Poucos pilotos provocam tantos sentimentos ambíguos nas
pessoas que acompanham a F1. Para os seus torcedores, ele só não foi campeão
porque foi sacaneado pela Ferrari e, principalmente, por Michael Schumacher.
Para os seus detratores, é o ‘Pé de Chinelo’, apelido ganho do programa Casseta
e Planeta, além de representante-mor de memes de fatos lentos ou atrasados. A grande verdade é que Rubens Barrichello deixou uma marca indelével
em sua longa passagem na F1 e alguns fatos mostram que o brasileiro, que está
completando 45 anos hoje, foi um grande piloto de sua época, com feitos memoráveis,
mas também com algumas declarações infelizes.
Rubens Gonçalves Barrichello nasceu no dia 23 de maio de
1972 em São Paulo, muito próximo do circuito de Interlagos, onde acompanhava as
corridas no quintal de sua avó, que depois entraria para o folclore da F1 por
sempre saber como se comportava o instável clima próximo do circuito, que anualmente
recebia a F1. Recebendo o mesmo nome do pai e do avô paterno, logo ele ficaria
conhecido como ‘Rubinho’, apelido que o marcaria em toda a sua carreira, que
começou quando Barrichello ficava cada vez mais apaixonado pelas corridas e também
por acompanhar seu tio, Darcio dos Santos, piloto de relativo sucesso no
automobilismo brasileiro nas décadas de 1970 e 1980 e hoje é dono de uma equipe
na combalida F3 Sulamericana. Foi Darcio que ensinou Rubens Barrichello a andar
de kart, quando este completou seis anos de idade. Quando completou nove anos,
Rubens Barrichello iniciou as primeiras competições no kart, onde se tornaria
um dos pilotos mais laureados da história do kartismo nacional, incluindo cinco títulos
brasileiros e um sul-americano. Seu maior rival do kart foi Christian
Fittipaldi, um ano mais velho, mas a briga fora das pistas era ainda mais
intensa. Os pais dos dois, Rubens ‘Rubão’ Barrichello e Wilsinho Fittipaldi
travavam discussões homéricas por causa das estripulias dos dois nas pistas
enquanto, conta a lenda, as duas crianças brincavam juntas.
Assim que completou a idade mínima para se correr de carros,
Rubens Barrichello estreou na F-Ford brasileira em 1989, com o forte patrocínio
da Arisco, que o acompanharia por alguns anos. A estreia foi a melhor possível,
com uma vitória no circuito de rua de Florianópolis. Rubens foi um dos melhores
pilotos daquela temporada e terminou o campeonato em quarto, mas em alta e ainda
em 1989 faz alguns testes na Europa, onde se muda no ano seguinte para competir
na F-Opel. Correndo pela equipe Draco, Barrichello vence seis as onze corridas
e se sagra campeão europeu, logo em sua estreia no Velho Mundo! O mundo acompanhava
com atenção os passos de Rubens Barrichello e em 1991 ele se gradua à F3
Inglesa, correndo pela mítica equipe de Dick Bennett, a West Surrey, de tantos
títulos conquistados, inclusive por brasileiros. A concorrência de Barrichello
seria forte naquele ano. Gil de Ferran era um dos favoritos, mas a briga pelo
título seria com outra futura estrela da F1: David Coulthard. O escocês foi o
maior rival de Barrichello nas categorias de base na Inglaterra e os dois
polarizaram a disputa, coadjuvados por Gil. Após quatro vitórias e uma disputa
dura com o também badalado Coulthard, Rubens Barrichello vence um dos melhores
campeonatos da história da F3 Inglesa. Aos 19 anos de idade, a chegada de
Rubens à F1 não era se, mas quando. Várias equipes sondaram o brasileiro, mas este
prefere passar um ano na F3000 em 1992. Mesmo convidado pelas melhores equipes
da F3000 na época, Barrichello prefere a desconhecida equipe italiana Il Barone
Rampante, porém, Rubens faz uma temporada brilhante, principalmente pelo equipamento que tinha
nas mãos e termina o campeonato em terceiro.
Aos 20 anos de idade, Rubens Barrichello era a grande
esperança brasileira na F1 e tinha um patrocinador forte. Acompanhando a ascensão
fulminante do paulista, Ayrton Senna tratava Barrichello como o seu sucessor,
inclusive patrocinando a ida de Rubens ao Campeonato Mundial de Kart. O tratamento
de Senna para com Barrichello era de mentor e aprendiz e Rubens encarava isso
muito bem, tratando Ayrton com muita reverência. Era o Chefe, por sinal, ainda
hoje Barrichello se refere à Senna dessa forma. As categorias de base tinham
ficado pequenas demais para Rubens e a F1 era o próximo passo. Contudo, esse
passo seria polêmico e, conta-se, fora o primeiro erro de avaliação de Barrichello na F1, antes
mesmo de estrear. Várias equipes grandes estavam de olho em Rubens, mas
Barrichello escolheu a Jordan pela oportunidade de estrear logo, além de ter
sido mais vantajoso comercialmente. Também patrocinado pela Arisco, Nelson
Piquet queria que Barrichello corresse, mesmo que por um ano como piloto de
testes, numa equipe grande, mas Rubens preferiu a Jordan, fazendo com que
Nelson Piquet, também um grande apoiador de Barrichello antes desse fato, se tornasse um dos
seus críticos mais ácidos. Contudo, os primeiros testes de Rubens com a Jordan
foram encorajadores. A Jordan tinha feito uma má temporada em 1992, mas a troca
dos motores Yamaha pelo Hart tinha trazido bons benefícios ao carro. No dia 14
de março de 1993 Rubens Barrichello largava em Kyalami para a sua primeira
corrida, de uma carreira que seria incrivelmente rica de histórias e,
principalmente, longa. Em Interlagos, pista que conhecia desde o berço, Rubens
abandona com problemas de câmbio, iniciando uma série incrível de abandonos em
sua pista favorita.
