domingo, 25 de junho de 2017

Sem sossego

Faltando seis voltas para o fim do Grande Prêmio da Holanda da MotoGP, a vitória de Valentino Rossi estava bem encaminhada, com Petrucci, Márquez e o pole Zarco brigando pela segunda posição, com vantagem para o piloto da Ducati, enquanto o novo líder Andrea Doviziozo estava isolado em quinto, mas andando mais rápido que os pilotos da frente. Porém, uma bandeira branca mostrada no final da reta dos boxes mudou tudo e transformou as últimas voltas do TT Holandês nas mais insanas dos últimos tempos, porém Rossi usou sua experiência para derrotar seu compatriota e atrevido Petrucci para voltar a vencer quase um ano depois do seu último triunfo e com a queda de Maverick Viñales, entrar com tudo na briga pelo título de um campeonato ainda melhor e imprevisível do que ano passado.

Assen, a Catedral do Motociclismo, é como Spa para a F1 no quesito clima. De uma hora para outra a chuva aparece e pode estragar ou melhorar a corrida de alguém num piscar de olhos. Com pista seca, o pole Zarco se manteve na ponta e logo um quarteto liderava a corrida, com o francês liderando Márquez, Rossi e Petrucci. Mais atrás, Viñales se recuperava de sua péssima classificação e chegava no vice-líder Andrea Doviziozo, com ambos cercados por várias Ducatis satélites. Lá na frente, Rossi subia em uma de suas pistas favoritas e ultrapassava Márquez e Zarco, este com direito a toque, assumindo a liderança e para melhorar ainda mais sua situação, Petrucci cresceu e assumiu a segunda posição, garantindo um escudo para Valentino dos ataques de Márquez. Mais atrás, correndo em quinto, Viñales dava um gosto especial ao campeonato quando caiu sozinho na chicane, num acidente muito perigoso e por muito pouco não foi atingido por Doviziozo, que assumia a ponta do campeonato.

Rossi já abria da briga entre Petrucci e Márquez, enquanto Zarco e seus pneus macios caía e já via Doviziozo menos de 2s atrás. Então veio a chuva. Fraca e em alguns pontos da pista, mas o suficiente para mudar tudo. Sempre pensando diferente, Zarco imediatamente foi aos boxes trocar de moto no que foi um movimente equivocado, pois a chuva nunca seria forte o suficiente para molhar definitivamente a pista. Se estava 2s atrás de Zarco, Doviziozo começou a voar e ultrapassou Márquez e Petrucci, se aproximando de sua terceira vitória consecutiva ao tentar ultrapassar Rossi, mas o veterano piloto da Yamaha se segurou na pista que mais gosta no calendário e talvez pensando no campeonato, Andrea tirou a mão, fazendo que Petrucci, especialista em pista molhada, fosse para cima e atacasse Rossi numa briga forte e de tirar o fôlego numa pista com pouca aderência. No fim, ajudado pelo retardatário Alex Rins na última volta, Rossi recebeu a bandeirada em primeiro e entrava na briga pelo campeonato. Petrucci mostrava o seu crescimento e com a moto Ducati de 2017, já anda constantemente na frente dos pilotos de fábrica, inclusive colocando uma volta de Lorenzo, que se deu mal ao também trocar de moto. Mais atrás, Cal Cruthlow usou sua experiência em piso sem aderência que tinha na Inglaterra e tirou 2s para a briga entre Márquez e Doviziozo e chegou a assumir o terceiro lugar, mas Márquez usou sua agressividade para garantir um lugar no pódio e seu lugar na briga pelo título.

Doviziozo, Viñales, Rossi e Márquez estão separados por apenas onze pontos no campeonato onde tudo parece favorecer para que tudo fique emocionante em cada corrida. A queda de Viñales deu um sabor especial à briga pelo título, além da força da Ducati de Doviziozo, a agressividade indomável de Márquez e a magia de Valentino Rossi, que comemorou bastante sua incrível 115º vitória na carreira. Um campeonato com corridas onde todos os pilotos tem que andar no limite e que deverá ser outro que entrará na história do Mundial de MotoGP.  

Um comentário:

  1. Que Domingo!!!! Que Domingo!!!!!!!

    E ainda falta a Indy em Elkhart Lake,a Spa dos EUA!!!!

    ResponderExcluir