domingo, 23 de agosto de 2015

Alta tensão

A corrida em Fontana da Indy, em junho, foi marcada pela periculosidade das disputas em 'packs' e pelos acidentes. Hoje em Pocono, pista tão rápida quanto Fontana, a corrida conseguia ser ao mesmo tempo emocionante, como foi em Fontana, mas bem mais segura, pois os carros não corriam tão juntos, como na Califórnia. Mesmo com vários acidentes dois meses atrás, ninguém saiu ferido. Pocono estava tendo uma prova bem acidentada, mas sem nenhum momento assustador, até que Sege Karam perdeu o controle do seu carro quando liderava e bateu forte no muro. 

Até aí, outro acidente comum e corriqueiro na pista da Pensilvânia. Porém, Justin Wilson apareceu do nada, bateu no muro do lado de dentro e ficou imóvel dentro do cockpit. O replay revelou que Wilson acabou atingido por uma peça de Karam bem na cabeça, num acidente bem parecido com o de Felipe Massa em 2009 ou de Henry Surtees, na F2, uma semana antes do ocorrido com Massa na Hungria. Poucas informações apareceram sobre o estado de saúde de Wilson, que foi levado de helicóptero para o hospital, num sinal bem preocupante. Esse acidente levantará nos próximos dias a velha pergunta de se já não está na hora de colocar uma proteção nos cockpits, como nos caças de combate.

A corrida foi vencida pelo companheiro de equipe de Wilson, Ryan Hunter-Reay, mas não houve muita festa e o chefe de equipe Michael Andretti parecia arrasado. Montoya chegou em terceiro lugar e colocou uma mão na taça, que será decidida na próxima semana em Sonoma. Porém, todos os pensamentos positivos são para que Justin Wilson saía bem dessa!  

3 comentários:

  1. Quanto à proteção nos cockpits,creio que só não implantaram isso por uma razão: o risco de incêndio.

    Se pegar fogo,existe o risco de a tal proteção travar na hora que o piloto tentar sair do cockpit.

    ResponderExcluir
  2. Essa era o argumento do antigo automobilismo, bem mais inseguro do que o atual, mas como está raro ter grandes incêndios e há equipes de apoio altamente treinadas, isso caiu um pouco por terra...
    Porém, pela tradição, prefiro os cockpits abertos.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o pior aconteceu,

    Justin Wilson morreu.

    Vá com Deus,Justin.

    ResponderExcluir