A próxima etapa seria em Donington Park, pista que Rubens
Barrichello conhecia muito bem dos seus tempos na F3 Inglesa. Todos se lembram
da incrível primeira volta de Ayrton Senna, mas Rubens não ficou muito atrás.
Largando em 12º, Rubens Barrichello completou a primeira volta em... quarto!
Foi uma demonstração pouco lembrada, mas magnífica de Barrichello, que abandonou no
finalzinho da corrida por problemas na bomba de combustível. Conta a lenda que
a Jordan acreditava que Rubinho não completaria o mesmo número de voltas da
Williams e por isso colocou menos combustível no tanque. O começo de carreira de
Barrichello na F1 era verdadeiramente surpreendente. A falta de potência do
motor Hart frustrou várias corridas onde Barrichello poderia finalmente
pontuar, mas Rubens superou os vários companheiros de equipe que ele teve em
1993, inclusive os experientes Ivan Capelli e Thierry Boutsen. Na penúltima
etapa do campeonato, em Suzuka numa pista em condições variáveis entre molhada
e seca, Barrichello marca seus primeiros pontos na F1 com um quinto lugar, superando
seu novo companheiro de equipe, o irlandês Eddie Irvine. Horas depois,
Barrichello tentava segurar Senna, que agredira Irvine pela insolência do
irlandês quando o tricampeão foi interpela-lo por uma manobra durante a
corrida, quando o retardatário Irvine passou o líder Senna. Mesmo marcando
apenas dois pontos no campeonato, Barrichello tinha impressionado bastante a
todos e o viam como futura estrela na F1.
Rubens permanece outro ano na Jordan, onde teria o irascível Irvine como
companheiro de equipe. Mesmo a Jordan tendo claros problemas financeiros, o
time constrói um bom carro para 1994 e Barrichello começo o ano de forma
estupenda. Espantando um pouco a ‘Maldição de Interlagos’, Rubens termina a prova em
quarto lugar, mesmo que boa parte do público já tinha ido embora, quando Senna rodou
sozinho em sua perseguição à Schumacher. Na prova seguinte, Barrichello faz uma
prova de espera, se aproveita dos infortúnios alheios para terminar a corrida
em terceiro em Aida, seu primeiro pódio na F1 (com direito à infame sambadinha) e de forma inesperada, estava em
segundo lugar no Mundial de Pilotos. Então, veio Ímola. Na sexta-feira,
Barrichello erra na rápida Variante Bassa e sofre o seu pior acidente na carreira.
Apesar da espetacularidade do acidente, Barrichello estava relativamente bem, apenas
com o nariz quebrado, um problema no braço e um baita susto. No sábado, logo
após falar com a Globo, Barrichello viu Roland Ratzenberger bater na curva
Villeneuve e morrer horas depois. Ainda abalado, Rubens foi para a sua casa na
Inglaterra no mesmo dia, onde recebeu a pior das notícias no domingo: seu
protetor e incentivador Ayrton Senna havia morrido. Não restam dúvidas que
aquilo foi um divisor de águas importante na vida e carreira de Rubens
Barrichello. Se com Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet houve uma passagem de
bastão tranquila, Barrichello e toda a nação brasileira via em choque uma
passagem de bastão que seria verdadeiramente traumatizante a todos os
envolvidos.
Rubens Barrichello foi um dos que carregaram o caixão de
Ayrton Senna e aos 22 anos de idade, o paulista colocou em seus ombros uma
pressão brutal de toda a torcida brasileira. Barrichello só marcaria pontos
novamente no verão, com um quarto lugar em Silverstone. Em Spa, Rubens mostra
mais uma vez que é um dos melhores pilotos em piso molhado e de forma
surpreendente, consegue marcar a pole na tradicional pista belga. Na época,
Rubens Barrichello se tornava o piloto mais jovem a marcar uma pole na história da F1, mas logo o
brasileiro seria engolido por Schumacher durante a corrida, até abandonar. Rubens Barrichello termina
o ano com um respeitável sexto lugar no Mundial de pilotos e Barrichello ficou
próximo de assinar com a McLaren, mas em outra decisão duvidosa de Rubens, ele
preferiu ficar na Jordan. Após os primeiros testes de pré-temporada, porém, a
decisão de Barrichello parecia acertada. Eddie Jordan conseguira um vantajoso
contrato com a Peugeot e com isso a Jordan se tornava uma equipe de fábrica.
