quinta-feira, 18 de maio de 2017

História: 25 anos do Grande Prêmio de San Marino de 1992

A quinta etapa da temporada de 1992 chegava à Ímola para a corrida caseira da Ferrari, mas quem estava mais à vontade no ano era a Williams. Com um carro nitidamente muito superior às demais, nem mesmo a chuva em Barcelona impediu Nigel Mansell dominar outra corrida e manter o 100% de aproveitamento. Enquanto Lotus e Minardi estreavam novos carros, Patrese teve um grande susto quando bateu forte na temida Tamburello e mesmo saindo do carro ileso, o italiano foi levado ao hospital por precaução.

Com um carro tão mais rápido do que os demais, Mansell ficou com a pole novamente, a sua quinta na temporada, mas talvez ainda sentindo a pancada na Tamburello, Patrese ficou apenas dois décimos à frente de Senna, que mais uma vez era o melhor do resto. Ou o primeiro dos mortais. Numa demonstração o quanto as equipes estavam em níveis estanque, as três primeiras filas eram ocupadas, na ordem, por Williams, McLaren, Benetton e Ferrari, com cada dupla ocupando uma fila e o primeiro piloto na frente. Mesmo correndo em casa, a Ferrari não conseguia diminuir a péssima temporada que estava enfrentando.

Grid:
1) Mansell (Williams) - 1:21.842
2) Patrese (Williams) - 1:22.895
3) Senna (McLaren) - 1:23.086
4) Berger (McLaren) - 1:23.418
5) Schumacher (Benetton) - 1:23.701
6) Brundle (Benetton) - 1:23.904
7) Alesi (Ferrari) - 1:23.970
8) Capelli (Ferrari) - 1:24.192
9) Alboreto (Footwork) - 1:24.706
10) Boutsen (Ligier) - 1:25.043

O dia 16 de maio de 1992 amanheceu com sol forte na Emilia-Romagna, espantando a chuva que caiu forte em Barcelona ou mesmo um ano antes ali mesmo, em Ímola, bagunçando a corrida. Porém, a temperatura estava mais alta do que o normal, podendo trazer alguns problemas aos pilotos. A primeira largada foi abortada quando Wendlinger e Capelli ficaram parados no grid. Na largada que valeu, Mansell saiu muito bem e manteve a ponta, enquanto Senna sai melhor do que Patrese, mas leva o troco ainda durante a Tamburello, enquanto Schumacher perdia três posições após ficar preso atrás de Berger.

O ritmo da Williams era avassalador e em três voltas, Senna já se encontrava 8s atrás de Mansell. Era o prenúncio de outro passeio dominical de Mansell, enquanto os dois pilotos da Benetton brigavam forte pelo quinto lugar, após Berger passar Brundle e este ser atacado por Schumacher. O dia da Ferrari piorava quando Capelli, já atrasado pela largada, rodava na Acqua Minerale e abandonava. Contratado como o próximo grande piloto italiano, Capelli decepcionava em sua estreia numa equipe grande. Ainda pressionando seu companheiro de equipe, Schumacher acaba rodando na volta 20 na Rivazza, batendo de traseira na barreira de pneus. O alemão retorna aos boxes lentamente apenas o mecânico da Benetton notar que a suspensão traseira estava quebrada e mesmo Michael ainda voltando a pista, ele abandonaria mais tarde. Game Over para Schummy. Exatamente nesse momento os pilotos procuravam os boxes para seus pit-stops. 

Alesi retardou ao máximo sua parada, assumindo a terceira posição, mas logo o francês estava sobre ataque cerrado dos dois carros da McLaren. Na volta 40 Senna consegue a ultrapassagem na freada da Tosa, mas Berger tenta pegar uma carona do companheiro de equipe e acaba batendo em Alesi, acabando de vez com o dia da Ferrari, além de ser mais um abandono para o austríaco. Mesmo sendo o piloto melhor preparado fisicamente da F1, os pneus desgastados de Senna, mais o calor forte, fez com que o brasileiro sofresse nas voltas finais, porém, o esforço do tricampeão significava que ele estava mais de 50s atrás de Mansell. Em outra corrida sem emoção, Mansell venceu pela quinta vez consecutiva, sendo o primeiro piloto a conseguir cinco vitórias nas cinco primeiras corridas na história da F1. Após receber a bandeirada, Senna ficou no carro completamente exausto, repetindo as cenas de Interlagos no ano anterior. Apenas Mansell e Patrese subiram ao pódio. Na metade de maio de 1992, todos já sabiam que Nigel Mansell seria o campeão do ano.

Chegada:
1) Mansell
2) Patrese
3) Senna
4) Brundle
5) Alboreto
6) Martini

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