segunda-feira, 8 de maio de 2017

História: 40 anos do Grande Prêmio da Espanha de 1977

A temporada europeia de 1977 começava com vários carros novos aparecendo em Jarama, local do Grande Prêmio da Espanha. O carro mais esperado a aparecer na Espanha era o novo McLaren M26, que seria guiado apenas pelo campeão James Hunt, enquanto Jochen Mass correria com o antigo M23. O M26 fora bastante testado, mas visualmente não era muito diferente do cansado M23, que ficava cada vez mais para trás com relação à Ferrari, Lotus e Brabham. A novata Wolf apresentava uma nova versão do seu carro, enquanto Williams e Hesketh reapareciam no paddock após dificuldades financeiras. 

O travado circuito de Jarama era excelente para o efeito solo da Lotus e Andretti dominou os treinos. O americano conseguiu sua terceira pole na carreira, sete décimos à frente Laffite. O piloto francês estava mais feliz com sua Ligier e particularmente com o revisto motor Matra, além de um novo câmbio Hewland de seis marchas. Laffite esperava finalmente conquistar os seus primeiros pontos da temporada. Logo atrás de Laffite vinham as duas Ferraris de Lauda e Reutemann ocupando a segunda fila, seguido por Scheckter e Watson. Hunt era apenas sétimo com o novo McLaren. Mass era nono e Depailler era décimo com a Tyrrell. Seu companheiro de equipe Peterson era apenas décimo quinto. Nilsson decepcionava nesta temporada: o seu desempenho estava bem abaixo de Andretti e o sueco largou em 12º.

Grid:
1) Andretti (Lotus) - 1:18.70
2) Laffite (Ligier) - 1:19.42
3) Lauda (Ferrari) - 1:19.48
4) Reutemann (Ferrari) - 1:19.52
5) Scheckter (Wolf) - 1:19.57
6) Watson (Brabham) - 1:19.87
7) Hunt (McLaren) - 1:20.11
8) Regazzoni (Ensign) - 1:20.13
9) Mass (McLaren) - 1:20.14
10) Depailler (Tyrrell) - 1:20.16

O dia 8 de maio de 1977 amanheceu com um belo sol sobre a Castilla e a corrida aconteceria em condições climáticas ideais. Menos para Niki Lauda. Depois do warm-up no domingo pela manhã, Lauda saiu do carro reclamando de fortes dores nas costas e o austríaco foi se consultar com o médico pessoal de Emerson Fittipaldi, que o diagnosticou com uma fratura na costela, ainda pelo acidentes em Nürburgring. Lauda foi de helicóptero para um hospital em Madri e de lá Niki partiu para a Áustria descansar. Esse problema aumentava as especulações de que Lauda ainda estava longe de ser o mesmo piloto de antes do acidente. Na largada, Andretti se mantém na ponta com facilidade, enquanto Laffite teve que dividir a primeira curva com Reutemann, mas o francês manteve a segunda colocação.

Imediatamente Andretti abriu uma vantagem de 2s para um grupo compacto formado, na ordem, por Laffite, Reutemann, Hunt, Watson, Regazzoni, Scheckter, Brambilla, Nilsson e Depailler. Porém, Laffite marca a volta mais rápida da corrida e trazendo Reutemann consigo, eles encostam em Andretti, enquanto Hunt segurava o pelotão atrás de si, com sua McLaren com problemas de ignição. Ainda na sétima volta Hunt entrava nos boxes para abandonar, deixando Watson em quarto, seguido muito de perto por Scheckter, que havia ultrapassado Regazzoni. Na décima volta, Vittorio Brambilla aprontava mais uma das suas e na disputa pela sexta posição, acaba batendo em Regazzoni, fazendo ambos abandonarem. Regazzoni ficou furioso e quase partiu para a briga com Brambilla, enquanto Nilsson entrava na zona de pontos com a segunda Lotus. Na volta 12 Laffite acompanhava Andretti de perto, quando o francês levou um baita susto. Uma roda solta em sua Ligier fez com que Jacques fosse lentamente aos boxes para consertos, fazendo Laffite retornar à pista em penúltimo, já bastante atrasado perante os demais, enquanto Depailler abandonava com o motor quebrado.

Com Laffite tendo problemas, Andretti liderava com 5s de vantagem para Reutemann, enquanto Mass assumia a quinta posição de Nilsson e partia para cima do duo Watson e Scheckter, que andavam juntos desde o início da prova. Watson é ultrapassado por Scheckter e Mass numa única volta e com pista livre, o piloto da Wolf abre frente os demais. Watson claramente segurava Scheckter! Porém, o sul-africano se encontrava 10s atrás de Reutemann, que tinha uma desvantagem ainda maior, de 19s, para o líder Andretti, que deixava os retardatários para trás com cuidado, confiando no equipamento que tinha nas mãos. 

Enquanto Watson abandonava com problemas elétricos já na parte final da prova, Jacques Laffite fazia uma grande corrida de recuperação e ao ultrapassar Peterson, subia para sétimo, indicando que tinha ritmo para brigar com Andretti pela vitória. Depois de uma corrida solitária, Mario Andretti venceu sua quarta corrida na F1. Reutemann foi segundo, seguido por Jody Scheckter, Mass. Nilsson e Hans-Joachim Stuck, com o segundo Brabham. O alemão marcou seu primeiro ponto da temporada, enquanto Laffite ficava no zero no campeonato, mesmo tendo feito uma boa corrida em Jarama. O novo carro-asa de Colin Chapman impressionava a todos e Mario Andretti se transformava num dos favoritos ao título, mas era Jody Scheckter, com a novata Wolf, quem liderava o campeonato naquele momento. Todos ainda duvidavam de Niki Lauda, mas o austríaco já estava em terceiro no campeonato, apenas quatro pontos atrás de Scheckter.

Chegada:
1) Andretti
2) Reutemann
3) Scheckter
4) Mass
5) Nilsson
6) Stuck

Nenhum comentário:

Postar um comentário