Rubens era um dos mais rápidos pilotos nos testes, fazendo o brasileiro
insuflar a torcida brasileira dizendo que tinha reais chances de vencer em 1995. Muitas
pessoas e a própria Globo entraram nessa onda de otimismo exagerado. Era comum
equipes médias, como a própria Jordan, testar com pouco combustível para
aparecer bem nos jornais e conseguir patrocinadores. O motor Peugeot havia
fracassado fragorosamente em sua rápida passagem pela McLaren em 1994, fazendo
com que Ron Dennis partisse para uma parceira de vinte anos com a Mercedes.
Outro ponto era que a embreagem no pé estava virando, aos poucos, peça de museu
na F1 e a maioria dos carros usavam apenas dois pedais (acelerador e freio).
Barrichello preferia frear com o pé direito, mas com a barra de direção no
meio, Rubens teve que mudar seu estilo de pilotagem, mas de forma inconsciente,
Rubens pisava no freio levemente nas retas, não apenas tirando velocidade do
carro, como superaquecendo o motor.
Ninguém sabia desses detalhes quando Rubens Barrichello
pintou seu capacete em homenagem à Senna em Interlagos, para uma jornada onde
tudo deu errado para o paulista. A temporada de 1995 foi uma das piores de
Rubens Barrichello na F1. Foram dez abandonos em dezessete corridas e essa fama
de ‘quebrador’ fez com que Barrichello rapidamente sofresse piadas no Brasil.
Surgia o Rubens ‘Pé de Chinelo’. Se houve alguma trégua nessa má fase, foi em
Montreal, onde se aproveitando dos vários abandonos, Barrichello consegue seu
segundo pódio na F1 com uma segunda posição, logo à frente de Irvine. O
irlandês se entendia melhor com o carro e pela primeira vez na F1, Barrichello
era superado por companheiro de equipe, notadamente na classificação. Enquanto
isso, a Ferrari começava o seu planejamento para voltar a vencer, resultando na dispensa de Gerhard
Berger e Jean Alesi no final de 1995. Com muito dinheiro e a chegada de
Michael Schumacher, a grande estrela da época, a Ferrari tinha muito potencial para os anos seguintes e Barrichello via uma boa chance de crescer na F1, mas o brasileiro foi preterido
justamente por Irvine. Barrichello marcou apenas onze pontos e perdeu dois
pódios certos quando o motor Peugeot quebrou na última volta em Budapeste.
A carreira de Rubens Barrichello havia entrado numa
encruzilhada no final de 1995. Preterido pela Ferrari, Rubens disse que não
seria segundo piloto de Schumacher, que respondeu dizendo que o escolhido havia
sido Irvine por que o irlandês tinha sido mais rápido naquele ano. E o pior era
que o alemão estava certo. Barrichello usou seus patrocinadores para tentar um
lugar na Benetton e na McLaren, mas as negociações não evoluíram. Um teste
anti-doping positivo não ajudou a causa do paulista, mas logo Rubens seria
inocentado. Com o crescimento da Indy, Barrichello chegou a pensar em seguir
seu velho rival Christian Fittipaldi e atravessar o Atlântico, mas Rubens
preferiu ficar mais um ano na Jordan. A equipe agora teria uma bela pintura
dourada, mas o carro nitidamente não evoluiu. Em Interlagos, debaixo de chuva,
Barrichello tem sua melhor corrida em 1996, onde lutou bravamente pelo terceiro
lugar com Jean Alesi após largar em segundo e quando se aproximava de Michael
Schumacher, o brasileiro viu seu Jordan ficar sem freios e abandonou após uma
rodada. Foi uma temporada frustrante e sem pódios, ao contrário das anteriores.
Rubens marcou vários pontos, principalmente no verão europeu, mas sempre esteve
longe de brigar pela vitória, como era esperado quando a Jordan havia se
associado à Peugeot. Barrichello resolve não renovar com a Jordan, que traz
Ralf Schumacher para o seu lugar. Com apenas 24 anos, a carreira de Barrichello
parecia fadada a ser igual ao seu rival Christian Fittipaldi, quando apareceu
Jackie Stewart em sua vida. O escocês tinha uma das melhores equipes nas categorias de base da Inglaterra e após muitos títulos, Stewart entraria na F1 com o apoio da Ford.
Inicialmente Jackie queria Gil de Ferran, mas com o
brasileiro se adaptando muito bem na Indy, Gil declina do convite e Stewart
resolve investir em outro brasileiro que tinha andado muito bem nas categorias
de base da Inglaterra. Desmotivado e sem muitas perspectivas, Barrichello
agarra com as duas mãos o projeto da Stewart GP e em 1997 seria o principal
piloto da equipe estreante. Os primeiros testes indicavam as dificuldades que
Barrichello teria ao longo do ano. O carro era bom e o motor Ford tinha
bastante potencial, mas a confiabilidade era muito ruim, com Rubens terminando
duas de dezessete corridas naquele ano! Uma dessas chegadas, porém, seria muito
comemorada. A Bridgestone fazia a sua estreia na F1 em 1997 e logo de cara
constrói um pneu muito competitivo, principalmente em piso molhado. E choveu
bastante em Monte Carlo. Normalmente Barrichello conseguia boas classificações
nos sábado, mas problemas mecânicos o deixava na mão no domingo. Como seria uma corrida
onde o motor não seria muito forçado, Rubens tinha boas perspectivas, ainda
mais com os bons pneus que tinha. Barrichello faz algumas ultrapassagens, se
aproveita da má escolha de pneus da Williams para terminar a corrida em segundo lugar,
conquistando um pódio logo na estreia da Stewart. Esse seria o único momento de
alegria da equipe, mas 1998 se provaria ainda pior. Com a radical mudança de
regulamento, a Stewart não consegue projetar um carro tão bom quanto o primeiro
e se o motor Ford parara de quebrar, o câmbio seria o calcanhar de Aquiles da
equipe e isso apareceria logo na primeira corrida do ano, quando Rubens quebra
o câmbio... na largada! Como na temporada anterior, o brasileiro sofreu
bastante com a confiabilidade. Na Espanha, ele terminou em quinto lugar,
resultado que repetiria no Canadá. Esses seriam seus únicos pontos em 1998.
Apesar dos poucos resultados, Rubens Barrichello se mantinha com a moral alta
na F1. Seu companheiro de equipe, Jan Magnussen, chegara com a fama de
potencial campeão do mundo, mas Barrichello o derrotou inapelavelmente. No
final do ano, Barrichello foi convidado pela Williams para capitanear o projeto
da entrada da BMW a partir do ano 2000, mas Barrichello confiava que sanados os
problemas de confiabilidade da Stewart, ele teria chance de vitórias. Outra
escolha discutível...
No entanto, para muitos, Rubens Barrichello teria sua melhor
temporada na F1 em 1999. Os níveis de confiabilidade da Stewart ainda não eram
bons, mas o motor Ford se transformava num dos melhores da F1 e com um chassi
equilibrado, Barrichello por várias vezes lutaria por pódios ao longo do ano.
Em Interlagos, ele se classificou em terceiro no grid e assumiu a liderança na
primeira curva. O brasileiro ponteou a corrida para delírio da torcida paulista,
mas seu motor quebrou na quadragésima segunda volta. Ele já tinha marcado dois
pontos na Austrália e ele terminou em terceiro lugar em Imola. No Grande Prêmio
da França, ele reeditou sua performance do Grande Prêmio da Bélgica de 1994,
quando ele aproveitou a chuva que caiu na classificação para conquistar uma impressionante
pole. No domingo, a chuva caiu novamente no circuito de Magny-Cours e Rubens teve
uma corrida fantástica, disputando posição com Coulthard, Hakkinen e
Schumacher. Por causa da estratégia, Barrichello acabou superado por Hakkinen e
o vencedor Frentzen. Rubens se classificava bem, conseguindo boas posições nos
grids, então ele terminou em quinto em Budapeste e quarto em Monza. Além disso,
em grande parte do ano ele dominou o seu novo companheiro de equipe, o veterano
Johnny Herbert. Foi então que outra faceta apareceu para Rubens Barrichello. Em
Nürburgring, onde o clima sempre foi um fator, Rubens cometeu erros em sua
escolha de pneus, permitindo que seu companheiro de equipe passasse por ele e
terminasse em primeiro, com Herbert dando a primeira e única vitória da Stewart.
Barrichello teve de se contentar com um terceiro lugar, após muito pressionar a
Prost de Trulli nas últimas voltas.
Com uma temporada tão forte, Rubens Barrichello se
transformou num importante player na F1. Sem contrato para o ano 2000, choveram
propostas para o brasileiro. A Ford resolvera comprar a Stewart, transformando o
time em Jaguar e com o bom potencial da equipe, Barrichello poderia ser o
primeiro piloto de uma equipe de fábrica e já com a experiência de uma vitória. A McLaren também
se interessou, mas a tempestuosa relação entre Barrichello e Ron Dennis, que
frustrou outras negociações no passado, praticamente descartou o brasileiro na
equipe. Restava a Ferrari. Quatro anos após sua tentativa inicial, Barrichello
finalmente se acertava com a Ferrari e aceitou o contrato oferecido por Jean
Todt. Aos 27 anos, Rubens Barrichello tinha sua carreira relançada numa equipe
verdadeiramente de ponta e fez renascer também no brasileiro a vontade de
acompanhar a F1. A cobertura da F1 aumentou exponencialmente na virada do século. Mas haviam muitas perguntas que seriam respondidas ao longos
dos seis anos em que Rubens Barrichello viveu na Ferrari. Quando Rubens
criticou a Ferrari em 1995, dizendo que não seria o segundo piloto de
Schumacher, a situação quatro anos depois era idêntica. Apesar de Eddie Irvine
ter disputado o título de 1999 com Hakkinen por causa do acidente de
Schumacher, o alemão era incontestavelmente o piloto número um da Ferrari e a
grande estrela da equipe, afinal, ele trouxe consigo Ross Brawn e Rory Byrne,
que fizeram a Ferrari a brigar novamente pelo título. Quando foi apresentando, Barrichello disse
que seria o piloto ‘1B’ da Ferrari. Outro ponto que trazia muita curiosidade no
torcedor brasileiro era ver o comportamento de Barrichello frente à Schumacher.
Muitos diziam que o paulista faria o mesmo que Senna em 1988, quando chegou na
McLaren superando Prost. Outra questão era o terrível jejum de vinte anos sem
títulos de pilotos da Ferrari, ocasionando uma pressão monumental numa equipe
que já tinha o maior orçamento da F1.
A estreia de Barrichello na Ferrari foi muito boa, onde
chegou a liderar a corrida em Melbourne, mas terminou em segundo, enquanto os dois carros da
McLaren quebraram. A temporada 2000 foi um mano a mano entre Ferrari e McLaren.
Rubens Barrichello ainda perseguia sua primeira vitória e quando conseguiu uma
pole em Silverstone, todos pensaram que ele poderia consegui-lo, mas o paulista
abandonaria, mais uma vez por causa de um problema hidráulico. Novamente velhos
fantasmas de abandonos infestaram a vida de Barrichello. No meio do ano, a
rádio Jovem Pan inventou uma musiquinha brincando com a situação de Rubens, que
deixou o brasileiro muito irritado. Ironicamente, bem nessa semana, Rubens
Barrichello lavou a alma. Tudo estava dando errado para Rubens no Grande Prêmio
da Alemanha, com problemas em seu carro titular e uma chuva na classificação o
colocando em 18º no grid. No entanto, no domingo, ele escalou o pelotão e no
final da décima primeira volta ele já aparecia em terceiro lugar atrás dos
McLarens quando a chuva apareceu com dez voltas para o fim. Hakkinen e
Coulthard foram aos boxes colocar pneus de chuva, deixando Rubens na liderança.
E para surpresa de todos, a chuva era menos intensa do que o esperado. Aos
vinte e oito anos e depois de 124 corridas, um recorde, Rubens Barrichello
finalmente conseguiu sua primeira vitória na F1. Suas lágrimas de alegria no
pódio emocionaram a todos. Além disso, ele tinha apenas dez pontos de
desvantagem para Schumacher no campeonato, que havia abandonado na primeira volta. Contudo,
em Montreal, a Ferrari já dava mostras de quem era o seu preferido. Barrichello vinha em
segundo e mais rápido do que Schumacher, quando a escuderia manda-o ficar na
posição. Barrichello apenas ajuda Schumacher finalmente conquistar o título
para a Ferrari no final do ano, enquanto Barrichello conseguia sua melhor temporada na F1 até
então.
O ano de 2001 marca a chegada da Williams-BMW como
postulante às vitórias. A mesma Williams-BMW que Barrichello desprezou em 1999.
Com a McLaren sofrendo com uma ligeira decadência e a Williams ainda cometendo
alguns erros, principalmente de confiabilidade, a Ferrari dominou completamente
o ano, Barrichello conseguindo dez pódios em dezessete corridas, mas sem
nenhuma vitória ou pole. O ano teve pontos negativos para Barrichello, como o
evento em Interlagos, quando quase não largou por problemas em seu carro quando o levava ao grid e o
posterior acidente com Ralf Schumacher, onde um descontrolado Barrichello teve
toda a culpa ao acertar a traseira do alemão. Em Zeltweg, Schumacher brigava com Montoya e os dois acabaram
saindo da pista. Barrichello assumia a segunda posição, atrás de Coulthard.
Schumacher se recuperou e estava logo atrás de Rubens, que na penúltima volta é
ordenado trocar de posição com o alemão. Barrichello só o faz na última volta,
fazendo com que a Ferrari fosse muito criticada pela ordem de equipe.
Perguntada se faria isso em caso de vitória, a Ferrari negou...
Precisando renovar o contrato com a Ferrari, que se
encerraria no final de 2002, Barrichello se coloca claramente como apoiador da
escuderia e de Schumacher, mas o brasileiro tem um início de campeonato
azarado. Após conseguir uma bela pole na Austrália, acabou atingindo por trás
por Ralf na primeira curva. Na Malásia e no Brasil, dois abandonos após estar
brigando pela liderança. No Brasil, a Ferrari só tinha um novo F2002 pronto e mesmo
correndo na casa de Barrichello, a Ferrari escolhe Schumacher a utilizar o novo
carro, enquanto Rubens teria à disposição o carro velho, o F2001. A Ferrari F2002 foi um
dos melhores carros já construídos na história da F1, com uma vantagem nítida
sobre os demais. Se em 2001 Schumacher soube utilizar as fraquezas dos
adversários, em 2002 ele massacrou a todos com um conjunto muito melhor do que
os demais. Após um segundo lugar em Ímola na sua estreia com o F2002, onde
Schumacher confessou ter usado o setup de Barrichello, Rubens quebrou novamente
em Barcelona, antes da corrida em Zeltweg. Schumacher tinha um histórico
praticamente perfeito contra os seus companheiros de equipe, mas na Áustria o
alemão vinha sendo batido de forma inapelável por Rubens Barrichello. Seja em
ritmo de classificação ou corrida, Barrichello tinha sido o mais rápido. No
final da prova, com Schumacher se aproximando de Barrichello, o narrador Cléber Machado foi
lembrado da troca de posições do ano anterior, ali mesmo na Áustria, mas ele nem ligou. ‘Hoje não,
hoje não’. Na pista, na última volta, na reta de chegada, Barrichello encosta o carro para
Schumacher passar. ‘Hoje sim...’
Foi um verdadeiro escândalo! O público vaiou a marmelada e
Schumacher, tentando amenizar, colocou Barrichello no topo do pódio. Por várias
semanas, só se falou dessa cena, que marcou para sempre a carreira de Rubens
Barrichello. E o contrato de Rubens foi renovado até 2004, mas o estrago estava
feito. Para sempre, Barrichello ficará conhecido por ter deixado Schumacher
vencer. E na bandeirada, na frente de todos. Até hoje essa corrida, que completou quinze anos recentemente, é discutida, principalmente como cada um dos envolvidos se comportaram ou deveriam se comportar. Rubinho deveria desobedecer sua equipe, que lhe pagava um alto salário na época? O brasileiro deveria ter exposto sua equipe daquela forma? Schumacher não poderia ter recusado a vitória? E principalmente, qual seria o motivo da Ferrari ter dado uma ordem tão dispensável? O ano de 2002 talvez tenha sido o
mais triste da F1 desde 1994, com a sombra do que havia acontecido em Zeltweg e Barrichello havia sido um triste protagonista. A Ferrari venceu de forma inapelável tudo a que
tinha direito, com Barrichello vencendo mais três vezes, sendo que a última,
por incrível que pareça, foi sem querer. Em Indianápolis, Schumacher dominou a
prova e resolveu receber a bandeirada lado a lado com Barrichello, mas o alemão
desacelerou demais e deixou Rubens passar. E tome vaia do público americano,
mesmo que a troca de posição tenha ocorrido por erro de Schumacher, não por ordem de equipe.
Com Schumacher vencendo o seu quinto título ainda no verão,
a FIA resolveu fazer várias mudanças no regulamento e por isso, 2003 foi um ano
mais equilibrado, marcado pela guerra de pneus entre Bridgestone e Michelin.
Rubens Barrichello tem um ano cheio de altos e baixos, onde o carro mais
próximo dos rivais fez com que o paulista tivesse apenas alguns espasmos de
superioridade. Foi nesse ano que Barrichello teve sua melhor atuação na F1, no
Grande Prêmio da Inglaterra, com uma vitória categórica e uma ultrapassagem
fabulosa em cima de Kimi Raikkonen. Em Interlagos, houve sua maior decepção em
sua corrida caseira, quando ele abandonou com pane seca quando liderava. Em
Hungaroring, Barrichello sofreu um acidente infame, quando sua roda traseira
esquerda se soltou do seu carro sem aviso. A Ferrari acusou Barrichello de ter
atacado as zebras de forma incorreta, trazendo grande indignação à imprensa
brasileira. Muitas pessoas não aceitavam que Barrichello tivesse numa situação
tão submissa dentro da Ferrari e o queriam fora da equipe. Surgiram propostas
da Williams e da Toyota, mas Barrichello talvez esperasse que Schumacher se aposentasse
logo e a Ferrari o recompensasse por sua lealdade. Antes de estrear na Ferrari,
Barrichello se dizia o ‘futuro’ da Ferrari, mas Rubens se esqueceu que é apenas
três anos mais jovem do que Schumacher. Em Suzuka, Barrichello venceu pela
segunda vez no ano e garantiu o sexto título de Schumacher.
Porém, não tardou para a Ferrari voltar a dominar a F1. Se o
F2003 GA não repetiu o F2002, o F2004 era uma arma tão potente quanto o invencível
F2002. O cenário foi parecido, com Schumacher doutrinando o início da temporada
para rapidamente conquistar o título, enquanto Rubens assegurava o vice-campeonato.
E assim, "Schumi" venceu doze das primeiras treze corridas, não dando
muita chance ao seu companheiro de equipe, que só foi conquistar suas primeiras
vitórias (Itália e China) na metade final do campeonato. Com um carro muito
superior aos demais, Barrichello passou por momentos embaraçosos, como o quarto
lugar em Sepang e o sexto em Ímola, duas corridas onde Schumacher venceu com
sobras. Quando Schumacher tem problemas nos treinos livres para o Grande Prêmio
do Brasil, Barrichello parecia ter a chance que precisava para finalmente
vencer em casa. A Ferrari focou em Rubens para lhe dar a vitória, mas o instável clima paulistano
jogou contra Barrichello e após algumas opções erradas, ele teve que se
contentar com um terceiro lugar, no que seria seu único pódio em Interlagos.
