domingo, 16 de agosto de 2015

Passeio tcheco

Num momento em que a F1 está sendo severamente criticada pela falta de emoção em suas corridas, hoje a MotoGP teve um dia de F1. Desde os treinos livres estava claro que Jorge Lorenzo era o grande favorito à vitória no tradicional circuito de Brno, na República Tcheca. E o que aconteceu? Lorenzo venceu com facilidade. Márquez era o piloto mais próximo de Lorenzo nos treinos e largou em segundo no grid, atrás de Lorenzo. O que aconteceu? Marc Márquez chegou em segundo isolado. Valentino Rossi largou em terceiro, mas era nítido que o italiano não tinha condições de brigar com Lorenzo e Márquez pela vitória. O que aconteceu? Rossi chegou num distante terceiro lugar.

Isso resume muito bem o que foi a desanimada corrida em Brno. Lorenzo e Márquez dispararam na largada, enquanto Rossi, numa rara boa classificação, caía para quinto, ultrapassado por Bradley Smith e Andrea Iannone. Quando Vale se instalou em terceiro, já estava 4s atrás da dupla da frente, porém, o ótimo acerto de Lorenzo aos poucos se sobressaiu à coragem de Márquez, que domou sua Honda com muita habilidade, mas o ritmo de Lorenzo era bom demais e quando a metade da corrida se aproximava, mesmo com Lorenzo usando pneus mais macios na frente, começou a virar meio segundo mais rápido do que Márquez, que teve que se conformar em ver Lorenzo desaparecer no horizonte. Rossi correu isolado em terceiro e a emoção nas voltas finais ficou pela briga pelo quinto lugar entre Doviziozo e o machucado Daniel Pedrosa, com vantagem para o espanhol.

A vitória de Lorenzo, a primeira desde a espetacular sequencia de quatro vitória do espanhol no começo da temporada, fez com que o piloto da Yamaha assumisse a liderança do campeonato pela primeira vez esse ano, mesmo que empatado com Rossi, mas Lorenzo leva vantagem pelo número de vitórias (cinco), enquanto Rossi vai se segurando com sua incrível regularidade, com o italiano conseguindo subir ao pódio em todas as corridas de 2015. Porém, mesmo tendo uma torcida velada de todos para que Rossi conquiste seu décimo título, está nítido que Valentino está abaixo do ritmo não apenas de Lorenzo, mas também de Márquez, o que dificulta ainda mais a luta do italiano pelo título. Lorenzo se encheu de confiança e a tendência agora é que Jorge Lorenzo, com sua tocada suave, mas muito rápida e precisa, ganhe ainda mais vantagem no campeonato e se aproxime do tricampeonato.

2 comentários:

  1. Resumindo: Rossi vai ter que repetir Laguna Seca 2008 em Silverstone se quiser barrar o momento ascendente do colega de Yamaha.

    ResponderExcluir
  2. Até porque se Lorenzo consegue o título vai ser um exercício monstruoso de paciência aguentar ele tripudiando feito um chimpanzé por ter tirado de Valentino aquela que talvez seja sua última chance de título,

    E a primeira coisa que Lorenzo fez após a corrida foi declarar que....

    ...ficou difícil pra Márquez entrar na briga. Ele não esquece a formiga atômica mesmo..

    ResponderExcluir