Niki Lauda estava prestes a conseguir o seu primeiro título mundial de pilotos, quando a F1 chegou em Monza quarenta anos atrás. O austríaco vinha fazendo uma temporada impecável em 1975 e para se sagrar campeão dentro da casa da Ferrari, ele precisava apenas estar na zona de pontos, enquanto Carlos Reutemann, vice-líder na ocasião, teria que vencer na Itália. Duas semanas antes da prova em Monza, foi realizada uma corrida extra-campeonato em Dijon-Prenois, chamado de Grande Prêmio da Suíça, vencido pelo suíço Clay Regazzoni, que vinha numa temporada decepcionante após disputar com Emerson Fittipaldi o título de 1974. Em Dijon, a Hesketh estreou seu novo carro, mas sem o mesmo investimento de outrora, o carro se provou mais lento que o anterior nas mãos de James Hunt.
Para delírio dos tifosi, a Ferrari dominou em Monza nos treinos e Niki Lauda conquistou sua oitava pole em 1975, com Regazzoni completando a primeira fila. Após uma má-fase no meio da temporada, a McLaren voltou a colocar Emerson Fittipaldi numa boa posição, com o brasileiro abrindo a segunda fila, menos de 1s atrás das Ferraris. Tony Brise surpreendeu ao colocar seu Hill num espetacular sexto lugar, enquanto o novo Shadow-Matra não mostrou a potência esperada, com Jean Pierre Jarier ficando apenas uma posição à frente de Tom Pryce, com o mesmo carro, mas com o velho motor Ford Cosworth V8.
Grid:
1) Lauda (Ferrari) - 1:32.24
2) Regazzoni (Ferrari) - 1:32.75
3) Fittipaldi (McLaren) - 1:33.08
4) Scheckter (Tyrrell) - 1:33.27
5) Mass (McLaren) - 1:33.29
6) Brise (Hill) - 1:33.34
7) Reutemann (Brabham) - 1:33.44
8) Hunt (Hesketh) - 1:33.73
9) Brambilla (March) - 1:33.90
10) Pace (Brabham) - 1:34.17
O dia 7 de setembro de 1975 amanheceu chuvoso em Monza, aumentando o temor de outra corrida tumultuada debaixo de muita chuva, como havia acontecido na Áustria. A chuva parou e para dar tempo para que a pista secasse, a largada foi atrasada e quando os pilotos saíram para a volta de apresentação, a pista estava completamente seca e todo o pelotão estava montado com pneus slicks. Mesmo com o tempo nada chamativo, mais de 200.000 pessoas lotaram o Autodromo Nazionale de Monza para ver o provável título de Niki Lauda. O austríaco até teve a chance de se consagrar campeão na frente dos seus torcedores duas semanas antes em Zeltweg, mas Lauda perdeu a chance devido à grande chuva. Na frente da torcida da Ferrari, Lauda sabia que não teria que fazer muito esforço para ser campeão e por isso, foi bem cauteloso na largada, sendo ultrapassado na freada da nova chicane por Regazzoni. O procedimento de largada foi confuso e por isso, alguns pilotos, como Emerson Fittipaldi, perderam posições na largada, enquanto o vencedor da última corrida e especialista em Monza, Vittorio Brambilla, teve um problema na embreagem e abandonou a corrida ao final da primeira volta.
As duas Ferraris passaram na frente das arquibancadas na ponta, com Regazzoni na frente. Lauda chegou a ser pressionado por Jody Scheckter no decorrer da primeira passagem, mas o piloto da Tyrrell, em troca perdeu a terceira posição para Jochen Mass. O sul-africano retomou a posição do alemão ainda na Parabólica, mas o piloto da McLaren tentou dar o troco na chicane, mas acabou tocado e Mass ficou atravessado na pista com a suspensão quebrada. Scheckter, com problemas de alinhamento, continuou na corrida, mas sem condições de manter um bom ritmo. Estando essa confusão numa briga pela terceira posição, todo o pelotão ainda estava para passar no local, com um espaço exíguo. Como resultado, Andretti e Brise acabaram batendo no local, se transformando em mais dois abandonos. No caso de Brise, um triste abandono, pois o jovem inglês vinha impressionando nessas suas primeiras corridas na F1. Com esse problema, a dupla da Ferrari agora tinha uma vantagem de 4s sobre o terceiro colocado Reutemann, que era perseguido de perto por Fittipaldi e Hunt. Reutemann segurava o segundo pelotão a ponto de Patrick Depailler encostar em Hunt, mas o argentino segurava bem a posição. Nas primeiras voltas, o único susto da Ferrari é quando Clay Regazzoni é fechado pelo retardatário Harald Ertl na Variante Ascari, mas o suíço se mantém na ponta. Com a corrida controlada rumo ao título, Lauda não queria briga de forma alguma.
Porém, a briga pela terceira posição era animada e após várias tentativas, finalmente Emerson ultrapassa Reutemann na volta 14, mas quando o brasileiro da McLaren vê a pista livre à sua frente, ele sabia que a vitória seria muito difícil: as Ferraris, que andavam juntas, estavam 7s na frente. Emerson imediatamente abre vantagem sobre Reutemann, mas não consegue encostar nas Ferraris, enquanto o argentino tinha que segurar um pelotão que tinha Hunt, Pryce e Depailler. Com a chegada da segunda metade da corrida, Regazzoni começa a se desgarrar de Lauda, que passa a sofrer com problemas no amortecedor de sua Ferrari. Outra frustração à vista? O austríaco é rapidamente alcançado por Fittipaldi, enquanto a preocupação na Ferrari aumenta com os problemas de Lauda, mesmo que para Niki não ser campeão em Monza, era preciso que Reutemann vencesse a prova. E o argentino já estava 20s atrás de Emerson Fittipaldi, em quarto lugar. Emerson parecia não querer fazer nenhuma manobra mais brusca e estragar a festa do título de Lauda. Até porque, se o brasileiro tirasse Lauda da corrida, era perigoso Emerson sair de Monza dentro de um camburão! Mesmo com Lauda tendo problemas de estabilidade, Emerson só tirou o segundo lugar de Niki com apenas cinco voltas para o fim.
Contudo, mesmo ultrapassado por Emerson Fittipaldi na reta dos boxes, a festa dos tifosi já tinha começado. Carlos Reutemann estava muito distante para tentar uma miraculosa vitória. Clay Regazzoni, que vinha numa temporada cheia de azares em 1975, estava próximo de sua segunda vitória consecutiva, a primeira do calendário oficial. Debaixo de calorosos aplausos, Clay Regazzoni vencia facilmente o Grande Prêmio da Itália de 1975, a sua segunda vitória em Monza. Emerson também tinha uma estatística peculiar em Monza, pois conseguia o segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo. Porém, toda a festa estava para o terceiro colocado. Aos 26 anos, Niki Lauda conquistava o seu primeiro título da F1 de forma incontestável, dominando o campeonato de forma suprema, utilizando todo a estrutura da Ferrari e o ótimo carro construído por Mauro Forghieri. Era o primeiro título da Ferrari desde 1964 e o primeiro não-Cosworth V8 desde 1968. Piloto-pagante no começo de sua carreira, Niki Lauda usou a técnica como sua maior aliada e junto a com a potência da Ferrari, dominou em 1975, começando a pavimentar o seu nome como um dos grandes da história da F1.
Chegada:
1) Regazzoni
2) Fittipaldi
3) Lauda
4) Reutemann
5) Hunt
6) Pryce
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