Quando 2005 chegou, parecia que nada poderia deter a
Ferrari, mas quando a FIA impõe a proibição da troca de pneus, a Brisdgestone
não se adapta e as equipes clientes da Michelin, principalmente Renault e
McLaren dominam o ano. Nessas condições difíceis, Barrichello não pode fazer
melhor do que alguns bons resultados. Após um segundo lugar na primeira corrida em
Melbourne, Rubens abandona várias corridas. Em Ímola, o brasileiro tem seu
primeiro abandono por problema mecânico em dois anos. Além disso, as relações
com Schumacher começavam a deteriorar-se seriamente. Schumacher ultrapassou seu
companheiro de equipe na freada do túnel de Mônaco na última volta da corrida,
fazendo Barrichello reclamar bastante. No infame Grande Prêmio dos Estados
Unidos, onde somente a Ferrari tinha carro para vencer após o abandono dos clientes da Michelin, Schumacher jogou pesado
após uma parada e venceu, fazendo Barrichello soltar a pérola que era ‘apenas um
brasileirinho contra esse mundo todo’. Enquanto isso, Jean Todt queria trazer
Felipe Massa, que era empresariado pelo seu filho Nicolas. Na BAR, que era a
equipe de fábrica da Honda, Gil de Ferran, amigo de longa data de Barrichello,
assume a chefia da equipe e começa sondar Barrichello. Cansado de sua situação
na Ferrari, mesmo tendo um dos melhores salários da F1 e um carro capaz de lhe
dar vitórias, Barrichello resolve sair da Ferrari após seis turbulentos anos.
Rubens chega à BAR em 2006, que antes da temporada mudaria de nome
para Honda, falando em título. Tendo 34 anos e mais de 200 corridas nas costas,
Rubens já não é mais a esperança brasileira de substituir Ayrton Senna. Porém,
a temporada de estreia na Honda não é nada boa. O classudo Jenson Button supera
Barrichello e nas primeiras quatro corridas, o brasileiro só consegue dois
pontos. Para piorar, mais uma vez Barrichello vê um companheiro de equipe
vencer pela primeira vez na equipe, quando Button triunfa na Hungria. Mesmo
marcando pontos de forma constante na metade final da temporada, Barrichello
tinha metade dos pontos conquistados por Button e ainda via Felipe Massa conseguir algo que
sempre perseguiu: vencer em Interlagos. Em 2007, a situação piora quando a
Honda erra a mão e com uma pintura ambientalista, o time naufraga numa
temporada onde esperava vencer. Nem Rubens ou Button ficam sequer perto dos
objetivos da Honda e chegaram a ficar atrás da equipe B da Honda, a Super
Aguri. Ao contrário dos prognósticos em que muitos colocavam o brasileiro fora
da Honda e até mesmo da F1, Rubens Barrichello fica mais um ano na equipe. A
Honda melhora levemente, mas nada que façam seus pilotos almejarem algo melhor
do que conquistar pontos aqui e ali. Em Silverstone, debaixo de muita chuva,
Rubens consegue um ótimo terceiro lugar. Ao seu lado, estava Lewis Hamilton, um
piloto treze anos mais jovem e também fã de Senna. Quando olhava para o
resto do grid, Barrichello não via mais ninguém que havia estreado com ele
1993. Para completar a situação, a Honda resolve deixar a F1 de uma hora para
outra no final de 2008, ameaçando a continuidade de Barrichello na F1.
Em 2009 haveria uma grande mudança no regulamento e Ross
Brawn sabia do potencial do novo carro e numa operação complexa, compra a
equipe, fazendo surgir a Brawn GP, com a estrutura da antiga equipe Honda,
incluindo os pilotos. Quando Button e Barrichello estrearam na pré-temporada,
todos ficaram de queixo caído com a velocidade dos novos carros da Brawn. Muitos
acusaram que o time estava apenas querendo aparecer, mas a realidade era que
Ross Brawn tinha dado o pulo do gato com o novo regulamento e tinha, disparado,
o melhor carro. Sem a política da Ferrari e tendo um companheiro de equipe mais
acessível, Rubens Barrichello tinha a chance de sua vida, quando já contava com
37 anos de idade. Porém, Barrichello não se entendeu muito bem com os freios e
Button venceu seis de sete corridas, praticamente definindo o título antes da
metade do campeonato. Quando finalmente Barrichello se acertou com o conjunto,
vencendo de forma metódica em Valencia e em Monza, já era tarde demais. Durante os treinos para o Grande Prêmio da Hungria, um dos amortecedores do carro de Barrichello se soltou e atingiu em cheio o capacete de Felipe Massa, que vinha logo atrás, deixando o piloto da Ferrari em coma. Massa nunca mais foi o mesmo piloto, apesar das negativas de Felipe de que o acidente o prejudicou. O que ninguém sabia era que a vitória de Barrichello em Valencia seria a última de um brasileiro na F1. Por
falta de investimento para desenvolver o carro, a Brawn não segurou a emergente Red Bull e com Button
apenas marcando de perto Barrichello até o fim do campeonato, o inglês se sagrou campeão e Rubens ainda
perdeu o vice para Vettel.
