A pole de Hamilton, que ficou a apenas uma de empatar com seu ídolo Ayrton Senna, ficou em segundo plano. Até mesmo a pequena diferença entre Mercedes e Ferrari ficou abaixo do que Fernando Alonso fez na classificação desse sábado em Barcelona. Vencer com o melhor carro, um bom piloto consegue. Heikki Kovalainen venceu uma vez com a McLaren. Alonso não está com um bom conjunto, pois se a McLaren tem aparentemente um bom carro, a Honda está manchando sua gloriosa história na F1 com atuações pífias desde que retornou à categoria. Somente um fenômeno como Fernando Alonso, que sempre fez um algo a mais na frente de sua torcida, para fazer a diferença. Colocar a McLaren-Honda em sétimo num circuito com uma longa reta é somente para gênios e como se ainda precisasse mostrar isso, Alonso nos lembrou do que é feito. Foi uma volta para a história, que trouxe o sorriso de volta ao espanhol e aos japoneses da Honda.
A classificação serviu também para a grande diferença entre pilotos da mesma equipe. Seria pedir demais para que o novato Stoffel Vandoorne andasse no mesmo nível de Alonso, mas o também novato Lance Stroll fica cada dia mais longe do seu companheiro de equipe Massa, figurinha carimbada no Q3, enquanto o canadense sempre fica no caminho pelo Q1. Palmer corre o sério risco de ficar à pé ainda no meio da temporada, mas o desempenho de Daniil Kvyat foi assustador, com o russo ficando com a lanterna da classificação, enquanto Carlos Sainz quase foi para o Q3. A diferença entre os dois pilotos da Toro Rosso foi de sete décimos, numa situação onde Kvyat foi rebaixado para a equipe B um ano atrás e pode ser rebaixado novamente, agora para o olho da rua.
Com a Mercedes dominando na sexta e a Ferrari ressurgindo no sábado, a classificação foi equilibrada e Hamilton nem precisou melhorar seu tempo no Q3 para permanecer na ponta, enquanto a Ferrari sofreu no terceiro setor da pista, mas Vettel ainda arranjou um lugarzinho na primeira fila. O detalhe foi que Bottas errou em sua primeira tentativa, quando estava mais rápido do que Hamilton, enquanto Raikkonen repetiu suas atuações, onde o finlandês até anda na frente de Vettel nos treinos livres, mas no momento da verdade, acaba ficando atrás do alemão.
Foi um treino emocionante e legal de assistir, onde muitos pilotos andaram muito forte e fizeram a diferença, com destaque óbvio para Alonso. A previsão de tempo para amanhã é de chuva, o que poderia embaralhar um pouco as coisas num circuito onde notoriamente, e isso vem de muito longe, as corridas não são muito boas de assistir. E se o motor Honda resistir, podemos ver outro show de Alonso antes dele partir para Indianápolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário