firestone após o desastre do GP da Holanda. A marca de Akron dominado seu concorrente, colocando quatro pilotos entre os seis primeiros. Em sua primeira temporada completa na F1, Peterson conseguia um incrível vice-campeonato, mostrando que ele era a maior revelação de 1971, num ano amplamente dominado por Stewart, com a ajuda providencial da Goodyear no Canadá.

Chegada:
1) Stewart
2) Peterson
3) Donohue
4) Hulme
5) Wisell
6) Cevert

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