Quando a Brawn foi vendida para a Mercedes, Barrichello saiu
da equipe e finalmente aceitava correr pela Williams, após várias tentativas.
Porém, era uma Williams diferente, sem apoio de fábrica e tentando se reerguer.
Barrichello teria como companheiro de equipe o novato Nico Hulkenberg, quinze
anos mais jovem do que ele. Quem estrearia também naquele ano era Bruno Senna, sobrinho do
ídolo Ayrton. O início da temporada foi difícil para a Williams-Cosworth.
Rubens, que facilmente levava vantagem sobre o seu companheiro de equipe, pôde
trazer alguns pontos quando seu carro permitia. Ele terminou em quarto lugar em
Valência e quinto em Silverstone. No Grande Prêmio da Hungria, Barrichello
vinha com pneus melhores nas voltas finais e partia para cima de Schumacher, que reestreava de forma
melancólica na Mercedes. Brigando pela décima posição, Barrichello põe por
dentro e é fechado de forma criminosa por Schumacher, que acabaria punido pela
manobra temerária. Na corrida seguinte, Rubens Barrichello completava seu 300º
Grande Prêmio. Em Interlagos, novamente Rubens vê um companheiro de equipe
brilhar, quando Hulkenberg consegue uma brilhante pole com piso molhado. Rubens
permanece mais um ano na Williams, mas 2011 seria a pior temporada da histórica
equipe. Barrichello marca apenas dois pontos e mesmo com quase 40 anos, ainda
insistia em permanecer na F1. Como uma veterana atriz que não percebeu que o
tempo passou e outras atrizes mais jovens e bonitas dominavam o palco,
Barrichello teimava em se oferecer em ficar na F1, numa cena até grotesca para
um piloto de sua história. Rubens não teve uma merecida festa de despedida e em
seu adorado Interlagos, encerrou sua longa passagem na F1 com um 14º lugar. Ele
seria substituído, ironicamente, por Bruno Senna na Williams. Foram 323 corridas, 11
vitórias, 14 poles, 17 voltas mais rápidas, 68 pódios, 658 pontos e dois
vice-campeonatos (2002 e 2004).
Quase quinze anos depois de quase ir para a Indy, finalmente
Rubens Barrichello estreou na categoria em 2012, ao lado do seu amigo, Tony
Kanaan. Barrichello teve boas corridas, conquistou o prêmio de novato do ano,
mas quando foi convidado pela TV Globo para comentar as corridas de F1, ele
resolveu se aproximar da categoria novamente, tentando um lugar na categoria. A
Globo percebeu isso rapidamente e dispensou Rubinho em 2014. Ainda em 2012 ele
começou a correr na Stock Car e no ano seguinte fez sua primeira temporada
completa, para se tornar campeão em 2015, 23 anos depois de seu último título.
Hoje Rubens Barrichello corre ainda competitivamente pela Stock, enquanto seus dois
filhos, Fernando e Eduardo correm de kart. Rubens é casado há vinte anos com Silvana
Giaffone, que vem de uma família de automobilistas. O próprio Rubens
Barrichello admite que não esperava ser lembrado como o piloto com mais
corridas na história da F1. Ele queria ter sido campeão, sonho que perseguiu
algumas vezes até de forma inocente. Quando marcou o melhor tempo da
pré-temporada de 2011 com a Williams, ele falou em título, quando era claro
como o céu é azul que não era possível. Quando foram anunciadas as mudanças de
regulamento de 1998, ele perguntou se música da vitória estava pronta. Foram
declarações como essa que fizeram Rubens cair no ridículo muitas vezes. Sua obsessão
em falar de Senna também o atrapalhou bastante, pois dava a sensação de se
comparar ao incomparável tricampeão. Logicamente que os seis anos que passou na
Ferrari serão mais lembrados no livro que Barrichello diz um dia lançar. Os
anos ao lado de Schumacher deterioram uma relação que foi sempre forçada, onde
Barrichello queria demonstrar que não estava abaixo do alemão, quando era
nítido que Schumacher era bem superior ao brasileiro em todos os quesitos de um
grande piloto. Mesmo muitas vezes superando seus companheiros de equipe,
Barrichello viu Herbert vencer na Stewart, Button vencer com a Honda e
Hulkenberg ser pole na Williams. Porém, a Ferrari dominou como nunca havia
feito exatamente nos anos em que Rubens Barrichello lá esteve e isso não deve ser encarado como uma coincidência. Se muitas vezes
esteve em situações desagradáveis dentro da scuderia, Rubens ajudou bastante
numa das maiores dominações da história da F1. Só não conseguiu o que queria
por que lá havia um alemão.
Parabéns!
Rubens Barrichello
Excelente post.
ResponderExcluirParabéns pela dedicação e tempo que deve ter levado fazê-lo
Adoro esse blog, sempre que posso leio suas postagens que quase sempre coincide com aquilo que penso. Só um errinho no texto, e que Senna e o ídolo de Hamilton e não o contrário kkk. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios!
ResponderExcluirE Anderson... corrigido! Obrigado pela correção!