terça-feira, 9 de maio de 2017

Além de Gilles

Poucas corridas foram tão esquecidas, mas são tão significativas e marcantes como o Grande Prêmio da Bélgica de 1982. A prova em Zolder resumiu o que foi aquela temporada de 35 anos atrás. Emocionante, confusa e polêmica. Além de mortal.

Um ano após a tragédia com um mecânico da Osella morto, atropelado por Carlos Reutemann, Zolder recebia a F1 num clima bastante pesado. Duas semanas antes as equipes alinhadas com a FOCA boicotaram o Grande Prêmio de San Marino e após muitas negociações, a trupe de Bernie Ecclestone resolveu se encontrar com as equipes alinhadas com a FISA na Bélgica. Aquela quinzena fora decisiva para o futuro da F1. Na Ferrari, o clima era irrespirável. "Eu nunca irei perdoa-lo. Se eu poder bloqueá-lo, acredite, eu farei. Agora é uma guerra entre nós!" Essa foi a forma 'carinhosa' com que Gilles Villeneuve se referia à Didier Pironi, que pouco tempo antes era seu amigo mais próximo e na chegada à Bélgica, era o pior inimigo do canadense. 

Todos tentavam argumentar com Gilles para que se concentrasse unicamente em correr, mas Villeneuve só queria uma coisa naquele final de semana e no resto da temporada: bater Didier Pironi. E o francês com isso? Inicialmente Pironi tentou transparecer que Villeneuve apenas era um mal perdedor. "Uma coisa é ser segundo colocado. Outra era ser segundo após ser roubado", respondeu Villeneuve. Todos estavam a favor de Villeneuve 35 anos atrás, enquanto Pironi parecia até mesmo envergonhado com a situação e até tentou uma aproximação com o seu companheiro de equipe, mas Gilles simplesmente ignorou Pironi.

O que aconteceu no dia 8 de maio de 1982, todos já conhecem. Villeneuve morreu tentando bater Pironi, que virou ainda mais vilão dentro da F1.

Porém, no dia seguinte haveria uma corrida. Claro, com um clima bem fúnebre, mas foi uma bela corrida. John Watson largava apenas em 12º e resolveu escolher pneus duros da Michelin, enquanto Lauda e boa parte dos pilotos que corriam com os pneus franceses, corriam com os moles. Os usuários da Goodyear resolveram usar pneus duros. Na largada, o pole Arnoux se manteve na frente por apenas cinco voltas, quando começou a ter problemas até abandonar. Alçado a primeiro piloto da Williams pela aposentadoria repentina de Carlos Reutemann, Keke Rosberg assumiu a ponta de uma corrida de F1 pela primeira vez na carreira e administrava bem a distância para Lauda, o segundo colocado. Watson fazia uma corrida sensacional, cuidando dos pneus na medida em que crescia através do pelotão.

Pouco depois da metade da prova, Watson era terceiro colocado e com pneus em melhores condições em comparação à Rosberg e Lauda. Após facilmente ultrapassar seu companheiro de equipe na McLaren, Watson partiu numa perseguição implacável em cima de Rosberg, que também tinha problemas nos freios. Quando assumiu a 2º posição, com 23 voltas para o fim, Watson estava 18s atrás de Rosberg. O irlandês foi tirando a diferença até estar menos de 2s atrás de Rosberg na abertura da penúltima volta. Nervoso e tendo ultrapassar o retardatário Eddie Cheever, Rosberg escorrega e acaba perdendo a primeira posição na última volta de uma corrida de tirar o fôlego.

"Apesar do sorriso, eu estou muito triste. Estou feliz com minha vitória e pronto", assim resumiu o seu sentimento John Watson depois do pódio. Faltava a polêmica. Poucas depois da bandeirada, foi anunciado que a McLaren de Niki Lauda estava com peso mínimo abaixo do permitido e o austríaco foi desclassificado, elevando Cheever ao terceiro lugar, além de garantir pontos para Nelson Piquet, que passou a corrida com problemas de câmbio, e o único ponto de Chico Serra na F1.

Gilles Villeneuve foi enterrado, com honras de herói, no dia 14 de maio de 1982 em Montreal. O mundo chorava pelo pequeno canadense. Aquele final de semana em Zolder resumiu o que foi aquela temporada de 1982 na F1 e as histórias daquele ano terrível ainda não haviam terminado.

Um comentário:

  1. JC belo relato de uma corrida que a história teima em só buscar o fatídico sábado, no domingo o espirito do bravo Villeneuve ainda pairava sobre Zolder e a corrida teve essas nuances de emoção

    ResponderExcluir