domingo, 7 de maio de 2017

O dia em que Nelson Piquet renasceu

Apesar da pancada na Tamburello em 1987, que foi um divisor de águas em sua carreira, Nelson Piquet atravessou seus anos na F1 de certa forma incólume. Ele dizia ser sorte. Quando se viu sem um cockpit competitivo em 1992, ele foi convidado a participar das 500 Milhas de Indianápolis pela equipe de John Menard. O carro azul usava motores Buick, que eram especialmente preparados para se correr em superovais, principalmente em Indianápolis.

Com apoio da estrela Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet era um dos pilotos mais rápidos nos primeiros dias de maio de 1992. Piquet chegou a declarar que era fácil ser mais rápidos do que os pilotos da Indy. Contudo, a história mostrou que nunca é bom você menosprezar a velha pista de Indiana. No dia 7 de maio de 1992, Piquet perdeu o controle do seu Lola-Buick na entrada da curva 4 e o brasileiro atingiu a quase 350 km/h o muro praticamente de frente. Foi um dos acidentes mais brutais que eu, particularmente, já vi em Indianápolis. Emerson Fittipaldi falaria mais tarde que ouvi o impacto quando estava dentro do seu carro, com o capacete colocado.

Piquet foi levado ao Hospital Metodista com fraturas graves nas pernas e havia chance de amputação, mas felizmente Nelson foi atendido por uma das melhores equipes ortopédicas dos Estados Unidos, que praticamente reconstruíram o seu pé esquerdo. A recuperação foi lenta e dolorosa, a custa de vários meses tomando morfina. 

Se a Tamburello foi um divisor de águas, a pancada de 25 anos atrás mudou definitivamente a carreira de Nelson Piquet. Ele voltaria à Indianápolis um ano depois para nunca mais voltar às 500 Milhas. Graças a sua ligação com a BMW, Piquet fez algumas corridas ocasionais nos anos seguintes em carros de Endurance. O único campeonato que participou foi o Esprom, categoria onde Piquet apoiava no final do século passado.

Aquele mês de maio também ficou marcado como um dos mais tumultuados da história das 500 Milhas de Indianápolis. O filipino Jovy Marcelo morreria dias depois, Rick Mears sofreria um acidente espetacular, onde cruzou a reta oposta de cabeça para baixo. Um novo acidente de Mears na corrida faria o 'Rei dos Ovais' anunciar a aposentadoria no final do ano. A corrida não foi diferente, com vários acidentes, inclusive um muito parecido com o de Nelson Piquet, vitimando Jeff Andretti.

 Já se passou 25 anos do acidente de Nelson Piquet, mas ainda não passou a comoção que causa quando se vê as cenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário