domingo, 22 de abril de 2018

Falso equilíbrio

Para quem olha para a tabela de classificação do Mundial de MotoGP, deve imaginar que a categoria deve estar passando por um incrível momento de equilíbrio e que o empolgante campeonato de 2016 poderá se repetir. Na prática, a história é bem diferente. Desde a pré-temporada era bem claro que o conjunto Márquez/Honda é o melhor da MotoGP atual com alguma folga. No Catar, numa pista pró-Ducati, Márquez quase venceu, ficando logo atrás de Doviziozo. Na Argentina, uma sucessão de problemas fizeram com que Márquez saísse da bacia do Prata zerado. Em Austin, pista favorita de Márquez e num final de semana absolutamente normal, Márquez mostrou quem manda na MotoGP.

A corrida em Austin foi tão óbvia, que a corrida saiu das características da MotoGP e foi bem chatinha. Novamente punido por atrapalhar a volta rápida de Maverick Viñales na classificação, Márquez saiu da quarta para a segunda posição na largada e simplesmente não deu chance para Andrea Iannone, assumindo a ponta rapidamente para não mais perdê-la. Com seu estilo maníaco, Iannone ainda tentou uma investida em cima do espanhol da Honda, mas logo foi respondido à altura. Márquez não viu mais ninguém à sua frente, vencendo a prova com sobras, conquistando sua décima vitória na MotoGP nos Estados Unidos, contando Austin, Indianápolis e Laguna Seca, sendo que na pista texana Márquez venceu pela sexta vez consecutiva. Um retrospecto impressionante na bela, mas empoeirada e ondulada pista de Austin.

A briga pela segunda posição também foi bem breve, com Iannone sendo ultrapassado por Viñales e quando parecia que Rossi poderia fazer o mesmo, o italiano da Yamaha perdeu força. Rossi, que passou os últimos dias trocando farpas com Márquez, ficou fora do pódio, enquanto Iannone comemorava bastante seu pódio em terceiro lugar, o primeiro do italiano em muito tempo, bem no final de semana em que Iannone foi duramente criticado por Kevin Schwantz, lenda da Suzuki. Depois da vitória no Catar a Ducati não teve mais ritmo para brigar pela vitória e somente a gana de Doviziozo para o italiano tirar o quinto lugar de Zarco e garantir a liderança do campeonato por um ponto em cima de Márquez, mas todos dentro da Ducati sabem que essa liderança é puramente ilusória e que Márquez não demorará a tomar a ponta do campeonato. A Ducati terá que melhorar bastante se quiser estar na briga pelo título, enquanto Lorenzo continua decepcionando em outra corrida esquecível do espanhol, ficando fora do top-10 e atrás de outras motos da Ducati satélite. Com a mão avariada pelo com Zarco na Argentina, Pedrosa foi o herói do dia ao terminar em sétimo.

Após todo o caos na Argentina, a etapa em Austin foi tão calma que foi chata. Márquez poderá tomar a ponta do campeonato a qualquer momento e ninguém, no momento, parece ter muito o que fazer para impedir outro título do espanhol da Honda.

Um comentário: