domingo, 4 de junho de 2017

Vitória total da Itália

Correndo de vermelho, sendo uma fábrica pequena e até mesmo com o mesmo patrocinador, há uma ligação entre Ducati e Ferrari, porém, ao contrário do que acontece na F1, a Ducati não tem a torcida, que fica concentrada em Valentino Rossi. Contudo, Mugello é uma pista em que a Ducati conhece bastante e a sua longa reta, onde as motos atingem a incrível marca dos 350 km/h, casa muito bem com a moto italiana, com um moto muito potente, mas com uma ciclística inferior às motos japonesas. De temperamento introvertido, Andrea Doviziozo viu a Ducati o escolher como piloto oficial para, em teoria, dar menos trabalho à nova estrela contratada, Jorge Lorenzo. Piloto trabalhador desde as categorias de base, Doviziozo não baixou a guarda e correndo em casa, garantiu uma vitória totalmente italiana, num dia em que as três corridas do Mundial foram vencidos por ragazzi italiani.

A corrida em Mugello foi próxima entre os pilotos de Yamaha e Ducati, com a Honda ficando para trás. Jorge Lorenzo finalmente sentiu o gostinho de liderar uma corrida, mas seu ritmo era inferior às dos dois pilotos da Yamaha e, para desespero do espanhol, também do seu companheiro de equipe, além do piloto da equipe satélite Danilo Petrucci, muito bem numa pista que conhece bem. Mugello é uma pista rápida, mas também muito manhosa e poucos conhecem o segredo dela. Com toda a torcida o apoiando, Valentino Rossi liderou algumas voltas e esteve sempre no pelotão da frente, mas seu acidente de motocross pode ter influenciado a falta de fôlego do italiano nas últimas voltas, quando a corrida ficou uma briga particular entre quatro pilotos. Além de Rossi, Doviziozo, Maverick Viñales e Danilo Petrucci estavam no pelotão da frente, sempre andando próximos, mas com Doviziozo usando a potência de sua Ducati para desgarrar dos demais.

Quando Andrea assumiu a ponta, não foi mais ultrapassado, mesmo que o segundo colocado, seja quem fosse, nunca estivesse muito mais de 1s atrás. Dovi fez uma bela corrida e ainda teve que superar uma dor de barriga que o tirou do warm-up. Usando os pontos fortes de sua moto, Andrea conseguiu a primeira vitória Ducati em 2017 em grande estilo e na frente dos tifosi, que não estavam totalmente felizes por Rossi ter ficado de fora do pódio, mas vibraram com o triunfo do compatriota. Petrucci foi o nome da corrida e mesmo tendo a disposição a mesma Ducati dos pilotos de fábrica, corre pela equipe satélite Pramac e passou boa parte em segundo, fazendo uma dobradinha italiana, mas sucumbiu a pressão de Viñales nas voltas finais, que com o segundo lugar se consolida ainda mais na liderança do campeonato, que tem agora Doviziozo em segundo. Muito provavelmente a Ducati esperasse que Lorenzo estivesse nessa posição, mas Jorge perdeu rendimento e terminou em oitavo, atrás até mesmo de uma Ducati 2016. Bautista fez um ótimo trabalho para ser quinto, logo à frente de Márquez, que foi a melhor Honda do dia, que terá uma semana para digerir um final de semana pobre, onde Pedrosa caiu da na última volta quando disputava a 11º posição. E ainda levou consigo o 'terceiro' piloto da Honda, Cal Cruthlow.

Andrea Doviziozo fez valer o fator casa e mostrou que seu trabalho, mesmo não sendo tão talentoso quanto os espanhóis, também é importante, além de usar a inteligência para superar Viñalez extraindo o que tem de melhor sua Ducati: a potência. Mesmo em segundo lugar hoje, Viñales se consolida cada vez mais na liderança do campeonato, enquanto Petrucci curtia seu primeiro pódio no seco. Se a Ducati investiu milhões na contratação de Lorenzo, foi seu tímido segundo piloto que conseguiu a primeira vitória e ainda está na briga pelo título. 

Um comentário:

  1. Essa vitória do Dovizioso,mais os brilhantes terceiro e quinto lugares do Petrucci e do Bautista(de GP16!!!) devem ter doído horrores no fígado do Lorenzo...

    Quanto tempo vai levar pro Lorenzo começar a implodir o ambiente interno da Ducati insinuando favorecimento ao Dovi?

    ResponderExcluir